como-escanear-um-documento-no-windows-10

Como escanear um documento no Windows 10

A digitalização de documentos é uma tendência que provocou um aumento na procura de multifuncionais e scanners no mercado. Porém, ainda há quem não saiba como escanear um documento no Windows 10 e, para isso, recorre aos mais diversos tipos de software.

A maioria dos equipamentos disponibiliza algum software intermediário para otimizar essa função. Entretanto, eles costumam vir recheados de recursos que mais confundem do que facilitam a vida dos usuários. A solução é recorrer a um aplicativo criado pela própria Microsoft. O Scanner Windows não é uma alternativa nativa, mas pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos da Microsoft.

Robert Downey Junior fazendo sinal de positivo com as duas mãos

Como escanear um documento no Windows 10

Antes de tudo, certifique-se de que o seu scanner ou multifuncional é compatível com o Windows 10. Se a resposta for positiva, então o Scanner Windows será o seu assistente a partir de agora em tudo o que diz respeito a digitalização de documentos. Vamos aprender como utilizá-lo.

Passo 1: Acesse a Microsoft Store e baixe o aplicativo Scanner Windows.

Como escanear um documento no Windows 10 passo 1

Passo 2: Depois de instalar o app, inicie-o.

Como escanear um documento no Windows 10 passo 2

Passo 3: Se você possui um scanner instalado ele deve aparecer na lista de dispositivos dentro do app. Caso ele não seja listado automaticamente, vá em “Mostrar Mais”.

Como escanear um documento no Windows 10 passo 3

Passo 4: No menu de acesso rápido é possível definir ainda o formato de saída das imagens. O formato padrão é o JPEG, mas você pode escolher outro do seu interesse.

Passo 5: Em “Salvar em” defina uma pasta de destino na qual serão salvos os documentos escaneados.

Passo 6: Para testar o funcionamento do scanner via aplicativo, clique em “Scan” ou “Digitalizar”.

Como escanear um documento no Windows 10 passo 6

Pronto! Agora o app oficial da Microsoft é a sua principal opção para escanear documentos no Windows 10. O aplicativo é mais indicado para quem quer agilidade e não está disposto a encarar menus mais complexos com muitas alternativas de configuração. Aqueles que quiserem opções mais detalhadas de configuração devem continuar recorrendo a outros aplicativos.

Por que usar o app oficial da Microsoft para escanear documentos?

Quem utiliza scanner sabe que o passo a passo de configuração desse tipo de equipamento, assim como ocorre com as impressoras, não é dos mais simples. Embora o Windows 10 tenha facilitado bastante esse processo, ainda há muitos usuários que perdem um bom tempo até que o sistema operacional consiga encontrar um dispositivo na rede.

O Scanner Windows resolve problemas como esses de uma vez por todas. Em teoria, ele é a alternativa mais completa, prática e segura para gerenciar periféricos com essa função no Windows 10. A facilidade de configuração é o seu principal diferencial: mesmo usuários menos experientes podem conectar o dispositivo e fazê-lo funcionar em questão de minutos.

O aplicativo ocupa apenas 4MB de espaço e foi lançado em janeiro de 2018. De lá para cá tem recebido atualizações frequentes e as avaliações dos usuários na loja são, em sua maioria, positivas. Sendo assim, vale dar uma chance para ele e verificar se o app não é capaz de simplificar as coisas.

***

Você pode encontrar dicas como essa acessando o portal Positivo do Seu Jeito. Use nossa barra de busca para encontrar soluções para problemas em smartphones, em computadores, em softwares ou aplicativos. Estamos aqui para te ajudar!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.