Positivo do seu jeito

Dicas

Instagram: como recuperar fotos, stories e reels apagados

19 de Janeiro de 2021

por: MKT Positivo

Você sabia que é possível recuperar fotos, stories ou reels que tenham sido apagados no Instagram? O recurso é mais uma das novidades adicionadas pelos desenvolvedores da rede social e adiciona uma ferramenta que sempre foi muito solicitada pelos usuários.

Como se trata de uma novidade ela está sendo liberada aos poucos para os usuários. Portanto, antes de realizar esse tutorial, certifique-se de atualizar o aplicativo para a versão mais recente. Se ainda assim a função não estiver disponível, aguarde um pouco mais: nos próximos dias ela já deverá estar habilitada para todos os usuários.

Como forçar a atualização do Instagram

Passo 1. Abra o app Google Play Store.

Passo 2. Toque no ícone de Menu, no canto superior esquerdo.

Passo 3. Selecione “Meus apps e jogos”.

Passo 4. Escolha o app que deseja atualizar – no caso, o Instagram – e toque em “Mais”.

Passo 5. Por fim, toque em “Ativar atualização automática”.

Como recuperar fotos, stories e reels apagados no Instagram

Passo 1. Acesse o app do Instagram no Android e toque na sua foto de perfil.

Passo 2. Toque no ícone de menu, no canto superior direito, e selecione a opção “Configurações”.

Passo 3. Em seguida, toque em “Conta”.

Passo 4. Se a opção já estiver disponível para você, será exibida a função “Apagados recentemente”. Toque sobre ela para acessar a tela com os conteúdos disponíveis.

É importante lembrar que os stories apagados podem ser restaurados em um intervalo de até 24 horas, a contar do momento que eles deixam de aparecer no feed. Já as fotos e vídeos do feed e os vídeos do Reels e do IGTV podem ser recuperados por um período de até 30 dias.

Outra adição interessante é que sempre que você acessar a pasta com os conteúdos excluídos é possível verificar quanto tempo falta até que os conteúdos sejam apagados em definitivo.

Opção é também uma medida de segurança

Além de esse ser um pedido de longa data por parte dos usuários, a “lixeira” é também encarada como uma medida de segurança, conforme explicado pelo Instagram em comunicado oficial sobre o lançamento da função. “Sabemos que hackers às vezes excluem conteúdo quando obtêm acesso a uma conta e, até agora, as pessoas não tinham como recuperar facilmente suas fotos e seus vídeos”.

Em razão disso, antes de recuperar um conteúdo apagado será preciso fazer algumas verificações, como forma de comprovar que é mesmo o dono da conta que está tentando recuperar as postagens.

O Instagram confirmou ainda que mesmo depois de excluídos em definitivo, as informações permanecem salvas nos servidores por mais 30 dias, ainda que os usuários não tenham acesso direto a elas. Isso significa que em razão dos processos de cópia de segurança existentes, pode levar até 90 dias para que eles desapareçam por completo.