Infelizmente, nos últimos meses a taxa de desemprego subiu no Brasil, muito em função da pandemia de coronavírus. Neste momento em que muitas empresas se viram obrigadas a fechar as portas, funcionários que foram demitidos tiveram que recorrer ao Seguro-Desemprego.
Porém, você sabia que não é preciso ir a uma agência da Caixa Econômica ou da Receita Federal pessoalmente para fazer o pedido? O aplicativo para dar entrada no Seguro-Desemprego é o Carteira de Trabalho Digital, que está disponível gratuitamente na Play Store.
Neste artigo você aprenderá o passo a passo para baixar o app, realizar o cadastro no sistema do governo e dar entrada no pedido de Seguro-Desemprego online pelo seu smartphone.
A utilização da Carteira de Trabalho Digital é completamente gratuita, mas antes o usuário precisará realizar um cadastro “.gov.br”. Todo o procedimento pode ser feito pelo aplicativo, confira o passo a passo:
Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Passo 2. Se você já possui um cadastro “.gov.br”, basta digitar seu CPF e a sua senha. Se ainda não tem, então toque em “Acesso gov.br”.
Passo 3. Em seguida, toque em “Crie sua conta”.
Passo 4. Escolha uma das opções de cadastro. No exemplo usaremos a opção “Número do CPF”.
Passo 5. Preencha o formulário com nome completo, CPF. Clique na autenticação “Não sou um robô”, aceite os “Termos de Uso e Política de Privacidade” e toque em “Avançar”.
Passo 6. Preencha o formulário sobre a data do seu nascimento e clique em “Avançar”
Passo 6. Para habilitar o cadastro, a senha gerada pode ser enviada de duas formas: por e-mail ou SMS. Escolha a que for mais conveniente e toque em “Avançar”.
Passo 7. Por e-mail ou via SMS você receberá um código de autenticação cuja validade é de apenas 15 minutos. Insira-o no campo solicitado e clique em “Avançar”.
Passo 8. Você será direcionado para a última tela de cadastro. Nela, digite uma senha no campo “Nova senha” e a repita exatamente igual no campo “Repita a senha”, em seguida clique em “Concluir” .
Passo 9. Agora, volte ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Faça login com seu CPF e senha recém-cadastrados.
Pronto! Ao fazer login no aplicativo com o seu CPF o app retorna as últimas anotações na sua Carteira de Trabalho. O serviço funciona tanto para consultas quanto para eventuais informações que você precise passar para um novo empregador.
Depois de realizar o cadastro você estará apto a fazer todas as movimentações disponíveis no aplicativo, o que inclui o Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e o Benefício Emergencial. Para ter acesso a essas informações é bastante simples:
Passo 1. Abra o aplicativo CTPS Digital.
Passo 2. Toque na opção “Benefícios”.
Passo 3. Em seguida, escolha “Seguro-Desemprego” e toque em “Solicitar”.
Para dar prosseguimento, além dos dados que você terá que preencher na sequência, é fundamental que você tenha em mãos o número do requerimento do Seguro-Desemprego, informação que é fornecida pelo seu empregador.
Ao finalizar o processo, aguarde alguns dias. Você poderá consultar o status da solicitação de Seguro-Desemprego seguindo o mesmo passo a passo sempre que quiser, mas escolhendo “Consultar” em vez de “Solicitar”.