O Android Go, versão mais simples do sistema operacional mobile do Google, chega a sua versão 10 com novidades. No final de setembro, o Google anunciou o Android 10 Go com melhorias em segurança e foco no melhor desempenho em jogos.
O Android Go é voltado para smartphones de entrada, aqueles com preços abaixo dos R$ 700. A ideia é que os usuários desses aparelhos possam executar aplicativos mais pesados sem que isso prejudique a experiência de uso, seja por falta de um processador mais potente ou por memória RAM insuficiente.
O Android Go 10 é indicado para celulares cuja capacidade de RAM seja igual ou inferior a 1,5 GB.
Melhorias não segurança foram uma das prioridades do Google para o Android Go 10. Por conta disso, essa nova versão recebe a Adiantum, uma ferramenta de criptografia de dados que tem como característica o fato de não prejudicar o desempenho do aparelho durante o uso.
Muitos usuários acabavam deixando de lado o uso de recursos de segurança, especialmente em smartphones mais simples, em prol de uma usabilidade mais dinâmica.
A partir de agora isso não será mais necessário, pois a proteção não interferirá mais no desempenho dos aplicativos. Isso porque com as adaptações o novo sistema dispensa a necessidade de hardware dedicado para essa tarefa.
O buscador Google também ganhou uma nova versão simplificada, o Google Go. A partir de agora os usuários podem ativar um recurso para leitura de textos em voz alta com a ajuda de inteligência artificial. Em outras palavras, é possível transformar em áudio os textos que você encontra na internet.
O Google Lens é um dos recursos mais interessantes incorporados ao Android nos últimos anos, mas até então os usuários do Android Go estavam privados dessa ferramenta. A partir desta versão ele também será incorporado ao SO, permitindo a tradução de textos em tempo real.
Tudo que o usuário precisa fazer é apontar a câmera para o texto a ser traduzido. O aplicativo identifica sozinho qual é o idioma e o oferece uma tradução para a língua solicitada, inclusive por meio de leitura em voz alta se você assim desejar. A usabilidade não é comprometida mesmo com a baixa quantidade de RAM.
Quem também ganhou novidades foi o app Galeria, outro recurso amplamente utilizado pela maioria dos usuários. O novo Gallery Go ocupa menos do que 10 MB de espaço de armazenamento e ainda assim disponibiliza todos os recursos convencionais presentes nas versões mais robustas.
O Gallery Go permite a organização de fotos mesmo off-line em todas as versões do Android. Em versões anteriores do Android Go os usuários ainda percebiam alguns tipos de limitação no uso do recurso, mas a partir de agora o Google garante que isso não vai mais acontecer.
“O Android Go oferece uma ampla gama de opções e celulares com desempenho aprimorado para pessoas que estão entrando agora no universo da internet. Estamos animados para ver usuários de todo o mundo aproveitando as últimas novidades do Go”, afirma Sagar Kamdar, Diretor de Gestão de Produto para Android.