Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

WhatsApp: como personalizar as notificações

As notificações do WhatsApp podem ser personalizadas de forma simples. O recurso é ideal para pessoas que buscam otimizar a forma como os alertas do mensageiro são lançados no celular. Gostou da ideia? Fica com a gente para entender quais os benefícios do recurso e siga os passos para saber como personalizar notificações no WhatsApp.

Os ajustes nas notificações são oferecidos pelo próprio aplicativo do WhatsApp por meio da opção “Notificações personalizadas”. Os usuários podem organizar diferentes opções para tipos de toques, ajustes em pop-ups, vibrações e outras funções, desde que o smartphone ofereça esses recursos de forma nativa.

A função também permite que contatos específicos sejam privilegiados no sistema de notificações. Os contatos escolhidos como “alta prioridade”, são aqueles que são identificados pelo sistema do aplicativo para que as mensagens recebidas sejam apresentadas em formato de prévia nas notificações do smartphone.

Para ajudar nossos leitores, preparamos um artigo onde apresentamos o recurso e mostramos como personalizar as notificações do WhatsApp.

Benefícios em definir as notificações do WhatsApp em seu celular

É muito ruim quando uma mensagem indesejada recebe destaque na tela do telefone. Imagine estar em uma situação importante e, de repente, quando chega uma notificação de um grupo pessoal ou uma mensagem de uma pessoa inconveniente. Saiba que esse tipo de problema pode ser evitado.

Pense também na situação inversa. Você está aguardando uma mensagem importante, seja de trabalho ou pessoal, e essa mensagem foi ignorada pelo sistema de notificações. Como muitas pessoas usam o mensageiro para trabalho, esse tipo de situação pode gerar problemas de comunicação com grupos de trabalho ou, até mesmo, com clientes que usam o mensageiro para se comunicar com a empresa.

Outro ponto importante está relacionado às ligações disponíveis no mensageiro. Assim como acontece no celular, o WhatsApp também permite personalizar toques para contatos específicos. Dessa maneira, o usuário saberá quando uma ligação vier de um contato profissional, de um parente ou de um amigo específico.

O mesmo conceito pode ser utilizado em alertas sonoros emitidos pelo aplicativo. É possível, inclusive, personalizar toques de grupos que você escolher. O recurso é ideal para determinar um som específico para grupos mais importantes, como aqueles destinados a atividades de trabalho e conversas com membros de uma família.

Quem pode personalizar as notificações do WhatsApp no celular

O recurso, infelizmente, pode não estar disponível para todos os usuários do mensageiro. Aparelhos antigos, onde o suporte ao aplicativo é realizado por versões adaptadas do app, alguns recursos modernos podem simplesmente não funcionar. Uma dica é tentar atualizar o sistema do celular. Mantenha sempre o Android ou o iOS atualizados para que os apps possam apresentar versões atuais para atualização.

O ato de manter aplicativos atualizados é uma rotina saudável para os smartphones. As atualizações, além de remover possíveis brechas de segurança, também liberam recursos novos. Portanto, siga até a central de atualizações de apps do seu celular para conferir se há alguma atualização para o WhatsApp.

whatsapp-personalizar-notificacoes

Alterar o som de notificação para contatos ou grupos

Passo 1. Inicie uma conversa em um chat com amigo ou em um grupo;

Passo 2. Toque sobre o nome do contato ou do grupo para visualizar todas as opções para a conversa;

Passo 3. Nesse momento, toque sobre a opção “Notificações personalizadas” para prosseguir;

Passo 4. Na tela que abrir, ative a opção “Usar notificações personalizadas”. Essa ação irá liberar as opções para alertas para este contato ou grupo;

Passo 5. Na opção “Som de notificação”, o alerta sonoro para novas mensagens pode ser alterado e personalizado para uma das opções sugeridas pelo aplicativo. Essa ação, como dissemos acima, é ideal para identificar algum contato pelo som do alerta;

Passo 6. Toque sobre a aba “Som de notificação” e escolha um dos padrões de som apresentados. Para salvar a alteração, clique em “Ok”.

Alterar o padrão de vibração para um contatos ou grupos

Passo 1. Para alterar o padrão de vibração do celular para um contato ou grupo, toque em “Vibração”;

Passo 2. Nesse momento, você deve definir o tempo de vibração do celular. O aplicativo conta com as opções “Padrão”, “Curto” e “Longo”. Toque sobre uma dessas opções para definir o recurso.

Alterar o padrão de cores das notificações de led do celular

Passo 1. Acesse a opção “Luz” e selecione uma das cores disponíveis. Note que são diversos padrões de cores e pode acontecer do celular não possuir esse tipo de suporte. Sendo assim, certifique-se que essa opção estará disponível em seu celular.

Desativar a opção de notificações de alta prioridade

Passo 1. Ainda na seção notificações personalizadas, encontre a opção “Usar notificações de alta prioridade”;

Passo 2. Você pode selecionar ou não o recurso para que as mensagens da pessoa ou do grupo ganhem destaque no celular.

Alterar as notificações de chamada do WhatsApp

Passo 1. Em “Toque”, uma lista de sons de chamada serão apresentados na tela;

Passo 2. Cada nome modificará o som da ligação e a vibração do celular. Sendo assim, toque sobre cada um deles para saber qual mais lhe agrada;

Passo 3. Toque em “Ok” para salvar a alteração.

Gostou das dicas? Então continue navegando pelo blog Positivo do Seu Jeito para encontrar mais artigos como esse. Use também a nossa barra de buscas para solucionar as suas dúvidas com nossos artigos, tutoriais e análises de aplicativos e serviços da internet.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter