Positivo do seu jeito

Dicas

Como escolher atalhos do Facebook para personalizar a rede social?

20 de novembro de 2019

por: MKT Positivo

Você sabia que há como escolher os atalhos do Facebook no seu aplicativo? Essa possibilidade foi disponibilizada recentemente pelos desenvolvedores da rede social e neste artigo vamos aprender a como configurar isso.

Até então os ícones exibidos seguiam a disposição padrão sugerida pelo Facebook. Em geral, a organização levava em consideração as preferências de uso, mas essa disposição nem sempre agrada.

como-escolher-atalhos-do-facebook
®GIPHY

Escolhendo os atalhos do Facebook

Antes de tudo, é importante ressaltar que a possibilidade de escolher os atalhos do Facebook é recente e, portanto, está disponível apenas nas últimas versões do app. Por isso, antes de começar certifique-se de que você está com a versão mais recente disponível. Acesse a Play Store e confira se há atualizações pendentes.

Passo 01: Abra o app do Facebook.

Passo 02: Na barra superior, em que aparecem seis atalhos, três deles podem ser alterados ou removidos: “Grupos”, “Vídeos” e “Perfil”.

como-escolher-atalhos-do-facebook

Passo 03: Para isso, toque e segure sobre o ícone.

Passo 04: Uma mensagem perguntará se você deseja manter o atalho. Toque em “Remover da barra de atalhos” caso você queria que o atalhado escolhido seja excluído.

como-escolher-atalhos-do-facebook

Para adicionar os atalhos novamente é simples.

Passo 01: Toque no ícone de menu, os três risquinhos no canto superior direito.

como-escolher-atalhos-do-facebook

Passo 02: Em seguida, selecione “Configurações e Privacidade” e em seguida ” Configurações” na lista de opções.

como-escolher-atalhos-do-facebook

Passo 03: Deslize para baixo para encontrar a opção “Atalhos” e, mais especificamente, “Barra de Atalhos”.

como-escolher-atalhos-do-facebook

Passo 04: Na tela que surgirá é possível gerenciar a barra de atalhos. Você pode ativar ou desativar “Vídeos no Watch”, “Solicitação de amigos” ou “ Perfil”.

como-escolher-atalhos-do-facebook

Passo 05: Saindo desta tela, volte para “Configurações” e role a tela ate encontrar a opção “Notificações”, em seguida, vá em “Pontos de notificação”

como-escolher-atalhos-do-facebook

Passo 06: Na tela seguinte, você pode ativar ou desativar os pontos de notificação em “Vídeos no Watch”, “Grupos”, “Jogos” e “Menu”.

00como-escolher-atalhos-do-facebook

Opções limitadas por enquanto

Infelizmente, as opções de customização que estão disponíveis no app do Facebook ainda são bastante limitadas. Porém, como se trata de uma medida recente, podemos esperar que esse seja um começo de mudanças pelos quais o app passará de forma que os usuários tenham maior liberdade.

Já na versão para PC há mais alternativas de customização, especialmente no que diz respeito às páginas e grupos que você quer ver em destaque. É possível selecionar ali, por exemplo, as suas páginas preferidas ou os grupos que você mais acessa.

O que não mudou, e não deve mudar tão cedo, é a forma como os conteúdos aparecem na linha do tempo. O algoritmo do Facebook é quem determina a relevância de uma mensagem, baseado nas suas interações anteriores. Nem sempre ele reflete a realidade, e essa é uma das razões pelas quais muitos usuários tem se mostrado insatisfeitos com a plataforma.

As últimas tentativas de personalização são um esforço nesse sentido, de dar mais opções para os usuários. Se isso será o suficiente para fazer com que o público volte a utilizar mais a rede social, especialmente os mais jovens, só o tempo irá dizer.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.