Positivo do seu jeito

Dicas

Devo limpar o cache do sistema do meu celular Android? Tire suas dúvidas

25 de junho de 2020

por: MKT Positivo

Você sabia que alguns smartphones Android oferecem a opção de limpar o cache? Esse recurso não está disponível na maioria dos celulares, mas se for esse o caso do seu modelo essa é uma oportunidade de liberar um pouco de espaço nessa participação.

Porém, será que vale a pena realizar esse procedimento no seu celular? Ou, ainda, será que muda alguma coisa limpar ou não o cache do aparelho? Neste artigo, explicaremos mais detalhes sobre esse procedimento, suas características e como realizá-lo caso seu smartphone seja compatível.

O que é o cache do sistema e quais dados estão armazenados por lá?

No passado, o sistema operacional Android utilizava um sistema de cache para armazenar arquivos de atualizações. Nos modelos mais novos, o Google optou por um método distinto para atualizar os dispositivos, dispensando esse tipo de partição.

Se esse é o caso do seu aparelho, então é justamente para isso que serve a partição: armazenar arquivos de atualização em uma partição separada. Esse conteúdo não tira o espaço de armazenamento para aplicativos, fotos e vídeos, portanto removê-lo não impactará significativamente em melhorias de desempenho.

Se ainda assim você quer eliminar esses arquivos, que podem ter relação não apenas com as atualizações do Android, mas também com conteúdos de aplicativos instalados, então vamos aprender como fazer.

Novamente: na prática você não perceberá praticamente nenhum benefício. Porém, não fará nenhum mal ao sistema operacional se você optar por limpar tudo e deixar o Android como se estivesse “novo”, mas sem precisar recorrer à formatação.

Essa opção pode ser interessante se o seu aparelho está apresentando algum tipo de problema. É uma tentativa válida de resolver as coisas antes de recorrer à restauração ao modo de fábrica.

Como limpar o cache do meu smartphone?

Como já mencionamos, nem todos as fabricantes disponibilizam essa opção em seus smartphones. Se o seu modelo está na lista dos que permitem fazer isso, então esse é o passo a passo que você deve seguir.

Passo 1. Reinicie o smartphone em “Modo de Recuperação”. Para fazer isso, primeiro desligue completamente o celular.

Passo 2. Agora, pressione e segure os botões “Power” e “volume para baixo”, simultaneamente, até que o aparelho ligue novamente. Se essa combinação funcionar, talvez a fabricante do smartphone tenha uma configuração diferente. Consulte o manual de instruções, se for o caso.

Passo 3. Em seguida, será solicitado que você entre com a senha do aparelho. Digite-a para que o sistema operacional seja iniciado em “Modo de Recuperação”.

Passo 4. Durante esse processo, em alguns aparelhos o touchscreen é desabilitado. Se for esse o caso do seu, utilize os botões de volume para baixo e para cima para navegar entre as opções.

Passo 5. Busque a opção “Limpar dados e cache” e selecione-a. Confirme o procedimento e aguarde até que a partição seja limpa.

Passo 6. Por fim, reinicie o celular. Ele deve funcionar normalmente após esse procedimento.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.