Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

O que é USB 3.2? Nova tecnologia chega em 2019 com maior velocidade de transferência; veja o que muda

Uma nova geração de conectores USB está prestes a chegar ao mercado. Compreender o que é USB 3.2 é fundamental para que você entenda qual é o real avanço que essa tecnologia atingiu – e o que muda com as novas nomenclaturas.

Infelizmente, nem todas as mudanças são positivas. Se por um lado a velocidade limite de transferências aumentou consideravelmente – agora chega a 20 Gb/s –, por outro no que diz respeito às nomenclaturas as novidades são um tanto quanto confusas – e os usuários precisam ficar atentos para não comprar produtos errados.

®GIPHY

A evolução do padrão USB

Até se tornar a referência que é hoje, foram pelo menos 23 anos de evolução da tecnologia USB. Para se ter uma ideia, a versão 1.0 era capaz de transferir dados a uma velocidade de 1,5 Mb/s. Foi assim até o ano 2000, quando o upgrade para a versão 2.0 – e que ainda é utilizada nos dias de hoje – permitiu que se alcançassem velocidades de até 60 Mb/s.

Já o USB 3.0, presente nos dispositivos mais recentes, foi lançado há mais de uma década, em 2008. Ele é capaz de atingir até 625 Mb/s de velocidade de transferência. E o melhor de tudo: há compatibilidade com as gerações anteriores, ainda que com velocidade reduzida.

As coisas começaram a ficar um pouco mais confusas em 2013. Foi nesse ano que o USB Implementers Forum (USB-IF), entidade que controla todas as normas técnicas relacionadas ao padrão USB, anunciou a chegada do USB 3.1. Como novidade ele dobrou a velocidade de transferência, chegando a 1,25 Gb/s.

Confusões na nomenclatura

Numa decisão apoiada pelo departamento de marketing, o grupo decidiu renomear o padrão USB 3.0 para USB 3.1 Gen 1. Isso fez com que muita gente comprasse produtos de forma enganada, pois a diferença entre o USB 3.1 Gen 1 e o USB 3.1 é simplesmente o dobro de velocidade.

Por outro lado, para o USB-IF foi possível propagandear a “rápida” adoção do USB 3.1, uma vez que aumentou consideravelmente no mercado o número de dispositivos compatíveis. E é aí que chegamos a mais uma confusão, agora relacionada ao anúncio do USB 3.2.

A chegada do USB 3.2

Com a chegada do USB 3.2, a USB-IF decidiu mudar novamente as nomenclaturas. O que era USB 3.0 e tinha mudado de nome para USB 3.1 Gen 1 agora se chama USB 3.2 Gen 1. Já o USB 3.1 Gen 1 passou a se chamar USB 3.2 Gen 2. E o padrão mais recente foi batizado de USB 3.2 Gen 2×2.

O que esse 2×2 significa? É simples: o novo formato utiliza duas conexões de 10 GB/s para atingir a velocidade máxima de 20 Gb/s, ou seja, “duas vezes a geração 2”.

Toda essa confusão, novamente, é um decisão apoiada no marketing, apenas para mostrar que há um número enorme de dispositivos compatíveis com o USB 3.2 – sem especificar que se trata de três gerações de produtos.

Em termos técnicos, no entanto, as novidades são positivas. O USB 3.2 Gen 2×2 consegue transferir dados a velocidades de até 20 Gb/s, contra 10 Gb/s do USB 3.2 Gen 2 e 5 Gb/s do USB 3.2 Gen 1. Além disso, a retrocompatibilidade permanece, mas sempre limitada à velocidade máxima 06

Em outras palavras, isso significa que o consumidor deve redobrar a atenção na hora de comprar um dispositivo USB 3.2. Isso porque, dependendo da nomenclatura, pode ser que a velocidade máxima seja de apenas 25% com relação à possibilidade plena.

O seu USB 3.0 e um USB 3.2 Gen 1, na prática, são o mesmo produto. Porém, comparado ao USB 3.2 Gen 2×2 a diferença é bastante significativa. A novidade começará a ser embarcada em computadores e notebooks a partir de 2019, mas deve demorar pelo menos uns dois anos até que ela comece a ganhar fatias mais significativas de mercado.

Fonte(s): USB Implementers Forum e ArsTechnica

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter