É bem provável que o buscador Google seja parte da sua vida e você realize diversas buscas nele ao longo da semana. O que poucos usuários sabem é que existe mais de uma dezena de funções secretas na busca do Google, que vão de jogos a utilidades curiosas.
Nesse artigo, listamos dez dessas funções secretas para que você possa adicioná-las ao seu dia ou ainda ser divertir com cada uma delas. Vale lembrar que todos esses recursos funcionam em qualquer navegador, mas falamos aqui da versão para PC e notebook. No smartphone você pode até fazer o teste, mas nem todos funcionarão.
Desde 2010, quando o Google fez um doodle homenageando o game Pac-Man, o buscador ganhou uma função secreta que permite a qualquer um jogar o game quando quiser. Tudo o que você precisa fazer é digitar “pac-man” no campo de buscas.
Nesse caso, uma versão simplificada do jogo é aberta na página e você pode começar a jogar. Use as setas para controlar o personagem. Seu objetivo no jogo é comer todas as frutinhas e não ser pego pelos fantasmas.
Essa, além de ser uma dica curiosa, é também uma ideia extremamente divertida para a educação das crianças. Tudo o que você precisa fazer é digitar “sons de animais” (sem as aspas) na busca do Google.
Um player com a imagem de vários bichos será exibido. Basta clicar no animal correspondente para ouvir o som que eles emitem.
Outro game que está disponível no Google é o clássico Breakout, do Atari. Para encontra-lo, é preciso selecionar primeiro a opção “Imagens” na busca e, depois, digitar “Atari Breakout”.
O jogo é aquele no qual você deve destruir os bloquinhos com uma bolinha. Para controlar a barra na parte inferior da tela, use o cursor do mouse.
Ao digitar a palavra “spinner” no buscador aparece na tela o popular fidget spinner, brinquedo que se tornou uma febre no Brasil nos últimos dois anos. Cada vez que você clica no botão “spin” ele roda com mais força.
Outra opção é a exibição de uma roleta, com números que vão de 0 a 10. Você ainda pode escolher quantas vezes quer que ela rode, tornando-a ideal para sorteios.
O popular Jogo da Velha também está disponível no Google. Basta digitar “jogo da velha” no navegador para que ele seja exibido. Você pode jogar contra o computador ou contra um amigo.
Além disso, é possível escolher o nível de dificuldade – fácil, médio e impossível. Perfeito para matar o tempo nas suas horas de descanso na frente do computador.
Se você tem celular há um bom tempo, certamente deve se lembrar do saudoso “Jogo da Cobrinha”, nome popular pelo qual ficou conhecido o game “Snake”.
Saiba que ele também está disponível no Google para quem quiser se divertir e matar a saudade. Basta digitar “snake” no campo de buscas e depois escolher “clique para jogar”. Use as setas do teclado para movimentar a cobrinha pelo cenário e comer as maçãs.
Essa é, sem dúvida, a opção mais curiosa que encontramos no buscador. Se você digitar no campo de buscas “exercício de respiração” (sem as aspas), um player com uma esfera em movimento será exibido.
Ela traz comandos simples como “inspirar” e “expirar”. Basta acompanhar os movimentos para relaxar por uns instantes, mesmo diante da tela. Será que funciona mesmo?
No passado, jogar Paciência no Windows era um dos passatempos preferidos de quem estava em um computador sem acesso à internet.
Hoje, o game está disponível gratuitamente via Google para todos. Basta digitar “solitaire” (sem as aspas) no campo de buscas e selecionar “Clique para jogar”. Há ainda a opções de níveis “fácil” e “difícil”.
Se você é músico, sabe da importância de ter um metrônomo. Essa é a ferramenta usada para marcar o tempo das músicas, especialmente durante ensaios.
Basta digitar “metrônomo” na busca e depois definir a velocidade – entre 40 e 218 batidas por minuto (BPM). Basta dar o play e pronto!
Por fim, que tal usar o Google para fazer um sorteio? O recurso “gerador de números” é mais um que está disponível nas buscas do site. Basta digitar esse termo na caixa de pesquisas e pronto.
Depois, selecione o número mínimo e o número máximo. Ao clicar em “Gerar”, um número aleatório é escolhido.