Positivo do seu jeito

Dicas

App do Google escaneia textos a partir de fotos do celular e envia direto ao computador

21 de Maio de 2020

por: MKT Positivo

A partir de agora há como escanear textos pelo celular e enviá-los direto ao computador. Isso é possível graças a uma atualização do Google Lens, que foi liberada na primeira quinzena do mês de maio. A novidade está disponível para os usuários de Android que acessam o recurso pelo aplicativo.

A ideia do recurso é aumentar a integração entre o smartphone e o navegador do PC, facilitando a vida dos usuários ao permitir que uma informação possa ser mais bem trabalhada em um desktop. Vamos conhecer mais detalhes sobre esse novo recurso.

Google Lens: do celular para o PC

É muito simples utilizar o Google Lens no smartphone: basta apontar a câmera para um texto para que o seu conteúdo seja identificado e, se necessário, traduzido para outro idioma. Porém, quando estamos no PC, essa facilidade não fica disponível, pois nem sempre é fácil direcionar uma câmera para o texto.

Ao integrar a versão do Google Lens dos smartphones com o recurso que também está disponível via Google Chrome, a ideia é simplificar esse processo, permitindo que o conteúdo capturado pela câmera do celular possa ser trabalhado diretamente no PC.

Passo 1. Abra o aplicativo do Google Lens.

Passo 2. Aponte a câmera para o local que terá o texto copiado.

Passo 3. Selecione o conteúdo e, depois, toque na opção “Copiar para o computador”. Se houver mais de um computador conectado à uma mesma conta Google, então será possível escolher qualquer um deles na lista.

Passo 4. Por fim, basta abrir o navegador Google Chrome no PC para acessar o conteúdo recém-capturado.

Atualize o seu aplicativo

Importante: para que você tenha acesso a esse novo recurso, é preciso que o aplicativo seja atualizado para a versão mais recente. Para isso, vá até a Play Store e localize a opção de atualizar aplicativos. Contudo, ainda assim pode ser que o recurso não esteja disponível para você.

Isso acontece devido ao fato de que as atualizações do Google são disponibilizadas em “ondas”, ou seja, nem todos os usuários as recebem ao mesmo tempo. Seguindo o padrão das demais atualizações da empresa, é bem provável que ao longo do mês de maio a novidade seja distribuída para todos os usuários. Portanto, se por um acaso no seu aplicativo esse recurso não funcionar, aguarde até o final do mês.

Por fim, o Google informou ainda que está trabalhado para atualizar a ferramenta que lê conteúdo e o reproduz em áudio, ampliando a quantidade de idiomas suportados. No Android esse cenário está mais avançado quando comparado com outros sistemas operacionais, mas a equipe de desenvolvimento do Google continua trabalhando para ampliar o número de idiomas suportados.

Essa função pode ser extremamente útil para quem deseja aprender a pronúncia de certas palavras além de conhecer a tradução dos termos.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.