Positivo do seu jeito

Dicas

Como fazer o Windows 10 carregar mais rápido no seu computador

27 de setembro de 2019

por: MKT Positivo

Independentemente das configurações de hardware do PC, não há quem não queira que o Windows 10 carregue rápido quando ligado. Felizmente, há como fazer o Windows 10 carregar mais rápido adotando alguns truques.

Para isso você precisa partir do princípio que nem todas as informações que são carregadas no início, logo quando o sistema operacional é iniciado, são necessárias. Aprender a customizá-las pode significar ganhar alguns segundos preciosos na hora de sair utilizando o PC.

Nesse artigo listamos cinco dicas que farão com que o seu Windows 10 seja carregado alguns segundos mais rápido.

como-fazer-o-windows-10-carregar-mais-rapido
®GIPHY

1. Desative a inicialização automática de programas

Quantos aplicativos são iniciados no momento que você liga o PC? E, mais importante: quantos desses aplicativos você realmente usa todas as vezes que liga a máquina? Provavelmente, falamos da minoria deles. Rever quais são esses apps e habilitar apenas os essenciais é a primeira medida que você deve tomar.

Para isso, pressione CTRL + ALT + DEL e escolha a opção “Mais detalhes”. Lá dentro, clique na aba “Inicializar”. Agora é só escolher na lista aqueles programas pesados e que não são essenciais e clicar em “Desabilitar”. Na próxima vez que você ligar o PC já sentirá uma boa diferença.

2. Desative os efeitos visuais

Essa é uma dica simples e que não interfere em nada no funcionamento do sistema operacional, mais ajuda a economizar alguns segundos. O Windows 10 conta com alguns efeitos visuais de transição que deixam a usabilidade visualmente mais agradável, mas requerem um tempo de carregamento maior.

Para desabilitar esse recurso clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e escolha “Sistema”. Na janela que será aberta, escolha “Configurações avançadas do sistema”, depois “Opções de desempenho” e, por fim, “Ajustar para obter um melhor desempenho”. Todas as animações especiais da lista serão desmarcadas.

3. Ative a inicialização rápida

Cientes de que o desejo dos consumidores é o de que o sistema operacional inicialize mais rápido, a própria Microsoft incluiu em versões mais recentes do Windows 10 uma função chamada “Inicialização rápida”. Trata-se de uma versão otimizada do SO para quem não quer perder tempo.

Para habilitá-la, clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e escolha “Painel de Controle”. Em seguida, vá em “Sistema e segurança” e clique em “Opções de energia”. Por fim, ative a opção “Ligar a inicialização rápida”. Máquinas mais novas costumam vir com esse recurso habilitado, mas não custa checar.

4. Troque um HD por um SSD

Não há como comparar a velocidade de inicialização do sistema operacional em um HD com um SSD. Esse tipo de dispositivo é muito mais rápido e resulta em melhoria de performance no PC como um todo. Embora eles custem um pouco mais caro, acredite: a diferença compensa.

Se a sua máquina permitir, o ideal é ter ambos instalados. Nesse caso, deixe o SSD, que pode ter menor capacidade, exclusivo para o sistema operacional e para programas de acesso rápido. O restante dos arquivos e programas armazene no HD.

5. Faça uma limpeza completa do sistema

Por último, mas não menos importante, certifique-se de fazer uma limpeza completa de sistema de tempos em tempos. Isso faz com que arquivos de registro de programas já desinstalados deixem de ocupar um espaço precioso no seu disco rígido.

Embora o Windows 10 conte com uma ferramenta para isso, nós recomendamos que você utilize programas específicos para essa finalidade. É o caso do famoso CCleaner, que remove todos os arquivos inúteis e duplicados que existam na sua máquina.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.