O OneNote é um bloco de anotações virtual que permite organizar ideias, anotações importantes e roteiros de aulas. Professores podem usar o aplicativo para organizar suas rotinas de trabalho. Mas será que vale a pena usar a plataforma para definir tarefas para alunos usando esse recurso digital? A seguir, saiba como usar o OneNote para organizar aulas.
Nos dias de hoje, não é mais necessário que escolas e professores utilizem máquinas copiadoras para distribuir atividades escolares. Além de evitar o desperdício de papel, o uso de ferramentas digitais pode ajudar empresas e profissionais da educação a economizar tempo e dinheiro.
Com o OneNote, os docentes podem definir tarefas e distribuí-las para seus alunos de forma prática. Assim, um dever de casa pode ser definido em sala de aula e distribuído para todos na plataforma da Microsoft. As atividades podem ser criadas como notas de textos ou por meio verbal, utilizando a opção para gravar clipes de áudio. Confira uma lista com dicas do OneNote.
Documentos, imagens, páginas de sites e outros arquivos podem ser enviados para o OneDrive de forma rápida. Para isso, o sistema oferece dois procedimentos nativos que não necessitam de outros serviços para funcionar.
Acesse as configurações do Windows e defina o OneNote como a impressora padrão do sistema. O OS da Microsoft permitirá que você envie qualquer tipo de documento para o software através da caixa de diálogo de impressão.
Integrar seu navegador web predileto ao OneNote é uma dica que pode tornar seu trabalho ainda mais rápido. Disponível para download na Chrome Web Store, essa extensão permite salvar, realizar anotações e organizar no OneNote qualquer página na web aberta no navegador do Google.
Os cadernos digitais podem ser utilizados de duas formas distintas para alunos e professores. O aluno pode utilizá-los como um espaço de trabalho pessoal para realizar anotações e gravar conteúdos usando sua voz.
Os professores, por sua vez, usam os cadernos como uma ferramenta para agregar conteúdos das aulas. As anotações podem funcionar como um ambiente de colaboração com a classe. Sendo assim, os cadernos se mostram uma excelente alternativa para a criação de trabalhos em grupo.
A sua turma ou grupo de trabalho agradecerá se você usar esse recurso. Os anexos na nuvem serão sempre atualizados automaticamente após suas edições e, ao mesmo tempo, estarão disponíveis para todos instantaneamente – caso sejam compartilhados. Você não precisará usar comandos do teclado ou acessar a opção para salvar o arquivo na barra de ferramentas.
Salvar os arquivos na nuvem é, sem dúvidas, a melhor opção quando eles são compartilhados com um grupo de alunos ou de professores.
As anotações do software podem ser enviadas sem fios para um tablet ou um smartphone. Para isso, é necessário usar a tecnologia Miracast, que é um padrão para conexões sem fio compatível com diversos dispositivos, inclusive com alguns modelos televisores.
Sempre que compartilhar as notas com um tablet, o professor poderá circular pela sala de aula com o dispositivo para ter um apoio visual para explicar determinados conteúdos para o estudante.
Alguém não entendeu a explicação? O OneNote oferece ferramentas de desenho para que você possa desenvolver instruções, destacar elementos ou expressar formatos sobre algo que está em desenvolvimento na sala de aula. Essas anotações podem ser realizadas com as mãos em uma tela touch ou com o auxílio de uma caneta sem fios conectada ao software.
O recurso, evidentemente, funcionará melhor em dispositivos com telas touch como tablets e telas para PC que oferecem essa funcionalidade. Ainda assim, o mouse do PC pode ser usado para realizar os desenhos, mesmo que não seja o dispositivo mais adequado para isso.
A barra de ferramentas na lateral do software permite acessar a área de trabalho de cada aluno. O professor pode acessá-las e visualizar o que o aluno produziu para as atividades distribuídas. Cada aluno poderá visualizar apenas o seu espaço. Essa característica mantém a privacidade das atividades e evita que algum conteúdo seja copiado entre diferentes estudantes.
Esses espaços permitem que os alunos sejam mais produtivos e, ao mesmo tempo, fornecem aos professores a possibilidade de acompanhar o desenvolvimentos das atividades.
As páginas do OneNote podem ser colocadas em modo paisagem ou organizadas na vertical. Cabe ao usuário definir a melhor orientação para cada conteúdo. Um documento de texto com listas e atividades, por exemplo, pode funcionar melhor se for definido para a visualização na vertical – como em documentos de papel.
O usuário também pode redefinir as cores de suas páginas no serviço, editar linhas de regras e as grades de diferentes tipos que ajudam na construção dos documentos. O caminho é simples.
Passo 1. Acesse a guia “Exibir”
Passo 2. Em “Cor da Página” escolha um dos padrões.
Passo 1. Acesse a guia “Exibir”;
Passo 2. Em “linhas de regras”, realize as alterações que achar necessário.
Cada bloco de anotações e a cada seção podem receber cores distintas. Dessa maneira, será possível melhorar a visualização dos conteúdos com uma organização por cores. Para definir as cores, clique com o botão esquerdo do mouse sobre uma página ou seção para selecionar a cor desejada.
Digitar pode não ser a forma mais rápida de assimilar um conteúdo. No OneNote a possibilidade de criar notas de voz pode ser a melhor alternativa para gravar aulas, palestras e explicações específicas.
No Windows, o usuário pode digitar notas enquanto realiza uma gravação usando o microfone do computador. Essa gravação ficará anexada ao documento onde está o conteúdo digitado.
Passo 1. Clique sobre um local da página;
Passo 2. Acesse a guia “Inserir” e clique na opção “Áudio”;
Passo 3. O software começará a gravar instantaneamente;
Passo 4. Caso queira finalizar a captação do áudio, siga até a guia “Gravação” e clique em “Parar”.
O OneNote paralisa a gravação e permite que ela seja retomada. Caso queira fazer isso, basta clicar novamente sobre a opção “Gravar”.
Você gosta de usar cores para codificar seu material de trabalho? O software permite usar, por exemplo, uma cor específica para definições ou termos. Outra cor, como a laranja, pode ser utilizada para acompanhar uma atividade ou conteúdo. Um código de cores bem definido pode ajudar na organização do trabalho.
Os realces podem ser inseridos de forma simples a partir de um texto selecionado.
– Use o menu no botão direito do mouse para selecionar a ferramenta de realce para alterar as cores do texto.
– Use a guia “Página Inicial” quando o texto está selecionado para destacá-los na opção “Cor de destaque”.
– Use a guia “Desenhar” para usar o marcador de forma livre para realizar anotações.
Esse recurso resolve equações matemáticas escritas à mão apresentando sua resolução passo a passo. O Ink Math Assistant pode ser usado para aprender ou para ensinar equações complexas de forma interativa. A função pode ajudar alunos a entender conceitos matemáticos avançados.
O usuário ainda possibilita salvar capturas de tela de gráficos e equações solucionadas para que elas sejam usadas em aulas ou em trabalhos escolares.
Aproveite as dicas e use o OneNote para tornar suas aulas mais interativas. Gostou das dicas? Não deixe de acompanhar notícias e tutoriais sobre tecnologia em nosso portal.