Uma das grandes novidades dos últimos anos disponibilizadas em todas as plataformas pertencentes ao Facebook é o Stories. Presente também no Instagram e no WhatsApp, ele permite que você publique mensagens que se autodestroem em 24 horas. Mas você sabia que há como publicar Stories no Facebook pelo computador?
Trata-se de um recurso que facilita bastante a vida dos usuários pois, muitas vezes, no PC há mais recursos para a edição dos vídeos. Nesse tutorial, vamos mostrar o passo a passo que você deve seguir para postar os seus vídeos no Stories do Facebook sem precisar tirar o celular do bolso.
Passo 1: antes de começar, selecione a opção “Criar publicação”, a mesma que você escolhe quando vai fazer um post comum.
Se você preferir, no lado direito da tela, no box Stories, há também a opção “Adicionar ao seu Story”.
Passo 2: independentemente da sua escolha, a tela seguinte será aberta.
Passo 3: nela, você pode adicionar texto, emojis ou um fundo colorido entre aqueles que estiverem disponíveis.
Passo 4: é agora que vem o segredinho. Se você quiser adicionar uma foto ou um vídeo que estão salvos no seu PC, basta selecionar a opção “Foto/Vídeo”, no canto superior esquerdo.
Passo 5: uma nova caixa de diálogo será aberta e nela você poderá selecionar as fotos e vídeos que desejar, desde que estejam salvos no seu PC.
Passo 7: por fim, note que haverá uma opção perguntando onde você deseja publicar essa mensagem: no “Feed de Notícias” ou no “Seu Story”.
Selecione a segunda opção e pronto: a imagem ou o vídeo escolhidos vão parar no Stories do seu Facebook e ficarão disponíveis por lá durante 24 horas.
A origem dos Stories é o aplicativo Snapchat. Ele nasceu como um concorrente do Instagram nos Estados Unidos e foi bastante eficiente em capturar a atenção do público jovem com a possibilidade de postar mensagens que somem depois de 24 horas.
Posteriormente, o Instagram adotou essa mesma ferramenta e ela acabou sendo responsável por ampliar ainda mais o alcance da principal rede social de fotos. Como o sucesso foi enorme, o Facebook decidiu incluir o recurso em outros dois produtos seus: o próprio Facebook e o WhatsApp.
Segundo dados publicados no início do mês de maio pelo Facebook, pelo menos 175 milhões de pessoas usam a ferramenta Stories na rede social todos os dias. Outros 200 milhões utilizam o recurso via Instagram e 15% dos 1,2 bilhão de usuários do WhatsApp também acessam essa funcionalidade pelo mensageiro.