Como ativar e usar o equalizador do Spotify para ter mais controle sobre suas músicas

Como ativar e usar o equalizador do Spotify para ter mais controle sobre suas músicas

Quer melhorar, seja sozinho em casa ou numa reunião com os amigos, a qualidade do som das suas músicas ou podcasts preferidos? O equalizador do Spotify pode te ajudar nisso. Apesar de não ser uma ferramenta complicada, muitas pessoas nunca a utilizaram e nem sabem ao certo qual a sua utilidade.
Se você é uma dessas pessoas, esse artigo vai mudar isso! Vamos te mostrar como ativar o equalizador do Spotify, conseguindo ter muito mais controle sobre o conteúdo que você deseja ouvir.

É bem provável que você já utilize, ou pelo menos tenha ouvido falar no Spotify. Ele é atualmente um dos maiores serviços de streaming de músicas e podcasts do mundo, tendo mais de 285 milhões de usuários ao redor do mundo.
O que explica o sucesso do Spotify nos últimos anos, além de um vasto catálogo de faixas das principais bandas, artistas e criadores de conteúdo em áudio, é a praticidade da sua plataforma. Tendo internet, é possível com alguns cliques ouvir a sua música preferida, sem precisar fazer download ou comprar cada faixa ou disco separadamente, algo inimaginável há alguns anos atrás.
Além disso, seu aplicativo oferece algumas ferramentas para melhorar ainda mais a experiência dos ouvintes, sendo o equalizador uma delas. Vamos entender mais sobre como ele funciona.

Afinal de contas, o que é um equalizador?

Se você é leigo no mundo da música, talvez não saiba o que é um equalizador. Basicamente, ele é uma ferramenta que consegue manipular e alterar a amplitude sonora de cada faixa de frequência de um áudio.
Dessa forma, você pode personalizar a maneira como os conteúdos do Spotify são reproduzidos no seu dispositivo, podendo alterar os tons graves e agudos conforme o seu gosto pessoal. Isso é ótimo porque os usuários acabam não se tornando “reféns” de como os conteúdos foram produzidos e distribuídos pelas gravadoras e produtores.
Além disso, é possível potencializar a experiência, identificando a amplitude ideal para determinado gênero ou ambiente. Gosta de ouvir um rock com o agudo mais alto? Sem problemas! Quer aumentar o grave da música que está tocando naquele churrasco com os amigos? Isso é perfeitamente possível, com apenas alguns cliques.

Ativando o equalizador do Spotify

Como ativar e usar o equalizador do Spotify para ter mais controle sobre suas músicas

Ativar o equalizador do Spotify é algo simples e rápido. No entanto, o processo é diferente entre os dispositivos que possuem sistema Android e iOS.

Android

1. Acesse o aplicativo e clique em início (ícone de uma casa no canto inferior esquerdo).
2. Clique em preferências (ícone de uma ferramenta, no canto superior direito).
3. Em qualidade de áudio, clique em Equalizador.
4. Escolha um som que você goste nas configurações de áudio do dispositivo.

iOS

1. Acesso o aplicativo e clique em início (ícone de uma casa no canto inferior esquerdo).
2. Clique em preferências (ícone de uma ferramenta, no canto superior direito).
3. Clique em Reprodução.
4. Clique em Equalizador, e faça a ativação movendo a seta para o lado direito.
5. Escolha uma predefinição ou arraste os pontos no equalizador para achar um som que você goste.

Utilizando a ferramenta

O equalizador do Spotify possui um gráfico que traz as frequências em um eixo e os decibéis no outro. Movendo a linha do gráfico, é possível ajustar as frequências, subindo ou baixando a escala de decibéis. Quanto mais para cima o controlador estiver, maior será o volume da frequência, e quanto mais para baixo, menor será o volume.
Caso você não possua o conhecimento sobre produção sonora, a melhor alternativa é ir selecionar uma música que você gosta de ouvir e ir alterando a linha do equalizador, identificando quais ajustes fazem o som ficar melhor ou pior, de acordo com a sua preferência.

Uma boa dica, especialmente para usuários novos, é recorrer a ajustes pré-definidos pelo próprio Spotify. O aplicativo já possui opções que teoricamente melhoram gêneros musicais, ou então potencializam o som de diversos tipos de alto-falantes.
Isso é ótimo, especialmente para pessoas que gostam de ouvir diferentes gêneros. É possível que o mesmo ajuste que deixe a música clássica incrível, acabe piorando uma música de rock. Alternando entre os ajustes pré-definidos, o usuário poupa o tempo de precisar configurar o estabilizador a cada momento que deseja ouvir uma música de estilo diferente.
Além disso, você pode oferecer uma qualidade de som muito melhor no seu próximo churrasco ou confraternização na sua casa, sabendo que a sua playlist reproduzida num alto-falante estará tocando da melhor maneira possível.
Gostou do nosso tutorial? Então basta abrir o aplicativo do Spotify no seu celular, testar o equalizador de voz e aproveitar. Você também pode visualizar as demais matérias do portal Positivo do Seu Jeito e ficar antenado sobre tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia, além de conferir diversos tutoriais e dicas sobre vários assuntos. Venha com a gente e seja bem-vindo!
Fonte(s):

TudoCelular e Canaltech.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.