Positivo do seu jeito

Dicas

® Shutterstock

Como digitalizar uma foto impressa usando o seu celular

Fotos antigas guardam histórias e uma porção de boas lembranças da nossa vida. Aprenda a digitalizar e tê-las sempre no seu celular.

1 de novembro de 2017

por: Karola Furutani

Hoje, tirar fotos é a coisa mais normal do mundo. Afinal, andamos com câmeras super poderosas dentro do nosso bolso, o que nos permitem registrar e compartilhar tudo no exato momento em que acontece.

Digitalizar
® GIPHY

Mas nem sempre foi assim. Até a chegada das câmeras digitais e dos smartphones o processo de tirar uma foto e tê-la em mãos levava tempo e exigia muita técnica e cuidado. Por exemplo, quando tirava uma foto, era necessário levar os negativos até uma loja para revelar. Após alguns dias, as fotos impressas ficavam prontas e só então era possível ver o resultado. Ufa!

Digitalizar
® GIPHY

Com certeza você tem aí na sua casa, guardadas em álbuns ou caixas, fotos impressas da sua época de criança, dos seus primeiros aniversários, natais, passeios com a escola, entre outros momentos. Rever tudo isso, além de servir para dar boas risadas, é muito nostálgico. Quem nunca sentiu saudade de alguém querido ou pode reviver as lembranças de um momento bom ao folhear os álbuns de fotos da família?

Digitalizar
® GIPHY

A experiência de ver fotos antigas é tão gostosa que, a primeira coisa que fazemos é sacar o celular e tirar foto da foto para mandar nos grupos de Whatsapp, publicar no Facebook e Instagram. Só tem um probleminha: a qualidade da foto impressa (que já não é lá muito boa originalmente) fica super inferior na foto do celular. Além dos reflexos causados pela iluminação, afinal de contas é um papel que reflete luz.

Porém, não podemos nos esquecer que vivemos na era da tecnologia, onde existem soluções incríveis e super fáceis de serem usadas. É o caso do aplicativo PhotoScan, do Google Fotos.

Digitalizar
Reprodução

Com ele você pode digitalizar suas fotos de forma simples, sem a necessidade de usar um aparelho Scanner ou impressora multifuncional. O Google PhotoScanner utiliza recursos de inteligência artificial, que permite corrigir o aspecto da foto, girá-la, aplicar realce, ajustar o equilíbrio de brancos e, o mais importante de todos, remover o reflexo.

Apesar do Google PhotoScanner ser tratado como parte do Google Fotos, ele é um aplicativo à parte e pode ser baixado gratuitamente no Android. Para digitalizar suas fotos antigas, basta fazer o download do app, apontar a câmera do seu celular para a imagem e posicionar dentro da moldura, o que pode levar alguns segundos até encontrar a posição correta.

Depois o aplicativo irá pedir para você direcionar a câmera em alguns pontos da foto, isso irá auxiliar na remoção dos reflexos. Feito isso, o processo de digitalização da imagem será concluído. O PhotoScan ainda dá a opção de girar e ajustar as bordas da imagem.

Digitalizar
Reprodução

As fotos que você digitalizar no PhotoScan podem ser salvas automaticamente no seu Google Fotos, basta estar com a sua conta conectada. Lembrando que o app também funciona para digitalizar documentos, é um verdadeiro scan dentro do seu celular.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.