Alguns protetores de tela antigos do Windows são lembrados até hoje pelos usuários. Naquela época, utilizar esse recurso era importante, pois caso a tela ficasse com a mesma imagem estática por muito tempo os monitores corriam o risco de sofrer o efeito burn-in.
O tempo passou e os protetores de tela foram saindo de moda, mas existe muita gente que não se esquece deles. Nesse artigo, selecionamos alguns dos modelos consagrados pelo sistema operacional da Microsoft e que certamente você deve ter visto por aí. É hora de nostalgia, acompanhe!
O protetor de tela do Windows é uma ferramenta para personalizar seu computador, adicionando elementos que aparecem depois de um tempo de inatividade do PC. Dessa forma, é possível selecionar uma das opções nativas, com bolhas, textos em 3D, faixas e até alternar entre imagens do seu arquivo pessoal.
Nem todos da nova geração sabem, mas os protetores de tela eram bastante comuns em versões mais antigas do sistema operacional do Windows, como 95 e 98.
Esses descansos de tela eram vídeos e animações que eram reproduzidas de maneira automática depois que o PC permanecia um certo período inativo.
Preparamos uma lista que é pura nostalgia: nela iremos apresentar 9 protetores de tela clássicos do Windows. Conheça-os ou relembre-os!
Quando o PC ficava inativo por um bom tempo, um dos screensavers clássicos que apareciam era o dos canos tridimensionais. Tubulações coloridas eram construídas de forma incessante, mostrando o que na época parecia ser um alto nível de realismo nas imagens construídas digitalmente. Confira como ele era assistindo ao vídeo.
A popular proteção de tela conhecida em inglês como “Maze 3D”, trazia um labirinto 3D, que foi lançado para os Windows 95 e 98.
As imagens mostravam a câmera se deslocando por um labirinto cercado por paredes de tijolo de forma aleatória. Para muitos, o cenário lembrava os dos clássicos games Wolfenstein e Doom, sucessos incontestáveis naquela época.
Quem teve a oportunidade de utilizar PCs no início dos anos 90 certamente deve ter conhecido um dos melhores protetores de tela já feitos. Johnny Castaway era um náufrago em uma ilha e, sozinho em seu mundo particular, ele fazia diversas ações.
Muita gente ficava horas apenas assistindo o que ele era capaz de fazer. Foi um grande sucesso na época da versão 3.11 do Windows. Talvez este seja o screensaver mais icônico do mundo!
Outro protetor de tela muito famoso era o de estrelas no céu. A impressão que se tinha era a de estar a bordo de uma nave espacial vendo as estrelas surgirem no espaço à medida que íamos avançando pela imensidão.
Mas apesar de ser um protetor de tela bastante criativo, era considerado pouco eficiente.
Podemos considerar as janelas voadoras como uma adaptação do screensaver das estrelas no céu. No entanto, no lugar de mostrar os astros o que se via era o logo do Windows multiplicado dezenas de vezes.
Esse protetor de tela conseguia ser mais eficiente e também era uma criação da época do Windows 3.11.
Esse protetor de tela estava presente no Windows 98 e fez muita gente ficar vidrada em frente da telinha. O que se via era uma casa mal-assombrada, na qual as luzes eram acesas de forma aleatória.
Muitos acabavam se assustando pelo fato do screensaver ter som. Um pássaro ou mesmo o som de um órgão apareciam com frequência para “animar” o ambiente.
É bem provável que se você viu esse protetor de tela na época em que ele foi lançado, na primeira vez achou que estava vendo imagens reais. Isso porque os peixinhos no fundo do mar eram muito realistas e davam mesmo a impressão de terem transformado a tela do seu monitor em um aquário.
Com o sucesso do filme Matrix, lançado em 1999, muitos softwares utilizaram o visual do filme como inspiração. O protetor de tela na cor verde, com números e letras correndo pela tela como se um programa estivesse sendo executado virou uma verdadeira febre e figurou entre os programas mais baixados da época.
Por fim, fechando a nossa lista, não poderíamos deixar de mencionar o clássico texto giratório. Era possível personalizar o que você queria que aparecesse escrito na tela.
Além disso, existia a opção de deixar a hora certa flutuando por ali. Embora fosse simples, era quase que um padrão nas máquinas e, por isso, era amplamente utilizado.
Hoje você relembrou ou conheceu os protetores de tela mais antigos do Windows, esperamos que tenha gostado deste conteúdo nostálgico. Para conferir mais curiosidades, siga acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.
Fonte(s):