Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Redes Wi-Fi 2.4 GHz e 5 GHz: qual é a diferença e como escolher a melhor?

Seja em roteadores ou outros dispositivos eletrônicos com capacidade de conexão à internet, basta dar uma lida nas especificações técnicas para ver que sempre há indicação sobre o tipo de frequência compatível.

Saber com qual tipo de frequência de rede um dispositivo é compatível é fundamental para que se possa tirar melhor proveito dos recursos que ele tem a oferecer. Não se trata de escolher qual é a melhor, mas sim qual é a mais adequada para cada situação. Vamos aprender um pouco mais sobre as frequências de 2.4 GHz e 5 GHz?

Qual é a diferença entre uma rede Wi-Fi de 2.4 GHz e 5 GHz?

A maior parte dos dispositivos utiliza a faixa ISM, que corresponde à frequência de 2.4 GHz. Ela é do tipo “aberta”, ou seja, pode ser utilizada por qualquer aparelho. Porém, ela tem as suas limitações: os dispositivos com conexão via faixa 2.4 GHz podem causar interferências uns nos outros. Além disso, o alcance também é menor.

Já a faixa de 5 GHz está menos sujeita a interferências, pois oferece banda maior, permitindo que até 20 dispositivos se conectem simultaneamente sem maiores problemas. Essa é a melhor escolha para locais com muitas pessoas, como escritórios, ou residências conectadas com diversos dispositivos ligados à internet.

Comparação de alcance: rede 2.4 GHz x 5 GHz

Qual frequência de rede eu devo escolher?

Podemos considerar as redes com frequência de 5 GHz como uma evolução das redes 2.4 GHz. Por essa razão, optar por elas parece ser uma alternativa mais interessante. Entretanto, devemos levar em consideração a compatibilidade dos dispositivos, uma vez que alguns só se conectam a uma ou outra.

Sendo assim, o melhor caminho é optar por roteadores do tipo dual-band. Eles são capazes de operar nas duas faixas de forma simultânea, permitindo que o usuário escolha em qual delas deseja conectar seus equipamentos.

Até bem pouco tempo atrás, as redes 5 GHz eram indicadas apenas para escritórios, mas isso vem mudando. Graças à Internet das Coisas, o número de dispositivos conectados, mesmo em residências, cresceu consideravelmente.

Prós e contras da frequência 2.4 GHz

  • – Prós: maior área de cobertura e melhor penetração em objetos sólidos.
  • – Contras: menor taxa de dados; mais propenso a interferências; maior tendência a congestionamento.
  • – Velocidade máxima de conexão: aproximadamente 150 Mbps.

Prós e contras da frequência 5 GHz

  • – Prós: maior taxa de dados; menor propensão a interferências; menor tendência a congestionamentos.
  • – Contras: menor área de cobertura; menos bem-sucedido na penetração de objetos sólidos.
  • – Velocidade máxima de conexão: aproximadamente 1 Gbps.

Roteadores de banda dupla ou tripla

A melhor forma de garantir a estabilidade das conexões de internet é recorrer a roteadores com características dual-band, nas versões “selecionável” e “simultânea”. Um roteador dual-band selecionável permite que você use as duas frequências, mas apenas uma de cada vez. Já um dual-band simultâneo permite que ambas as frequências operem ao mesmo tempo.

Por fim, há ainda os roteadores do tipo tri-band, que operam em três faixas simultâneas: duas de 5 GHz e uma de 2.4 GHz. Nesse caso, os equipamentos custam um pouco mais caro, mas é um investimento válido se você busca conforto para múltiplas conexões na sua residência.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter