Se você posta Stories no Instagram com frequência e gosta de conferir como está a audiência das suas publicações, é bem provável que já tenha percebido que a ordem de visualização do conteúdo é um pouco confusa.
Isso porque, cada vez que você entra na lista para ver quais foram os perfis que viram a sua postagem a ordem é completamente diferente. Afinal, será que há algum tipo de lógica por trás da forma como os perfis dos seus visitantes são listados?
Em entrevista ao site norte-americano The Verge, Julian Gutman, Líder de Produtos para o Instagram, afirmou que ao menos quatro fatores são levados em consideração para compor uma espécie de ranking. É esse ranking que determina quem aparece primeiro.
Segundo ele, os fatores considerados são os seguintes:
A partir desses quatro índices é composto um índice único. No entanto, qual é o peso de cada um desses indicadores ou mesmo quais são essas “outras atividades realizadas no Instagram e no Facebook” permanece sendo um mistério guardado a sete-chaves.
Embora não saibamos exatamente como reproduzir o algoritmo que dá origem ao índice final de cada usuário, a partir da lista de itens que são levados em consideração podemos desmistificar algumas hipóteses levantadas pelos usuários.
Não é quem viu o Stories mais vezes: a lista não leva em consideração quem viu o seu Stories mais vezes. Então, se alguém aparecer no topo das visualizações, isso não significa que a pessoa viu o conteúdo mais vezes do que os outros.
Não é quem viu o Stories primeiro: a lista também não leva em consideração a ordem cronológica de quem viu as suas postagens. Sendo assim, ser o primeiro a ver um vídeo não significa necessariamente que isso o colocará no primeiro lugar na lista de visualizações.
Não são os seus melhores amigos: embora o fato de um perfil interagir mais com o seu tenha um determinado peso no ranking, não podemos atribuir apenas a isso o fato de alguém aparecer primeiro. Em outras palavras, os líderes do ranking não são obrigatoriamente os seus melhores amigos.
Infelizmente, se depender do Instagram, os usuários nunca descobrirão exatamente como funciona o ranking de visualizações no Stories. Isso porque a empresa trata esse recurso como um segredo comercial, um diferencial perante os seus concorrentes.
No entanto, sabemos que a ideia não é a de colocar sempre as mesmas pessoas nas primeiras posições. A expectativa dos desenvolvedores é que sempre perfis novos sejam listados ali, permitindo que o usuário amplie os seus horizontes na hora de fazer novas conexões.