Positivo do seu jeito

Dicas

O que é como funciona o Facebook Gaming?

28 de agosto de 2020

por: MKT Positivo

O streaming de jogos é um dos conteúdos de vídeo de maior sucesso nas redes sociais. Sites como YouTube e Twitch se tornaram referência ao reunirem jogadores de todo o mundo para fazer transmissões dos principais jogos do momento.

O Facebook, maior rede social do planeta, não poderia ficar de fora e criou uma versão específica para gamers: o Facebook Gaming. Ela chegou ao Brasil em 2018, mas seus passos iniciais foram tímidos se comparados aos dos seus principais concorrentes. Porém, dois anos depois, hoje o serviço parece consolidado e é uma das melhores alternativas para acompanhar lives.

Neste artigo, conheceremos um pouco mais sobre o Facebook Gaming e mostraremos como você pode tirar melhor proveito dele, seja como produtor de conteúdo ou espectador.

Facebook Gaming: como funciona?

O Facebook Gaming é um serviço completamente integrado à rede social Facebook. Assim como você pode assistir aos vídeos a partir de um ícone exclusivo, também há uma opção similar para acessar somente conteúdos relacionados a jogos. Como espectador, você pode seguir seus streamers preferidos ou acompanhar aqueles que estão ao vivo a partir da pesquisa por um jogo.

Os usuários de Android contam ainda com um app dedicado do Facebook Gaming. Ele simplifica a experiência de uso da ferramenta e reúne em um só lugar todas as opções relacionadas a streaming de jogos, como chats e outras formas de interação com os criadores de conteúdo. A partir dele é possível ainda criar comunidades e reunir seus amigos em um ambiente exclusivo.

Para acessar o Facebook Gaming via navegador há duas opções: digite a URL http://fb.gg ou acesse este link.

As principais vantagens e desvantagens do Facebook Gaming

Como acontece com qualquer serviço de streaming, o Facebook Gaming tem as suas vantagens e desvantagens e cabe ao usuário analisar se esses aspectos são inconvenientes ou não. Porém, sem sombra de dúvidas, a integração com o Facebook, a rede social com o maior número de usuários no mundo, é o item de maior destaque.

Portanto, para quem está começando agora a transmitir, essa pode ser uma oportunidade de atingir um número maior de pessoas, desde que você já tenha muitos amigos no Facebook. Outra vantagem para quem assiste é o modo Picture-in-Picture, que permite assistir aos conteúdos enquanto navega em outras páginas da rede social.

Por outro lado, também há desvantagens. O crescimento aqui se dá de forma mais “orgânica” e a menos que os seus seguidores tenham o app Facebook Gaming eles não receberão nenhum tipo de notificação quando você ficar online. Do ponto de vista dos usuários a falta de privacidade pode ser um aspecto negativo, pois todos utilizam nomes reais e não apelidos.

É possível ganhar dinheiro fazendo streaming no Facebook Gaming?

Sim, é possível, mas a plataforma ainda não oferece métodos tão simples de configuração quanto o YouTube ou o Twitch. Não há meios de obter renda direta via Facebook, por exemplo. Entretanto, há duas alternativas: o programa da Level Up e outras plataformas de arrecadação.

No caso do programa da Level Up é preciso ter no mínimo cem seguidores e realizar 4 horas de streaming em ao menos dois dias a cada duas semanas. Os espectadores podem doar estrelas para o streamer. Cada uma delas vale US$ 0,01 e seu primeiro saque só pode ser realizado a partir do momento que acumular o equivalente a 10 mil estrelas (US$ 100).

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.