Seja em roteadores ou outros dispositivos eletrônicos com capacidade de conexão à internet, basta dar uma lida nas especificações técnicas para ver que sempre há indicação sobre o tipo de frequência compatível.
Saber com qual tipo de frequência de rede um dispositivo é compatível é fundamental para que se possa tirar melhor proveito dos recursos que ele tem a oferecer. Não se trata de escolher qual é a melhor, mas sim qual é a mais adequada para cada situação. Vamos aprender um pouco mais sobre as frequências de 2.4 GHz e 5 GHz?
A maior parte dos dispositivos utiliza a faixa ISM, que corresponde à frequência de 2.4 GHz. Ela é do tipo “aberta”, ou seja, pode ser utilizada por qualquer aparelho. Porém, ela tem as suas limitações: os dispositivos com conexão via faixa 2.4 GHz podem causar interferências uns nos outros. Além disso, o alcance também é menor.
Já a faixa de 5 GHz está menos sujeita a interferências, pois oferece banda maior, permitindo que até 20 dispositivos se conectem simultaneamente sem maiores problemas. Essa é a melhor escolha para locais com muitas pessoas, como escritórios, ou residências conectadas com diversos dispositivos ligados à internet.
Qual frequência de rede eu devo escolher?
Podemos considerar as redes com frequência de 5 GHz como uma evolução das redes 2.4 GHz. Por essa razão, optar por elas parece ser uma alternativa mais interessante. Entretanto, devemos levar em consideração a compatibilidade dos dispositivos, uma vez que alguns só se conectam a uma ou outra.
Sendo assim, o melhor caminho é optar por roteadores do tipo dual-band. Eles são capazes de operar nas duas faixas de forma simultânea, permitindo que o usuário escolha em qual delas deseja conectar seus equipamentos.
Até bem pouco tempo atrás, as redes 5 GHz eram indicadas apenas para escritórios, mas isso vem mudando. Graças à Internet das Coisas, o número de dispositivos conectados, mesmo em residências, cresceu consideravelmente.
A melhor forma de garantir a estabilidade das conexões de internet é recorrer a roteadores com características dual-band, nas versões “selecionável” e “simultânea”. Um roteador dual-band selecionável permite que você use as duas frequências, mas apenas uma de cada vez. Já um dual-band simultâneo permite que ambas as frequências operem ao mesmo tempo.
Por fim, há ainda os roteadores do tipo tri-band, que operam em três faixas simultâneas: duas de 5 GHz e uma de 2.4 GHz. Nesse caso, os equipamentos custam um pouco mais caro, mas é um investimento válido se você busca conforto para múltiplas conexões na sua residência.