Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Quais contas têm juros mais altos? 5 dicas para manter a organização financeira

Infelizmente, a pandemia de coronavírus pegou muita gente desprevenida. Apesar de o Governo Federal ter liberado um Auxílio Emergencial de R$ 600, ainda assim muitas pessoas não têm condições de, neste momento, manter a mesma renda que obtinham antes da quarentena.

Por essa razão, manter o controle financeiro neste momento é essencial para evitar o efeito de “bola de neve”. Contas com juros mais altos, quando não são pagas, resultam em um acúmulo muito grande de despesas. Elas devem ser priorizadas e, neste momento, a recomendação é comprar apenas o essencial.

Se você está passando por uma situação difícil ou está próximo de ver as coisas saindo de controle, listamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a manter as finanças organizadas não só nos próximos meses, mas sempre.

1. Priorize as despesas essenciais

Tudo aquilo que é essencial deve ter prioridade no seu planejamento. Água, energia elétrica, aluguel, internet e alimentação são itens que devem estar no topo da sua lista. Em se tratando de água e energia elétrica, a dica é economizar ao máximo para reduzir os custos nesse momento. Sabemos que nem sempre é possível, mas esteja preparado para trabalhar dentro de uma determinada margem de consumo.

Um conselho similar se aplica à alimentação. Comprar comida no mercado e prepará-la em casa é mais econômico do que pedir comida por delivery, especialmente se a sua família for grande. A partir do momento que esses itens estiverem cobertos pelo seu orçamento, então você terá mais tranquilidade para lidar com outras despesas.

2. Atenção total às dívidas com juros mais altos

Depois de contemplar os itens essenciais, é hora de olhar para as despesas que demais no orçamento se não forem pagas. É o caso do cartão de crédito, por exemplo. Você tem a opção de não pagar o valor total da fatura, mas quando faz isso os juros que incidem sobre o valor devido são muito altos, o que aumenta demais a sua dívida.

Priorize as dívidas com juros mais altos e se não puder pagar o valor integral, procure a instituição financeira em questão e renegocie a dívida. É melhor reparcelar um pagamento, mas ter condições de honrá-lo do que pagar o valor mínimo e ver grande parte do seu salário ser consumida por juros.

3. Tenha um controle rígido de gastos

A regra é simples: você não deve gastar mais do que você ganha. A única maneira de ter controle sobre isso é organizando as finanças e anotando todas as suas despesas. Utilize aplicativos de gestão financeira para organizar as contas e controlar os gastos.

A partir do momento em que você passa a ter uma visão do todo, torna-se mais fácil compreender para onde o seu dinheiro está indo. Em um momento de crise, despesas supérfluas devem ser eliminadas até que você possa se estabilizar novamente. Se tiver dívidas em atraso, priorize a quitação.

4. Se puder, evite parcelamentos

Nem sempre comprar à vista está dentro da realidade da maioria da população, porém você deveria tentar a todo custo seguir esse conselho. Um produto à vista em geral pode ser comprado por um valor até 20% menor. O preço que você paga por adquirir um item mesmo não tendo dinheiro para comprá-lo são os juros.

Portanto, evite as compras por impulso. Utilize a internet para pesquisar preços e, se possível, espere e junte o dinheiro até que você tenha condições de fazer a compra à vista. Em alguns casos, é claro, não é possível esperar, mas na maioria das vezes é possível fugir da compra de itens desnecessários seguindo este conselho.

5. Poupe e invista

Depois de seguir à risca os quatro conselhos acima, é hora de começar a guardar dinheiro. Sabemos que em um orçamento apertado nem sempre sobra muito, mas cada real economizado têm o seu valor. Se ele estiver aplicado na poupança, então terá um rendimento mínimo, que é melhor do que nada.

A partir do momento que você tiver mais condições, procure maneiras de diversificar seus investimentos. Fundos de renda fixa, CDBs e diversas outras modalidades permitem que você rentabilize o seu capital em médio e longo prazo sem correr riscos. Use esse dinheiro para emergências ou para realizar grandes sonhos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter