Positivo do seu jeito

Dicas

Windows 11: tire todas as suas dúvidas sobre como atualizar para a nova versão do sistema operacional

1 de agosto de 2021

por: MKT Positivo

O Windows 11 chegará em breve para todos os usuários do sistema da Microsoft. Enquanto a atualização não é disponibilizada para todos, instalar a versão de testes é uma forma de se ambientar com as novidades do OS. Mas você sabe o que é necessário para a instalação? Pensando nisso, preparamos um artigo onde tirando todas as dúvidas sobre como atualizar para a nova versão do Windows.

O que é o Windows Insider

O beta do Windows 11 já pode ser baixado por todos os usuários do Windows inscritos no programa de testes da Microsoft. Conhecido como Windows Insider, a iniciativa foi criada para que qualquer pessoa, não apenas desenvolvedores, possam contribuir para o desenvolvimento do sistema operacional.

O programa de desenvolvimento não é novo. Criado em 2014, o Windows Insider funciona como outras ações oferecidas por diversas empresas de tecnologia. É importante saber que, quando uma versão beta é oferecida, os usuários terão que lidar com possíveis problemas com o software que ainda não foi finalizado.

A experiência é como um grande laboratório de testes. Os usuários assumem os riscos da instalação para testar os recursos antes do lançamento oficial. A empresa, por sua vez, recolhe feedbacks de uso e registra as instabilidades para que sejam solucionadas até o lançamento da versão final do software.

As versões beta também funcionam como uma forma de aguçar as intenções de compra de determinados softwares. Os novos recursos, em muitos casos, podem trazer soluções para antigos problemas do sistema e, até mesmo, apresentar novas ferramentas de trabalho desejadas pelos usuários. 

Requisitos de sistema para rodar o Windows 11

Nada é pior do que saber que seu computador não poderá mais acompanhar os avanços do sistema operacional. Além disso, contar com a compatibilidade mínima também pode gerar dores de cabeça com travamentos indesejados. Sendo assim, fique atento para saber se o seu PC tem o que é necessário para o Windows 11.

Um software atualizado depende de uma configuração básica do PC para que tudo funcione de forma satisfatória. Se esses itens não forem atendidos, a instalação não será possível, sendo necessário um upgrade de hardware seguindo o que é estabelecido pelo fabricante do software.

A Microsoft determina os seguintes requisitos mínimos para a instalação do Windows 11:

Processador

– 1 gigahertz (GHz) ou superior;

– Processador com dois ou mais mais núcleos;

– Processador de 64 bits compatível ou System on a Chip (SoC).

Memória Ram

– Mínimo 4 gigabytes.

Armazenamento

– Armazenamento interno mínimo de 64 GB ou mais;

Firmware do sistema

– UEFI;

– Compatibilidade com inicialização segura;

TPM

– Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0.

Placa gráfica

– Compatível com DirectX 12 ou posterior;

– Com driver WDDM 2.0.

Tela 

– Alta definição (720p);

– Maior que 9 polegadas;

– 8 bits por canal de cor.

Conexão com a internet e contas da Microsoft

– A edição Windows 11 necessita de conexão com a internet e uma conta Microsoft durante o primeiro uso;

– O ato de alternar um dispositivo com Windows 11 Home no modo S requer internet;

– Em todas as edições do Windows 11 é necessário manter a conexão com a internet para realizar atualizações e instalar softwares. Além disso, muitos recursos necessitam da conectividade.

Como se registrar no programa Windows Insider e baixar o Windows 11 beta

Não há como testar as novidades do Windows sem estar cadastrado no programa de testes da Microsoft. O usuário testador do sistema é peça importante para determinar adequações que serão implementadas na versão final do OS. Para isso, é claro, se compromete a utilizar a versão beta que pode apresentar problemas como bugs e instabilidades em determinadas ferramentas. 

Antes de começar, certifique-se de saber qual a conta da Microsoft está vinculada ao Windows 10 em seu computador. Ela será necessária para efetivar o seu cadastro no Windows Insider. Vamos aos passos.

Passo 1. Acesse o site Windows Insider usando o navegador web do PC;

Passo 2. Clique sobre a aba “Por dentro do Windows 11”;

Passo 3. Clique sobre o botão “Inscreva-se” para iniciar o processo de cadastro;

Passo 4. Faça login com sua conta da Microsoft. Como dissemos anteriormente, precisa ser a mesma utilizada em sua conta do Windows 10;

Passo 5. Em seu PC, acesse “Configurações” e clique na opção “Atualização e Segurança”;

Passo 6. Na aba “Windows Insider”, clique no botão “Começar Agora”;

– Agregue a sua conta configurada anteriormente no Windows Insider e escolha a opção “Beta”;

– Reinicie o computador;

– Siga até a aba “Atualização e Segurança” e encontre a opção “Busque por atualizações”;

– Aguarde o download da build começar.

Se o computador não tiver os requisitos ideais, um alerta na tela indicando que o sistema poderá apresentar instabilidade após a instalação. No entanto, a instalação acontecerá normalmente, não se preocupe.

Gostou dessa dica? Não perca tempo. Continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para encontrar tutoriais, dicas sobre software e notícias quentes sobre o mundo da tecnologia. Use também nossa barra de pesquisas para encontrar artigos que solucionem as suas dúvidas sobre dispositivos móveis, computadores e softwares. Estamos aqui para te ajudar.