Positivo do seu jeito

Dicas

10 dicas para tirar fotos melhores no Android

9 de junho de 2019

por: MKT Positivo

Os smartphones tomaram o lugar das câmeras digitais e hoje a maioria das pessoas que fotografa por lazer não têm um equipamento específico para isso. Por isso, dicas para tirar fotos melhores no Android são sempre muito bem-vindas.

A evolução da câmera dos celulares fez com que eles se tornassem aptos a capturar imagens e vídeos de alta qualidade e com muito mais praticidade. Se você também é adepto da fotografia com smartphones, essas 10 dicas especiais para tirar fotos melhores certamente serão bastante úteis.

dicas-para-tirar-fotos-melhores-no-android

1. Limpe a lente da câmera

Muitas pessoas se esquecem desse detalhe, mas ele faz diferença. Fazer a limpeza constante da lente da câmera evita que suas fotos fiquem embaçadas e faz com que elas ganhem em nitidez. É comum que ao longo do dia nossos dedos toquem a lente, deixando ali marcas de digitais. Use uma flanela ou um tecido de microfibra e passe-o suavemente sobre a lente pelo menos uma vez ao dia.

2. Use as duas mãos ou um tripé

Por mais que os smartphones mais modernos contem com recursos de estabilização óptica de imagem, ter firmeza na hora de segurar o aparelho ainda é a melhor precaução contra fotos tremidas ou fora de foco.

dicas-para-fotos-melhores-no-android

Ao fotografar, segure o celular firmemente com as duas mãos. Se preferir, use um tripé para evitar que movimentos bruscos comprometam suas fotos.

3. Utilize o foco manual

Na tentativa de simplificar o uso, o software de câmera do Android conta com recursos que permitem focar automaticamente um objeto durante um disparo. Porém, quando você utiliza o foco manual, passa a ter mais controle sobre aquilo que fotografa, pois garante que o item principal terá o máximo de nitidez possível. Toque na tela para marcar o ponto de foco manual antes da fotografia.

4. Prefira fotos na horizontal

A menos que a circunstância peça isso, procure sempre tirar as suas fotos na horizontal (com o celular deitado). Essa escolha lhe dará mais opções de enquadramento e também permitirá composições mais interessantes e que são melhor visualizadas tanto em smartphones quanto em PCs.

dicas-para-tirar-fotos-melhores

Além disso, ao postar a foto em redes sociais, diminuem as chances de que você precise cortá-la em algum lugar.

5. Chegue mais próximo do objeto fotografado

Embora o zoom digital permita que você aproxime as imagens fotografadas, os resultados obtidos quando nos aproximamos do objeto fotografado são melhores. A dica é se aproximar ou se afastar do item que será fotografado e tentar vários enquadramentos. O zoom digital faz com que a imagem perca em qualidade e o resultado pode não ser do seu agrado.

6. Evite utilizar o flash

Diferentemente do que acontece nas câmeras profissionais, o flash dos smartphones é fraco. Por isso, a menos que você esteja em um ambiente realmente escuro, em outras circunstâncias o flash acabará prejudicando as suas fotos, deixando as cores mais artificiais e as pessoas com olhos vermelhos.

dicas-para-tirar-fotos-no-android

A dica é deixar o flash desabilitado por padrão e usá-lo somente quando for estritamente necessário.

7. Fique atento à iluminação

A palavra “fotografia” significa “escrita com a luz”. Portanto, luz é um elemento essencial para se tirar boas fotos. Ambientes com luz natural costumam proporcionar fotos melhores do que luzes artificiais. Evite ainda que as luzes estejam direcionadas ao objeto fotografado, caso contrário ele ficará superexposto. Use as sombras a seu favor e crie composições mais ricas.

8. Fotografe usando o modo manual

Os smartphones com câmeras mais poderosas contam com um modo manual de câmera, que permite ter um controle maior sobre todos os elementos. Abertura, distância focal, ISO, balanço de brilho e contraste são apenas alguns dos itens. Caso o seu aparelho não tenha recursos do gênero, baixe apps de câmera como o Camera Zoom FX ou o VSCO Cam.

9. Faça edição nas imagens

Mesmo os fotógrafos que utilizam câmeras profissionais corrigem imperfeições e aplicam efeitos posteriormente às imagens.

fotos-melhores-no-android

Portanto, use e abuse de aplicativos do gênero para tornar as suas fotos ainda melhores. Alternativas como o Adobe Lightroom e o Snapseed estão entre as melhores do mercado.

10. Aposte no modo HDR

O modo HDR é um recurso capaz de melhorar consideravelmente a qualidade das suas imagens. A ideia dele é melhorar o contraste, proporcionando cores mais vibrantes e um nível de detalhamento mais alto. Para isso, ele tira três fotos com níveis de exposição diferentes e as sobrepõe, apresentando ao usuário a melhor qualidade possível. Fotos em HDR ocupam mais espaço de armazenamento, mas vale a pena investir em um aparelho compatível com esse recurso.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.