“Sua encomenda saiu para entrega”. Essa frase soa como música para aqueles que fazem compras online. Porém, nesse período de férias, pode ser que você não esteja em casa para receber seu pacote. Entenda como saber em qual agência dos correios está uma encomenda.
Quando isso acontece ele vai parar em uma agência dos Correios na sua região, e fica lá aguardando até que você vá pessoalmente retirar a mercadoria. Situação similar acontece também quando por alguma razão é preciso pagar taxas extras, como impostos de importação.
Se você tem dúvidas sobre como checar onde está a sua encomenda enviada pelos Correios, o passo a passo a seguir mostra a solução.
Para fazer esse passo a passo você precisará de pelo menos duas informações: o CPF ou CNPJ do destinatário ou o código de rastreamento da mercadoria. Itens enviados sem indicação de CPF do destinatário não geram código de rastreamento e, portanto, não podem ser localizados online.
Passo 1. Acesse o site dos Correios, na página específica de rastreamento de objetos.
Passo 2. No campo de busca, digite o número do CPF ou CNPJ do destinatário ou ainda o código de rastreamento. Clique em “Buscar”.
Passo 3. Será exibido todo o trajeto da encomenda, desde o momento em que ela foi enviada pelo remetente, até o status atual. Caso ela tenha ido parar em uma agência dos Correios, será indicado na mensagem em qual delas está.
Fique por dentro das siglas do Correios
Nas suas mensagens de encaminhamento de mercadorias, eventualmente algumas informações podem ser representadas por siglas. Elas fazem todo o sentido dentro do sistema dos Correios, mas podem confundir o usuário que não sabe o que cada uma delas significa. As que você verá com mais frequência são as seguintes:
É importante conhecer as siglas porque, dependendo da que estiver indicada na sua encomenda, pode ser que a mercadoria não esteja na agência mais próxima, como você poderia imaginar. Por exemplo, em um bairro pode haver várias agências dos Correios, mas apenas um Centro de Distribuição Domiciliar em comum.
Outra dica: quando uma encomenda é encaminhada para uma agência dos Correios em razão de impossibilidade de entrega, há prazos específicos para que o consumidor procure a mercadoria. Esse prazo varia de acordo com o tipo de encomenda e a modalidade de entrega. Após esgotado o prazo, a encomenda retorna para o remetente e o processo de entrega é encerrado.