Como digitalizar uma foto impressa usando o seu celular

Hoje, tirar fotos é a coisa mais normal do mundo. Afinal, andamos com câmeras super poderosas dentro do nosso bolso, o que nos permitem registrar e compartilhar tudo no exato momento em que acontece.

Digitalizar

® GIPHY

Mas nem sempre foi assim. Até a chegada das câmeras digitais e dos smartphones o processo de tirar uma foto e tê-la em mãos levava tempo e exigia muita técnica e cuidado. Por exemplo, quando tirava uma foto, era necessário levar os negativos até uma loja para revelar. Após alguns dias, as fotos impressas ficavam prontas e só então era possível ver o resultado. Ufa!

Digitalizar

® GIPHY

Com certeza você tem aí na sua casa, guardadas em álbuns ou caixas, fotos impressas da sua época de criança, dos seus primeiros aniversários, natais, passeios com a escola, entre outros momentos. Rever tudo isso, além de servir para dar boas risadas, é muito nostálgico. Quem nunca sentiu saudade de alguém querido ou pode reviver as lembranças de um momento bom ao folhear os álbuns de fotos da família?

Digitalizar

® GIPHY

A experiência de ver fotos antigas é tão gostosa que, a primeira coisa que fazemos é sacar o celular e tirar foto da foto para mandar nos grupos de Whatsapp, publicar no Facebook e Instagram. Só tem um probleminha: a qualidade da foto impressa (que já não é lá muito boa originalmente) fica super inferior na foto do celular. Além dos reflexos causados pela iluminação, afinal de contas é um papel que reflete luz.

Porém, não podemos nos esquecer que vivemos na era da tecnologia, onde existem soluções incríveis e super fáceis de serem usadas. É o caso do aplicativo PhotoScan, do Google Fotos.

Digitalizar

Reprodução

Com ele você pode digitalizar suas fotos de forma simples, sem a necessidade de usar um aparelho Scanner ou impressora multifuncional. O Google PhotoScanner utiliza recursos de inteligência artificial, que permite corrigir o aspecto da foto, girá-la, aplicar realce, ajustar o equilíbrio de brancos e, o mais importante de todos, remover o reflexo.

Apesar do Google PhotoScanner ser tratado como parte do Google Fotos, ele é um aplicativo à parte e pode ser baixado gratuitamente no Android. Para digitalizar suas fotos antigas, basta fazer o download do app, apontar a câmera do seu celular para a imagem e posicionar dentro da moldura, o que pode levar alguns segundos até encontrar a posição correta.

Depois o aplicativo irá pedir para você direcionar a câmera em alguns pontos da foto, isso irá auxiliar na remoção dos reflexos. Feito isso, o processo de digitalização da imagem será concluído. O PhotoScan ainda dá a opção de girar e ajustar as bordas da imagem.

Digitalizar

Reprodução

As fotos que você digitalizar no PhotoScan podem ser salvas automaticamente no seu Google Fotos, basta estar com a sua conta conectada. Lembrando que o app também funciona para digitalizar documentos, é um verdadeiro scan dentro do seu celular.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.