Positivo do seu jeito

Dicas

Adeus, desperdício: 5 apps para parar de procrastinar e perder tempo

9 de setembro de 2020

por: MKT Positivo

Você se senta diante do computador para trabalhar e quando se dá conta está pesquisando curiosidades sobre a vida das tilápias no Egito. Distrações são comuns a todos, mas algumas pessoas se perdem completamente e acabam comprometendo a produtividade em diversas áreas.

Seja no trabalho ou nos estudos, recorrer a métodos que evitem a procrastinação é fundamental para que você possa manter suas obrigações em dia. Frequentemente visto como uma fonte de distrações, o smartphone pode ser um grande reforço se você utilizar alguns desses apps para parar de procrastinar. Confira a nossa seleção.

1. AppBlock

Completamente gratuito, o AppBlock funciona como um bloqueador de aplicativos e sites que o distraem durante o dia. Ele permite diversas formas de configuração, seja por data ou por horário, o que faz com que as notificações fiquem inativas durante um determinado período.

Uma vez que o aplicativo esteja configurado não é preciso fazer mais nada: ele automaticamente começa a funcionar na hora marcada. Outra opção é sincronizá-lo com uma rede Wi-Fi. Sempre que você chegar no ambiente de trabalho, por exemplo, o recebimento de notificações é interrompido, permitindo que você faça suas atividades sem distrações.

Conheça o app AppBlock para Android

2. SimplyNoise

Para muitas pessoas os ruídos do dia a dia são as principais distrações. Trabalhar ouvindo os colegas conversando ou os carros passando na rua pode ser um sufoco para aqueles mais dispersos. Os fones de ouvido por si só podem não ser suficientes para isolar os ruídos. A solução é adotar ruídos estáticos.

O SimplyNoise reúne diversos ruídos contínuos que podem ajudá-lo a se manter mais isolado do ambiente. Um simples fone intra-auricular combinado com um ruído de ondas do mar, por exemplo, pode ser suficiente para deixá-lo alheio das distrações. O app permite ainda configurar a intensidade do volume e as oscilações sonoras.

Conheça o app SimplyNoise para Android

3. Pomodoro Timer Lite

A técnica Pomodoro é uma das mais conhecidas quando o assunto é foco. A ideia do método consiste em ser produtivo ao máximo por 30 minutos e, depois, fazer uma pausa de 5 minutos. Todas as suas distrações devem ser deixadas para os intervalos. Isso faz com que você aproveite melhor seu tempo e mantenha o foco nas tarefas.

O aplicativo Pomodoro Timer Lite é uma entre as muitas opções do gênero, mas se destaca pelo design minimalista e pela simplicidade de uso. Se preferir você pode configurar os intervalos de tempo como desejar. Um ciclo Pomodoro completo é composto por 4 períodos de 30 minutos.

Conheça o app Pomodoro Timer Lite para Android

4. Todoist

O primeiro passo para organizar suas tarefas é listá-las em um só lugar. O Todoist é um poderoso app estilo “to-do” que vai além de ser um mero bloco de anotações. As informações podem ser sincronizadas com aplicativos de calendário, como o Google Calendário ou o Outlook, além de poderem ser acessadas online via celular ou PC.

Você pode ainda organizar os lembretes por cores e simplificar a visualização das tarefas. Outro bom recurso é a possibilidade de ativar notificações: você configura quantos minutos antes do compromisso deseja ser alertado. Por fim, sua lista de tarefas pode ser compartilhada com outros usuários e sincronizada online.

Conheça o app Todoist para Android

5. Priority Matrix

Para quem gosta de soluções mais elaboradas de organização o Priority Matrix é a melhor escolha. Como o nome em inglês indica, ele utiliza uma matriz de prioridades para organizar suas tarefas, um sistema amplamente conhecido e ensinado nos melhores cursos de Administração.

A lógica é a seguinte: defina as tarefas de acordo com 4 prioridades: críticas e urgentes; críticas, mas não urgentes; não críticas e urgentes; e nem críticas, nem urgentes. A partir desse fluxo você escolha quais tarefas fazer, sempre evitando que as mais importantes se acumulem. Se seus amigos também tiverem o app você poderá delegar tarefas para eles.

Conheça o app Priority Matrix para Android

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.