Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Aprenda como testar a velocidade da internet

Constantemente muitos usuários reclamam que a internet está mais lenta do que o normal. Embora na maioria das vezes isso possa ser verdade, é preciso se certificar de que isso de fato ocorre. Para isso, você precisa saber como testar a velocidade da internet.

Existem diversas ferramentas online que fazem isso, sem que você precise fazer nenhum cadastro ou pagar nada por isso. Contudo, apenas fazer um teste de velocidade não significa, necessariamente, que você compreenderá todos os itens apresentados no resultado. E é justamente sobre isso que vamos falar agora.

®GIPHY

Como testar a velocidade da internet?

Existem vários serviços que permitem testar a velocidade da internet. Para esse tutorial, sugerimos a utilização do Speed Test, um dos mais conhecidos do gênero. Basta acessar o site por qualquer navegador para chegar à página inicial do serviço.

Tudo o que você precisa fazer é clicar no botão “Iniciar”. Depois de um certo tempo, os resultados retornam. São exibidos os seguintes itens: ping, download e upload. Porém, você sabe o que cada um deles significa e como avaliá-los?

®SPEED TEST

®SPEED TEST

O que é Ping?

O termo Ping é uma sigla em inglês para “Packet InterNet Grouper”. No entanto, o criador do sistema, Michael Muuss, declarou uma vez que o objetivo da escolha do termo foi o de fazer uma analogia ao som de um sonar.

O ping é responsável por medir a latência do sistema. Isso significa responder à seguinte pergunta: quantos milissegundos leva para um pacote de informações ir até um determinado destino e voltar. O valor é exibido em milésimos de segundos. Portanto, aqui, quanto menor o ping, melhor o resultado.

Essa medida é especialmente importante em jogos online. Se o ping for muito alto, o tempo que levará entre o clique em um comando e a execução dele será maior, e dependendo do quão maior ele for você pode ser prejudicado em seu jogo caso esteja enfrentando um adversário com ping muito mais baixo.

Velocidade de download e de upload

Os termos mais simples de serem compreendidos e sobre os quais os usuários têm mais atenção são as velocidades de download e upload. Note que, na maioria dos casos, a velocidade de download sempre será superior à velocidade de upload.

A velocidade de download mensura exatamente a velocidade da sua conexão. Quanto mais Mbps forem possíveis, mais rápido o conteúdo chegará até você, seja ao baixar um arquivo ou carregar uma página.

Já a velocidade de upload mede o oposto, ou seja, quantos Mbps são possíveis de serem enviados na hora de fazer um upload. Esse conceito se aplica não apenas aos momentos em que você está upando um vídeo para o YouTube. Sempre que há uma troca de informações, o ato de enviar as requisições é considerado um upload.

Portanto, em resumo: um ping baixo e uma velocidade de download e upload altas são o desejo de qualquer pessoas que navegue na internet.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter