Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Windows Insider: o que é e como funciona o programa de testes da Microsoft

Windows Insider: o que é e como funciona o programa de testes da Microsoft

O Windows Insider é uma iniciativa onde usuários podem testar antes de todas as novidades do Windows. A plataforma disponibiliza versões beta onde os recursos são testados em tempo real nos computadores dos participantes. Gostou da novidade? Então fica com a gente para saber como participar do Windows Insider e conhecer as características do programa.

Você gosta de testar as novidades de um software antes de seus amigos? Se esse é o seu perfil, pode ser interessante saber como funciona o programa de testes da Microsoft. Essa plataforma foi criada pela empresa de Bill Gates para que os usuários possam ajudar a otimizar novidades do Windows antes do lançamento oficial.

A comunidade online também oferece alguns benefícios para membros. Os usuários podem baixar pacotes de novidades de forma antecipada para conhecer os novos recursos e enviar feedbacks da sua experiência para os desenvolvedores.

A seguir, vamos contextualizar tudo o que envolve o programa Windows Insider e mostrar seus principais benefícios aos membros.

O que é o Windows Insider

O playground de testes da Microsoft é divertido para aqueles usuários que gostam de conhecer as novidades do Windows. Sua utilização, entretanto, deve ser consciente dos riscos, pois as atualizações antecipadas podem apresentar instabilidades e bugs que prejudicam em parte a atualização de alguma nova função.

O Windows Insider foi criado para abranger uma grande base de usuários que podem testar antes de todo mundo as novidades do Windows. Durante esses testes, alguns feedbacks são enviados para a Microsoft que usa esses dados como um estudo para a implementação final dos recursos.

Os usuários da plataforma são chamados de “Insiders”. São essas pessoas que têm acesso às versões instáveis do Windows e, consequentemente, seus novos recursos em fase de testes. Essa atividade de usuários ajuda a Microsoft a identificar e solucionar bugs e corrigi-los antes do lançamento final do sistema.

Como é organizado o Windows Insider

A plataforma é organizada de forma inteligente para que cada classe de usuários possa aproveitar os testes da melhor maneira possível. Ao todo são três canais divididos em “Canal Dev”, “Canal Beta” e “Canal Release”. A seguir, vamos explicar como cada um deles funciona.

Canal Dev

Esse é um canal criado para os desenvolvedores de softwares e profissionais de TI. Ele é voltado para usuários com alto conhecimento técnico sobre computação. Através dele é possível receber builds iniciais em seu ciclo de desenvolvimento e códigos recentes que estão sendo trabalhados por engenheiros da Microsoft.

windows-insider-como-funciona

Canal Beta

Esse canal foi criado para usuários pioneiros do Windows e profissionais em TI. Através dele é possível conhecer as novidades do sistema ou validar as atualizações e recursos em testes. O canal apresenta builds de versões futuras específicas do Windows e permite que os Insiders realizem comentários que são enviados para a equipe de desenvolvedores da Microsoft.

Canal Release

Canal de visualização onde Insiders e profissionais de TI podem acessar versões futuras do Windows. Ele apresenta atualizações mais avançadas e recursos específicos escolhidos pela Microsoft. As builds oferecidas aqui também contam com suporte da Microsoft se o usuário fizer parte do programa Windows Insider para Empresas.

Quem pode se cadastrar no Windows Insider

Pode até parecer que essa é uma plataforma paga, mas não é. A Microsoft criou o programa como uma forma de apresentar os recursos de novas versões do sistema e integrar os usuários à evolução do Windows. Os testes, no entanto, acontecem com o consentimento dos usuários.

O acesso a plataforma é gratuito, mas é preciso ter uma conta da Microsoft para se cadastrar. Basta usar uma conta pessoal ou corporativa da Microsoft e aceitar os termos do serviço. Após efetivar o cadastro e realizar o login, o sistema operacional passa a ser atualizado para receber os recursos em teste.

Benefícios de usar o Windows Insider

É muito interessante poder testar recursos antes de todos, mas não é apenas esse o benefício do programa. O principal benefício da plataforma é esse, mas isso não quer dizer que outros benefícios também não são importantes. A Microsoft prepara conteúdos exclusivos para membros, como artigos técnicos e podcasts exclusivos.

Os inscritos ainda contam com eventos exclusivos disponíveis através de seu acesso. A empresa também oferece concursos e reuniões em todo o mundo. O usuário pode acessar o calendário de eventos e se inscrever para participar.

Como obter a liberação das versões de pré-lançamento do Windows

Com o registro finalizado, o usuário deve escolher participar de um dos três canais que citamos. Feito isso, será possível instalar a versão de pré-lançamento do Windows, também chamada de build de visualização do Insider. A versão, no entanto, é liberada de acordo com o canal escolhido. Sendo assim, escolha um canal que realmente faça o seu perfil como usuário do sistema.

As builds podem ser instaladas em diversos dispositivos que usam a mesma ID da Microsoft vinculada ao programa de testes. Sendo assim, as versões de testes podem ser instaladas em computadores de mesa e notebooks sem qualquer tipo de limitação. Após iniciar um “voo”, que é a nomenclatura usada para definir o início dos testes, o insider poderá enviar comentários sobre sua experiência.

Vale a pena se cadastrar no Windows Insider?

A resposta para a pergunta acima não é tão simples como parece. Tudo dependerá da sua experiência com o Windows. Se você é um usuário que usa o sistema apenas para realizar atividades de trabalho, realizar pesquisas na internet ou para navegar por redes sociais e outros sistemas de entretenimento, talvez ele não seja necessário para você.

Por outro lado, caso você goste de se manter antenado com as novidades do Windows, você pode gostar da ideia. O mesmo pode acontecer com profissionais do mundo da programação. Em geral, o programa de testes é uma alternativa para pessoas que não se importam em testar recursos em desenvolvimento.

Se essas são as vantagens, elas também podem apresentar desvantagens. Essas builds, principalmente as do canal dev, podem apresentar problemas de instabilidade. Por isso é muito importante se inscrever em um canal que esteja de acordo com o seu conhecimento técnico.

Gostou dos benefícios do programa? Então continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer novos recursos do Windows e notícias quentes sobre o mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de buscas para encontrar artigos que possam solucionar as suas dúvidas.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter