Para muitas pessoas, postar no Instagram é mais do que simplesmente entregar uma foto que possa ser vista pelos amigos. Trata-se de uma ferramenta de divulgação onde o objetivo é obter a maior audiência possível. Para isso, nada melhor do que descobrir como saber o melhor horário para postar no Instagram.
Não há uma regra geral com relação a isso, pois cada perfil se comporta de uma maneira distinta. Pode ser que o seu público-alvo esteja mais atento à noite enquanto outras pessoas podem obter melhores resultados pela manhã. Seja qual for a melhor hora para você, há uma maneira de checar essa informação usando dados reais de acesso ao seu perfil.
Para ter certeza de quais são os horários mais fortes para as suas publicações, é preciso que você tenha primeiro um perfil comercial no Instagram.
Passo 01: toque sobre a opção de “Configurações”, na página inicial do seu perfil e, depois, toque sobre “Mudar para o perfil comercial”.
Você será direcionado para uma tela de boas-vindas, explicando o passo a passo para transformar a sua conta. Será preciso adicionar um número de telefone, um endereço de e-mail ou a localização.
Passo 02: em seguida, é possível conectar a sua conta com uma página do Facebook. Essa alternativa, porém, é opcional. Por fim, basta escolher uma categoria para o seu perfil e configurar as demais informações solicitadas.
A conta obrigatoriamente precisa ser pública, uma vez que esses recursos não estão disponíveis para contas privadas.
Com isso você ganha acesso ao Instagram Insight.
Passo 03: acesse novamente seu perfil no Instagram e toque sobre o ícone de três barras, no canto superior direito.
Em seguida, escolha a opção “Informações”.
Passo 04: depois, selecione “Público” e role a tela até o final para encontrar o item “Seguidores”.
Toque sobre ele. Você será apresentado a uma série de gráficos que mostram os dias da semana e os horários de atividades dos seus seguidores e visitantes.
Passo 05: basta ficar de olho nos horários, que estão na parte de baixo do gráfico.
Eles indicam quais são os períodos do dia no qual as suas fotos costumam receber um maior número de visitas ou interações. É possível ainda ver dados específicos de cada um dos dias da semana. Agora é só cruzar essas informações e descobrir os melhores resultados.
Dessa forma, você pode se programar para fazer postagens nas horas do dia em que existem mis pessoas vendo os seus posts. Por exemplo, postagens entre as 10h e as 16h costumam ser mais populares do que publicações que vão ao ar de madrugada. Da mesma maneira, aquelas que são postadas durante a semana obtém melhores resultados do que as dos finais de semana.
Essas características mais generalistas, no entanto, podem não se aplicar ao seu perfil. Somente após analisar esses dados é que você poderá tomar a decisão mais adequadas para as suas necessidades.