Positivo do seu jeito

Dicas

BlueStacks: o que é e como usar o principal emulador de Android para PC

27 de agosto de 2020

por: MKT Positivo

Que o Android é uma excelente fonte de jogos você já sabe. Porém, certos games são mais difíceis de serem jogados por meio da tela touch do que via controle, mouse ou teclado. Seria perfeito se você pudesse utilizar o PC para controlar os jogos do celular, não é mesmo?

Pois a solução para esse impasse existe. Há várias opções de aplicativos de emulador que permitem que você utilize aplicativos Android no PC, mas a mais conhecida entre todas é o BlueStacks. Completamente gratuito, ele é a opção perfeita para você elevar seu nível em jogos no estilo FPS, MMORPG e muitos outros.

Como instalar e utilizar o BlueStacks?

O BlueStacks é compatível com todas as versões do Windows 10 (32-bit e 64-bit). Porém, para executá-lo, certifique-se de que sua máquina tem pelo menos 2 GB de RAM. Você pode até conseguir instalar o app com uma configuração abaixo disso, mas verá que o desempenho ficará abaixo do esperado. O passo a passo de instalação é simples.

Passo 1. Acesse o site do BlueStacks e escolha a versão para download. Automaticamente a página identificará a versão do seu sistema operacional, mas é possível baixar outras versões se você quiser.

Passo 2. Depois de finalizar o download, dê um duplo clique sobre o arquivo executável e aguarde a instalação.

Passo 3. Ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, faça login com a sua conta Google. Você pode utilizar a mesma que está habilitada no seu smartphone e isso fará com que o progresso em um jogo seja sincronizado em ambas as versões.

Passo 4. Ao conferir a versão da Play Store no BlueStacks, procure o jogo que deseja baixar, faça o download e aguarde a instalação. Se você quiser, um ícone de atalho para o game será criado diretamente na sua Área de Trabalho.

As principais vantagens de utilizar o BlueStacks para jogos

São muitas as vantagens que um emulador como o BlueStacks oferece para quem busca ser mais competitivo em jogos online. A diferença é maior em títulos nos quais a agilidade nos comandos é um diferencial, como é o caso dos FPS e dos MMORPG, que ficam muito mais atrativos quando controlados via mouse e teclado.

O BlueStacks conta com um recurso de Keymapping, que permite que você mapeie todas as teclas para ter acesso a uma jogabilidade ainda mais atrativa para o seu perfil. Entretanto, na maioria dos grandes títulos disponíveis para Android já há uma pré-configuração testada e aprovada pelos desenvolvedores do emular.

Além das vantagens em termos de jogabilidade, desfrutar dos principais games de Android na tela grande de um monitor permite que você veja um nível maior de detalhes, o que pode se tornar uma vantagem competitiva em jogos de diversos estilos. Seja mais preciso nos tiros e simplifique a ação de enviar mensagens de texto durante as partidas.

Por fim, o BlueStacks traz um diferencial e tanto que são as Macros. Você pode gravar um conjunto de ações em forma de script e executá-las de forma simples, poupando tempo e evoluindo seus personagens mais depressa. Títulos como RAID: Shadow Legends, Omega Legends, Heroes of Might & Magic: Era of Chaos, Free Fire e Saint Seiya Awakening são algumas das opções que ficam muito mais interessantes quando jogadas via emulador.