Positivo do seu jeito

Dicas

Como abrir arquivos RAR e descompactar no Windows 10?

26 de outubro de 2019

por: MKT Positivo

Embora a compactação e descompactação de arquivos seja um recurso utilizado há mais de duas décadas, ainda hoje não há como abrir arquivos RAR de forma nativa no sistema operacional Windows.

É fato que com o passar do tempo a importância desse recurso diminuiu. Antigamente, os usuários compactavam arquivos para que eles pudessem ter um tamanho menor para serem enviados por e-mail ou para caberem em CDs e DVDs.

Hoje, capacidade de armazenamento não é exatamente um problema. Os pendrives ampliaram bastante as possibilidades e mesmo os serviços de armazenamento de arquivos na nuvem são capazes de receber alguns giga de dados.

Todavia, se você receber um arquivo neste formato, ainda precisará recorrer a outros softwares para extrair o conteúdo. Nesse texto, mostraremos o passo a passo do que você precisa fazer para abrir arquivos RAR.

como-abrir-descompactar-arquivos-rar-windows-10
®GIPHY

Como descompactar arquivos RAR

Como já mencionamos, ainda não há nenhum recurso nativo no sistema operacional da Microsoft que permita ao usuário descompactar pastas e abrir arquivos RAR. Por isso, precisamos recorrer a softwares de terceiros para essa função.

Entre as muitas alternativas disponíveis, sem sombra de dúvidas o WinRAR é o mais conhecido de todos. Completamente gratuito e fácil de ser utilizado, você pode baixá-lo e instalá-lo a partir deste link. Siga o passo a passo de instalação sugerido na tela.

Uma vez que o WinRAR estiver instalado em sua máquina, então você estará apto a descompactar e abrir arquivos no formato RAR. O passo a passo é o seguinte:

Passo 01: Abra o Windows Explorer.

como-abrir-descompactar-arquivos-rar-windows-10

Passo 02: Encontre o arquivo RAR que você deseja abrir ou descompactar. Selecione o arquivo e clique com o botão direito do mouse sobre ele.

Passo 03: No menu que será aberto, escolha a opção “Abrir com WinRAR”.

como-abrir-descompactar-arquivos-rar-windows-10

Pronto! Os arquivos serão extraídos para a pasta indicada. Para compactar arquivos, basta repetir o passo a passo, mas no item 3 escolha a opção “Compactar com WinRAR”.

Mais de duas décadas de sucesso

O software compactador e descompactador de dados WinRAR foi lançado em abril de 1995. Desde então ele atravessou as mais diversas versões do sistema operacional Windows, como Windows 95, Windows 98, Windows ME, Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10.

O WinRAR é um software do tipo shareware, ou seja, distribuído gratuitamente, mas com algum tipo de limitação. A criação dos alemães Eugene Roshal e Alexander Roshal está disponível em 46 idiomas e tem suporte completo para arquivos nos formatos RAR e ZIP.

Além disso, o programa consegue extrair dados de arquivos CAB, ARJ, LZH, TAR, GZ, TAR.GZ, BZ2, TAR.BZ2, ACE, UUE, JAR, ISO, 7Z e Z. Mais de duas décadas depois do lançamento, o software segue firme como a principal opção gratuita para descompactação de arquivos, mesmo nas versões mais modernas do sistema operacional da Microsoft.

Poucos sabem, mas também há uma versão do WinRAR disponível para Android. Porém, no sistema operacional mobile do Google sua necessidade é muita mais limitada, já que são poucos os arquivos neste formato que circulam por lá.