Como mudar a resolução de tela no Windows 10?

Seja em um notebook ou em um PC, quem utiliza o sistema operacional Windows 10 raramente precisa se preocupar com a resolução de tela. Isso porque o sistema se adapta automaticamente à resolução nativa do monitor. Porém, há como mudar a resolução interna no Windows 10?

A resposta é “sim” e, felizmente, fazer isso é bem simples. A escolha de configurações personalizadas de resolução permite que você deixe os ícones maiores ou menores na tela e possa aproveitar os espaços de uma forma que seja do seu agrado.

Aqueles que têm problemas de visão, por exemplo, não precisam ficar forçando os olhos para tentar enxergar letras pequenas. Basta seguir o passo a passo abaixo para deixar a configuração de uma forma que seja do seu agrado.

Como mudar a resolução interna no Windows 10

®GIPHY

Mudando a resolução de tela no Windows 10

Mudar a resolução de tela no Windows 10 é simples. Em apenas 4 passos é possível aplicar as mudanças ou mesmo passear pelas possibilidades que a edição dessa configuração oferece.

  • Passo 01: Na Área de Trabalho, clique com o botão direito do mouse. No menu de contexto que será exibido, escolha “Configurações de exibição”.
  • Passo 02: Em “Configurações”, escolhendo a opção “Tela”, localize o link para “Configurações de vídeo avançadas” e clique sobre ele.
  • Passo 03: Agora, basta em ir “Resolução”, selecionar aquela que você deseja, e clicar em “Aplicar”.
  • Passo 04: Automaticamente o Windows fará a mudança na resolução. Se você quiser manter as novas configurações aplicadas, clique em “Manter alterações”. Se quiser voltar à tela de escolha de resoluções, clique em “Reverter”.

Tenha em mente o seguinte: quanto mais alta a resolução, menores serão os ícones na tela – tomando como parâmetro que o monitor utilizado será sempre o mesmo. Assim, se quiser utilizar ícones grandes, a dica é reduzir a resolução. Contudo, o efeito colateral será a percepção mais nítida de certa pixelização de alguns elementos.

Jogos devem ser configurados à parte

O passo a passo que nós apresentamos acima se aplica ao Windows 10 e, portanto, às telas do sistema operacional e à maioria dos aplicativos. A coisa muda de figura quando falamos de jogos. Praticamente todos os games atuais contam com menus nos quais é possível aumentar ou reduzir a resolução de forma independente.

Portanto, alterar a resolução do sistema operacional não irá modificar, necessariamente, a resolução de tela durante um jogo, e vice-versa. Sendo assim, é possível manter essas configurações de forma independente, tornando a tela mais adequada às suas expectativas.

Apesar disso, o uso de uma resolução de tela personalizada não é a condição mais recomendada. Isso porque o Windows 10 já conta com ferramentas nativas que identificam o hardware da máquina e propõem qual é a resolução mais interessante levando em consideração também o tamanho da tela. Em todo caso, a opção fica a seu critério.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.