Positivo do seu jeito

Dicas

Como fazer para não ser localizado por apps do Google?

12 de Janeiro de 2020

por: MKT Positivo

Os serviços do Google, em sua maioria, solicitam a localização do usuário. Isso ocorre porque grande parte da estratégia de negócios da empresa consiste na exibição de anúncios segmentados. Porém, há como não ser localizado pelos apps do Google e continuar usando os serviços.

O presente tutorial mostra como desativar esse recurso nos smartphones com sistema operacional Android. Se você não quer que as informações do GPS sejam compartilhadas com o Google, então esse passo a passo foi feito para você.

como-nao-ser-localizado-pelos-apps-do-google

Desativando o rastreamento de apps

Não são apenas os apps do Google. Praticamente todos os serviços que utilizamos e que se baseiam na exibição de publicidade para usuário requerem a localização como forma de apresentar anúncios mais relevantes. É por essa razão que sempre que você instala um novo app eles pedem autorização para ter acesso a esse tipo de informação. Você pode impedir que isso aconteça.

Passo 01: Acesse o app “Configurações”.

Passo 02: Vá em “Google” e escolha “Gerenciar sua conta do Google”.

como-nao-ser-localizado-pelos-apps-do-google-2

Passo 03: Em seguida, localize a opção “Dados e personalização”.

como-nao-ser-localizado-pelos-apps-do-google-3

Passo 04: Depois, vá em “Atividade na web e apps”.

como-nao-ser-localizado-pelos-apps-do-google-4

Passo 05: Desative esse último item para que as novas atividades não sejam mais salvas. Isso fará com que o Google não possa se basear mais no seu histórico para exibir anúncios de contexto.

Passo 06: Agora, repita os passos de 1 a 3.

 

Passo 07: Em “Dados e personalização” escolha a opção “Histórico de localização” e desative essa opção. Isso fará com que o Google não armazene mais os dados referentes aos lugares que você visitou.

como-nao-ser-localizado-pelos-apps-do-google-7

 

Apagando dados já armazenados

Com os procedimentos realizados acima novos dados não serão armazenados. Porém, os dados que já haviam sido armazenados anteriormente continuarão lá à disposição do Google. A menos, é claro, que você apague todos eles. Fazer isso é simples.

Passo 01: Pelo navegador, acesse a página de controle de atividade do Google.

como-nao-ser-localizado-pelos-apps-do-google-p2.1

Passo 02: No lado esquerdo da página, note a opção “Excluir atividade por”. Clique sobre ela para abrir um menu personalizado no qual é possível excluir informações da última hora, das últimas 24 horas, de um intervalo personalizado ou tudo.

Uma alternativa complementar é configurar para que as informações sejam apagadas depois de um certo tempo.

Passo 01: Vá em “Controles de Atividade” e escolha “Atividades na web e de apps”.

Passo 02: Clique em “Gerenciar histórico”.

Passo 03: Na página “Selecionar para deletar automaticamente” haverá três opções: deletar manualmente, deletar em 3 meses ou deletar em 18 meses.

Diminuindo a precisão do GPS

Por fim, a última configuração de privacidade que você pode fazer é reduzir a precisão do GPS. Dessa forma, os apps que dependem dele continuarão funcionando, mas você não será localizado pelos serviços do Google.

Passo 01: Vá em “Configurações”.

Passo 02: Localize a opção “Google” e depois vá em “Serviços de conta” e “Localização”.

Passo 03: Nesta tela, mude a opção “Modo” para “Somente no dispositivo”.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.