Recentemente, a Microsoft disponibilizou o recurso de VPN grátis integrada ao navegador. A ferramenta já está disponível para alguns de seus usuários.
Além de compreender a melhoria constante desses recursos, confira o conteúdo que preparamos para você para entender melhor o que é a VPN e para que serve a VPN do Edge!
O Microsoft Edge é um navegador da internet criado pela Microsoft. Esse navegador possibilita que o usuário colete e armazene dados específicos na sua máquina, por exemplo, cookies.
Uma das vantagens do Edge é que ele é de fácil uso e uma opção rápida em qualquer sistema operacional Windows. No entanto, possui algumas limitações relacionadas aos softwares, tais como Firefox e Chrome.
VPN significa Rede Virtual Privada e trata-se de um túnel que gera uma conexão completamente segura entre diversos dispositivos. A VPN possibilita aos seus usuários uma navegação na internet de maneira mais privada, sem preocupações com restrições ou rastreio externo.
A VPN do Edge é disponibilizada pela Cloudflare, organização de segurança bastante popular pela proteção de sites da web e pela operacionalização do serviço que é parecido ao iCloud. Esse recurso criptografa informações trocadas entre seu PC e os sites, redirecionando o IP verdadeiro para outro país, como se fosse uma espécie de túnel pelo qual trafegam os dados.
Utilizar a VPN auxilia no bloqueio de anúncios personalizados e possibilita acesso a serviços regionalizados. A VPN do Edge não permite que os serviços geolocalizados sejam burlados, porém a navegação mais protegida e sem rastreamento direto é uma ótima vantagem.
Em fevereiro, a Microsoft começou a disponibilizar o recurso de VPN grátis integrada do navegador Edge 110. A ferramenta Edge Secure Network já está liberada para alguns usuários e possibilita que o IP da sua máquina fique camuflado para conseguir mais privacidade on-line e para evitar anúncios direcionados.
No entanto, é válido ressaltar que o serviço possui uma limitação de 1 GB de tráfego gratuito para uso mensal. Ou seja, quando essa quantidade acabar, será necessário pagar para seguir aproveitando o serviço. Em relação aos valores de planos, ainda não houve divulgação.
Os usuários que participaram da fase de testes, que foi feita em 2022, vão ganhar um bônus de 15 GB extra de dados para uso livre.
Três opções estarão disponíveis:
Por mais que o Edge ofereça recursos próprios, uma VPN integrada não é algo inédito entre os navegadores. Por exemplo, o Opera já disponibiliza uma ferramenta semelhante há algum tempo, com recursos completos e totalmente gratuitos. O Firefox também lançou um serviço próprio do gênero — pago e disponibilizado de forma limitada.
Em fevereiro de 2023, o Edge chegou com a tão aguardada transferência rápida de arquivos entre PC e celular. O Drop permite o compartilhamento de documentos, fotos, vídeos e anotações entre aparelhos que utilizam o navegador conectado na mesma conta da Microsoft.
Conforme apresentamos no conteúdo de hoje, a Microsoft busca assegurar que seu navegador ofereça ainda mais recursos, mas sempre pensando na segurança dos usuários.
Se assuntos como esse são do seu interesse, confira os outros conteúdos disponíveis no blog Positivo do Seu Jeito.