mulher segurando um notebook

7 maneiras de poupar na hora de trocar seu notebook

Se você deu um google e pesquisou modelos de notebook para comprar, certamente se deparou com preços elevados. Por diversos fatores, os aparelhos eletrônicos registraram uma alta significativa nos últimos anos – o que pode desencorajar alguns consumidores. Para contornar as cifras altas, separamos algumas dicas que podem te ajudar a economizar na hora de trocar de notebook.

gato de óculos e gravata usando um notebook

Com destaque para seu tamanho compacto, ele é uma opção bastante vantajosa para quem precisa se locomover constantemente e levar o PC consigo. Além de conferir mobilidade, ele também traz a vantagem da bateria embutida, o que permite usá-lo em qualquer lugar.

Notebook: um desktop portátil 

Desde seu advento, na década de 1980, o notebook, ou laptop, tem se mostrado como uma opção para aqueles que desejam ter um device versátil, seja para o trabalho ou para o lazer. Atualmente, ele contempla públicos variados, como aqueles que precisam levar seu instrumento de um lugar para outro, ou mesmo os que buscam um aparelho compacto para montar seu setup.

homem usando notebook para trabalhar em uma cafeteria

A questão é que, com a interferência de alguns fatores, o queridinho dos fãs de tecnologia tem ficado cada vez mais caro. Entre os motivos para isso, é possível citar a pandemia de Covid-19 e sua demanda por aparelhos para viabilizar o home office e também a crise de chips, que tomou conta da indústria de eletrônicos. 

Em 2020, ano marcado pelo início da pandemia, o Zoom realizou uma pesquisa no mercado eletrônico e constatou que os notebooks registraram uma alta de 7% em seus valores, de modo geral. Hoje, a alta do dólar e todos os desdobramentos econômicos dos últimos tempos também contribuem para que os valores fiquem acima da média. 

Mas, calma, não é preciso desanimar. Apesar dos contratempos, é possível considerar algumas dicas que podem ajudar a encontrar um bom aparelho e que entregue uma boa relação entre custo e benefício. Confira as orientações a seguir. 

Faça a compra fora de datas comemorativas

Dia dos Pais, Black Friday, Natal e outros são um prato cheio para o comércio. Por isso, em compras planejadas, é de bom grado fugir desses períodos, visto que os preços tendem a aumentar

Busque comparadores de preço

Uma das vantagens de viver em uma era conectada é a facilidade que ela nos confere em tarefas mecânicas. A exemplo disso, é possível mencionar os comparadores de preço, que otimizam buscar por cifras mais em conta em diversas lojas dentro do ramo de e-commerce

Existem alguns comparadores famosos na web, como:

  • Zoom;
  • Buscapé;
  • Compare TechTudo;
  • Promobit;
  • Google Shopping. 

Assim, basta entrar no site de sua preferência, buscar o modelo de notebook desejado e deixar que o programa faça seu trabalho. Em alguns casos, é possível ainda colocar um alerta de preço, para que seja informado se houver uma queda no valor.

Compre um mais simples e faça um upgrade depois

Quanto mais bem equipado, mais alto deve ser o valor do notebook. Os integrantes de linhas “gamers” são campeões de preços elevados, visto que trazem uma ficha técnica elaborada e também acabamentos diferenciados. 

Por isso, vale considerar a compra de PCs mais simples, com especificações de entrada, e posteriormente investir em upgrade – seja de memória RAM, armazenamento e outros. É preciso atentar-se, no entanto, para escolher modelos que permitam a atualização posterior. 

Procure versões menos atuais

A versão também interfere no preço. Os lançamentos tendem a ser mais caros, pois trazem especificações atualizadas, o que, naturalmente, interfere no preço. Por outro lado, a cada anúncio de uma linha renovada, despontam as etiquetas de promoção de modelos mais antigos. 

Por isso, é válido ficar de olho nas datas de anúncios de novos devices e esperar que os laptops substituídos agreguem desconto nas semanas ou meses seguintes. Via de regra, isso é um movimento comum no mercado, que costuma derrubar o preço de um bom eletrônico, mesmo que não seja de última geração.

Explore outros sistemas

Apesar de o Windows ser um software hegemônico nos PCs, ele não é o único sistema operacional vigente no mercado. Existem outras modalidades disponíveis, como o Linux e Chrome OS. Essa diferença é um fator determinante, em alguns casos, no valor final do notebook. Justamente por não ser muito difundido entre a maior parte dos usuários, os sistemas alternativos costumam ser mais em conta e, assim, barateiam o laptop.

A única ressalva fica por conta das diferenças entre uma plataforma e outra, já que o Linux é ligeiramente diferente do Windows. Na prática, isso pode demandar um pouco mais de esforço na hora de executar tarefas, mesmo que simples. 

Pinguim do desenho Hora de Aventura dançando, representando o mascote do sistema operacional Linux

Considere um Chromebook

O Chromebook foi pensado para atender demandas básicas. Com estrutura mais simples e compacta, o hardware acompanha o sistema Chrome OS, um software do Google baseado no Chromium, tecnologia por trás do navegador da gigante das buscas. 

homem segurando um Chromebook

Quem cogitar um modelo desse, deve saber que ele tem algumas limitações, como a incompatibilidade com apps destinados aos desktops em geral. No entanto, com atualizações recentes, ele passou a abarcar mais tarefas e está cada vez mais independente de Wi-Fi

Dica extra: priorize sua demanda

Mesmo tendo o valor como um parâmetro importante na hora de decidir um modelo de notebook, é preciso reforçar que eles precisam ter configurações alinhadas às demandas. Ou seja, se o uso do PC for voltado para a criação de conteúdo e exigir contato com programas pesados, a ficha técnica deve ser reforçada para evitar engasgos. 

Já para aqueles que querem conforto nas horas de lazer, uma tela com boas especificações deve ser prioridade, para que ela exiba filmes, séries e jogos com qualidade e sem maiores complicações. 

O público que precisa de mais armazenamento, também precisa ficar de olho na quantidade de gigabytes oferecidos pelo laptop. Em suma, a tarefa de trocar de notebook é bastante detalhada e exige uma boa pesquisa prévia. O importante é pautar suas necessidades e conferir se cada configuração pode te contemplar durante seu uso.

Se você, assim como nós, adora as novidades do mundo conectado, não deixe de acompanhar o conteúdo do nosso blog

Fonte(s):

Ilustrado e TechTudo.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.