Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

08 dicas de como resolver problemas de desempenho no Android

08 dicas de como resolver problemas de desempenho no Android

Um relatório feito pelo Google em parceria com a empresa de consultoria global Bain & Company em 2020 revelou que nove em cada dez brasileiros utilizam um celular com sistema operacional Android.

08 dicas de como resolver problemas de desempenho no Android

O sistema não caiu nas graças do público brasileiro por acaso. O Android é realmente uma ótima opção. No entanto, ele acaba causando uma queda de desempenho nos aparelhos onde está inserido com o passar do tempo.

Vale destacar que qualquer sistema ou dispositivo tecnológico acaba tendo sua performance prejudicada com o passar dos anos, ficando cada vez mais obsoleto. Porém, no caso do Android, alguns problemas acabam se destacando, o que em muitos casos causam uma grande frustração por parte dos usuários.

Se você tem notado que o seu smartphone já não está mais na sua melhor fase, ou apresenta certo erros, temos uma boa notícia para lhe dar. Você não precisará comprar um novo celular. Neste artigo, vamos listar os principais problemas de desempenho vistos em um dispositivo Android e como você pode resolvê-los.

1. Reinicializações aleatórias

Esse é possivelmente o problema mais irritante que o Android possui. Se você tem notado que o seu celular desliga e liga sozinho com frequência, é muito provável que seja algum bug ou problema no sistema que esteja causando isso.

Esse problema ocorre principalmente se o celular possui diversos aplicativos instalados, pois o Android muitas vezes não está preparado para algumas permissões exigidas por esses aplicativos. Dessa forma, o sistema passa a realizar reinicializações aleatórias.

Devido a isso, indicamos você a desinstalar os aplicativos que não são mais usados. Infelizmente não há uma lista de quais apps podem acabar causando este problema. Porém, aqueles que são menos conhecidos possivelmente estão sendo a causa dessas reinicializações.

Por isso, certifique-se de ter no seu aparelho somente os aplicativos que você realmente utiliza e que são confiáveis. Caso o problema persistir, tente acessar o modo seguro do Android e comprovar se as reinicializações ainda estão afetando o aparelho.

Para acessar esse modo, pressione o botão liga/desliga do seu celular. Na tela de opções que aparecer, mantenha o botão pressionado até que a opção de reinicialização do dispositivo em modo seguro apareça e toque nela.

2. Problemas de multitarefa

O Android também pode apresentar falhas em sua multitarefa, impossibilitando que o usuário use esse recurso. Caso isso esteja acontecendo no seu celular, uma ação muito simples pode ser a solução: desbloquear e bloquear o aparelho.

Geralmente, isso acaba com o problema momentaneamente. Caso o problema continue, tente reiniciar o seu smartphone. Apesar de não oferecer uma solução definitiva, essas simples ações podem facilitar o uso do aparelho.

3. Falhas nos controles de multimídia

Outro problema bem comum que pode afetar dispositivos Android é em relação aos controles de multimídia. Diversos usuários relatam que o sistema é incapaz de executar mais de um app ou software multimídia ao mesmo tempo.

Um ajuste rápido no seu celular pode solucionar isso: Entre em Ajustes e, em seguida, selecione Aplicativos. Escolha o app de música que você deseja executar, e depois, toque em Memória. Apague a memória cache e os dados deste aplicativo.

4. Problemas de conexão

Caso o seu celular esteja tendo dificuldades para efetuar uma conexão, seja Wi-Fi, 4G ou Bluetooth, tente ligar o modo avião e depois desligá-lo. Na maioria das vezes, isso faz com que o aparelho consiga se conectar novamente.

5. SMS não enviadas

A solução para este caso é a mesma do problema anterior: ativar e em seguida desativar o modo avião. Muito provavelmente o seu SMS será enviado para o destinatário.

6. Tela de toque não funcionando

Caso você não tenha molhado ou derrubado seu dispositivo, mas mesmo assim a tela de toque não reconheça os seus comandos, é muito provável que isso seja um erro temporário do Android. Para solucioná-lo, desligue o aparelho e deixe ele desligado por uns 10 minutos. Quando liga-lo novamente, teste para ver se ele voltou ao normal.

7. Cartão SD não reconhecido

Caso isso ocorra, a primeira recomendação é manter um backup dos arquivos que estiverem no cartão de memória, já que ele precisará ser formatado. A formatação pode ser feita inclusive no próprio sistema Android.

Basta ir na aba Armazenamento e escolher a opção Formatar Cartão SD. Caso isso não resolva o problema, existe uma boa chance do erro estar no próprio cartão.

8. Google Play desapareceu

Caso você não consiga achar o Google Play, não fique preocupado. É impossível deletar o app. Se você não está conseguindo achá-lo, muito provavelmente ele está apenas desabilitado. Vá até a aba Apps em suas configurações e procure pelo aplicativo, e em seguida, clique em Ativar.

Gostou dessas dicas? Aposto que com elas, o rendimento do seu dispositivo Android será muito melhor, e você poderá desfrutar do seu aparelho sem erros.

Como última recomendação, indicamos que você dê uma olhada nos demais conteúdos do nosso blog. Temos diversos artigos, tutoriais e informações que podem te ajudar no dia a dia em relação a tecnologia. Seja bem-vindo e conte com a gente.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter