Positivo do seu jeito

Dicas

5 maneiras de liberar espaço no seu computador Windows

5 de novembro de 2019

por: MKT Positivo

Hoje em dia o espaço de armazenamento já não é mais algo tão caro quanto foi no passado. No entanto, isso não significa que seja possível salvar de forma indiscriminada todos os arquivos que você baixa sem precisar liberar espaço no windows.

Saber como liberar espaço no Windows é uma das formas de garantir que o sistema operacional não fique sobrecarregado. Além disso, ter espaço livre em disco significa poder executar qualquer tipo de aplicativo ou jogos sem se preocupar se ele vai caber ou não.

como-liberar-espaco-no-windows
®GIPHY

1. Apague arquivos duplicados

Arquivos duplicados são responsáveis por consumir uma parcela importante do espaço de armazenamento de qualquer PC sem nenhuma necessidade. Porém, dependendo das suas aptidões de organização, localizar todos eles manualmente é uma tarefa quase impossível.

Felizmente é possível recorrer a aplicativos que auxiliam nesse processo. Nossa sugestão é o Advanced SystemCare, um software gratuito que conta com a função de encontrar e remover arquivos duplicados. Vá em “Ferramentas”, “Avançado” e escolha “Verificar Arquivos Duplicados” para iniciar uma varredura.

2. Exclua arquivos de atualizações antigas

Se você mantém o seu Windows sempre atualizado, então é bem provável que um espaço importante do seu disco rígido seja ocupado por arquivos de atualização de versões passadas. Certos fragmentos são mantidos na máquina, mesmo depois que se tornam inúteis.

Felizmente é possível se livrar delas sem que isso prejudique o desempenho da sua máquina. Pressione Windows + R e digite o comando “wr” (sem as aspas). Depois, selecione a unidade de disco em que o sistema operacional está instalado e marque “Instalações anteriores do Windows”.

como-liberar-espaco-no-windows

3. Exclua programas que não estão sendo utilizados

Quando se fala em programas sem uso, é preciso adotar uma regra: se você não utiliza um programa há mais de dois meses, então é sinal que ele está ali apenas ocupando espaço. Na maioria dos casos, vale mais a pena apagá-lo e baixá-lo novamente, se necessário.

Ainda pior são os aplicativos sem uso que estão configurados para iniciar junto com o seu computador. Vá em “Painel de Controle” e clique em “Programas”. Lá, além da lista de aplicativos instalados, haverá uma data indicando a última vez que o software foi utilizado. Certamente há coisas lá das quais você nem se lembra.

como-liberar-espaco-no-windows

4. Faça uma limpeza de disco periódica

O Windows conta com um recurso nativo no sistema, mas que poucas pessoas utilizam: a limpeza de disco. Esse procedimento serve para que, a partir de uma varredura, arquivos desnecessários sejam excluídos, liberando mais espaço de armazenamento.

Isso ocorre porque, mesmo quando desinstalamos alguns programas, arquivos de registro ficam para trás, não sendo acessíveis com facilidade. A recomendação é fazer esse procedimento pelo menos uma vez a cada 30 dias.

5. Mande arquivos para a nuvem

Há vários serviços de armazenamento de arquivos na nuvem que oferecem espaço gratuito para os usuários. Google Drive, One Drive e Dropbox são alguns dos exemplos. Somando-os a outros serviços menos conhecidos, é possível garantir mais de 10 GB de espaço livre.

Selecione os arquivos que são pouco utilizados, organize-os e mande-os para a nuvem. Você terá acesso a eles da mesma forma, inclusive via celular, e ainda poderá livrar muito espaço de armazenamento na sua máquina.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.