Você sabia que é possível transformar o seu smartphone Android em uma espécie de varinha mágica do universo de Harry Potter? Isso porque há como usar feitiços de Harry Potter no celular para ativar funções do aparelho.
O recurso não é exatamente uma novidade, mas já faz tanto tempo que ele foi incorporado que talvez você não se lembre mais. A função foi incorporada ao Google Assistente no final de 2016, na ocasião do lançamento do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam. Porém, na época ele estava disponível apenas na versão em inglês e os brasileiros não puderam tirar muito proveito.
São dois os feitiços que podem ser utilizados pelos brasileiros: lumos e nox. Você ficará surpreso com a criatividade dos desenvolvedores com relação ao que eles são capazes de fazer. Vamos ao passo a passo de execução.
O Google nunca divulgou uma lista completa com os comandos associados a feitiços de Harry Potter que podem ser utilizados para habilitar ou desabilitar funções no smartphone. Outro comando que você pode empregar é o “sonoros”. Ele serve para abrir as configurações de volume.
Na época do lançamento nos Estados Unidos, também era possível usar o comando “silenco” para silenciar alarmes e notificações, mas aparentemente ele não está funcionando na versão brasileira.
Já se vão quase 20 anos desde que o primeiro filme de Harry Potter chegou aos cinemas. Em 2001 estreava Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro de uma série de oito filme que transformaria a franquia em uma das mais bem-sucedidas da história do cinema. Em 2016 ela retornou às telas com Animais Fantásticos e Onde Habitam, filme que ganhou uma sequência em 2018.
O terceiro filme da nova série, previsto para estrear em 2021, se passará no Brasil. A informação foi confirmada pela própria autora, J. K. Rowling. Ela destacou que a produção será ambientada no Rio de Janeiro da década de 30. Pouco se sabe sobre a trama, mas as informações que temos até o momento indicam que Grindelwald tem um chupa-cabra como criatura mágica e que há uma escola de magia em plena Floresta Amazônica: a Castelobruxo.
Além dos filmes, a franquia se mantém viva com reedições de filmes e livros, produtos licenciados e parques temáticos espalhados pelo mundo. O game Wizards Unite, baseado em Harry Potter, é um dos grandes sucessos da atualidade nos smartphones.