vários ícones do Microsoft Edge em um fundo azul

Microsoft Edge começa a receber VPN grátis integrada ao navegador

Recentemente, a Microsoft disponibilizou o recurso de VPN grátis integrada ao navegador. A ferramenta já está disponível para alguns de seus usuários.

animação mostrando pontos conectados em um servidor VPN ao redor do planeta Terra

Além de compreender a melhoria constante desses recursos, confira o conteúdo que preparamos para você para entender melhor o que é a VPN e para que serve a VPN do Edge!

O que é Microsoft Edge?

O Microsoft Edge é um navegador da internet criado pela Microsoft. Esse navegador possibilita que o usuário colete e armazene dados específicos na sua máquina, por exemplo, cookies

Uma das vantagens do Edge é que ele é de fácil uso e uma opção rápida em qualquer sistema operacional Windows. No entanto, possui algumas limitações relacionadas aos softwares, tais como Firefox e Chrome.

porco espinho correndo em uma roda com o ícone do Microsoft Edge

O que é uma VPN?

VPN significa Rede Virtual Privada e trata-se de um túnel que gera uma conexão completamente segura entre diversos dispositivos. A VPN possibilita aos seus usuários uma navegação na internet de maneira mais privada, sem preocupações com restrições ou rastreio externo.

Para que serve a VPN do Edge?

A VPN do Edge é disponibilizada pela Cloudflare, organização de segurança bastante popular pela proteção de sites da web e pela operacionalização do serviço que é parecido ao iCloud. Esse recurso criptografa informações trocadas entre seu PC e os sites, redirecionando o IP verdadeiro para outro país, como se fosse uma espécie de túnel pelo qual trafegam os dados.

disco com mensagens criptografadas

Utilizar a VPN auxilia no bloqueio de anúncios personalizados e possibilita acesso a serviços regionalizados. A VPN do Edge não permite que os serviços geolocalizados sejam burlados, porém a navegação mais protegida e sem rastreamento direto é uma ótima vantagem.

Microsoft liberou o recurso de VPN grátis integrada do navegador Edge 110

Em fevereiro, a Microsoft começou a disponibilizar o recurso de VPN grátis integrada do navegador Edge 110. A ferramenta Edge Secure Network já está liberada para alguns usuários e possibilita que o IP da sua máquina fique camuflado para conseguir mais privacidade on-line e para evitar anúncios direcionados.

No entanto, é válido ressaltar que o serviço possui uma limitação de 1 GB de tráfego gratuito para uso mensal. Ou seja, quando essa quantidade acabar, será necessário pagar para seguir aproveitando o serviço. Em relação aos valores de planos, ainda não houve divulgação. 

Os usuários que participaram da fase de testes, que foi feita em 2022, vão ganhar um bônus de 15 GB extra de dados para uso livre.

Três opções estarão disponíveis:

  • Restritiva: o usuário deverá montar uma lista de quais sites irão usar a VPN, para que ela seja ativada ao navegador;
  • Mediana: o próprio aplicativo vai gerenciar isso ao acessar sites que sejam invasivos ou que ofereçam riscos;
  • Liberada: a VPN sempre permanecerá ligada para qualquer acesso, o que não é recomendado para os usuários do plano gratuito, pois assim os dados irão se esgotar mais rapidamente.

Aprimoramento constante do Edge

Por mais que o Edge ofereça recursos próprios, uma VPN integrada não é algo inédito entre os navegadores. Por exemplo, o Opera já disponibiliza uma ferramenta semelhante há algum tempo, com recursos completos e totalmente gratuitos. O Firefox também lançou um serviço próprio do gênero — pago e disponibilizado de forma limitada.

Em fevereiro de 2023, o Edge chegou com a tão aguardada transferência rápida de arquivos entre PC e celular. O Drop permite o compartilhamento de documentos, fotos, vídeos e anotações entre aparelhos que utilizam o navegador conectado na mesma conta da Microsoft.

janela de transferência de arquivos de um computador com Windows antigo

Conforme apresentamos no conteúdo de hoje, a Microsoft busca assegurar que seu navegador ofereça ainda mais recursos, mas sempre pensando na segurança dos usuários.

Se assuntos como esse são do seu interesse, confira os outros conteúdos disponíveis no blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.