O queridinho do momento é o podcast, o nome dado a um produto em áudio gerado a partir do Podcasting, que é um meio de publicação de arquivos de mídia sonora elaborados para serem transmitidas pela internet, ao vivo ou de forma gravada.
Se quiser conhecer a origem do Podcast e entender melhor o que ele realmente é, confira o conteúdo que preparamos para você hoje!
Atualmente o termo Podcast é utilizado para qualquer programa de conversa, onde duas ou mais pessoas participam e interagem entre elas, somente por áudio.
O Podcast pode ser consumido e baixado em vários aplicativos específicos ou em algum serviço de streaming. Porém, alguns programas são transmitidos também por outras plataformas, como é o caso do Youtube. Provavelmente, você já deve ter acompanhado vários trechos de podcasts no Youtube e alguns deles vão além do áudio, exibindo o vídeo da gravação com os apresentadores e seus convidados, geralmente famosos ou destaques no segmento escolhido para aquela determinada conversa.
Existe uma certa polêmica acerca de quem realmente deu origem ao Podcast, esse marco já foi reivindicado por diversas pessoas.
Em Agosto de 2020 o New England Patriots lançou o programa de rádio na internet chamado PFW in Progress. Era um show ao vivo gravado e que ficou disponível para download sob demanda para os visitantes do site Patriots.com. Porém, a tecnologia de baixar de forma automática novos episódios não havia sido inventada ainda e por isso não pode ser considerado um podcast, mas sim um simples arquivo de áudio que poderia ser baixado.
Os considerados “padrinhos” do Podcast foram Dave Winer e Adam Curry. Dave Winer foi o desenvolvedor responsável por tornar popular o formato RSS (utilizado para newsletters e atualizações), assim como o de um pacote conhecido de rádio on-line denominado de Userland.
Já Adam Curry teria fechado uma parceria com Dave para conseguir colocar no ar os seus projetos on-line. Adam já era famoso por ter sido VJ da MTV nos anos 80, mas ele tentava que esse sucesso se repetisse na internet.
O encontro entre a dupla ocorreu em 2020 os dois conversavam sobre a distribuição automatizada de mídia. Inclusive, na época eles falavam sobre vídeo e não exatamente áudio e Dave deixava claro ser contra qualquer sistema de assinatura para downloads de vídeo, devido a lentidão da web naquele tempo.
Adam Curry tentava um sistema que fosse capaz de usar a largura da banda enquanto o usuário não utilizava a conexão com a internet, fazendo assim uma forma de download silencioso em segundo plano.
Isto não era bem uma ideia tão nova, afinal os gerenciadores de tarefas já faziam isso, mas o formato proposto inicialmente era outro.
Em 2004, os dois ainda não haviam avançado o suficiente para lançar um podcast. Então, Adam se jogou na área da programação e acabou desenvolvendo um aplicativo fundamental que pode ter sido a primeira etapa para o projeto a partir do AppleScript.
Da mesma forma que qualquer lançamento, o Podcast foi ganhando cada vez mais adeptos em vários segmentos. No exterior o crescimento foi gradativo e foi crescendo ano após ano. E curiosamente levou um certo tempo até as pessoas se acostumarem com o novo formato que misturava “rádio na web” com programas pré-formatados que poderiam ser escutados a qualquer hora.
Há quem acredite que o conceito de podcast foi determinante para a criação de serviços de streaming criados nos anos seguintes, por exemplo, a Netflix e o Spotify, além de diversos outros. Essa afirmação se dá devido a premissa ser igual: conteúdo sob demanda individual, com acesso 24 horas e por quantas vezes quiser.
Como todos os outros lançamentos que chegam de fora, aqui no Brasil levou um pouco de mais tempo para o podcast fluir ao público em geral. No começo, era algo mais voltado para a tecnologia aqui no nosso país e eram produzidos por desenvolvedores para outros desenvolvedores.
Foi depois do ano 2000 que esse formato finalmente começou a romper algumas barreiras. O primeiro podcast local foi o Digital Minds, comandado pelo podcaster Danilo Medeiros e que foi publicado em 21 de outubro de 2004.
A data foi um marco tão grande que passou a ser considerado o Dia do Podcast no Brasil.
E você, acompanha constantemente algum podcast em especial?
Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre a origem do podcast e para conferir outras curiosidades, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.