Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Conheça as novidades mais interessantes do Android P 9.0 anunciadas até agora

O Android 8.0 está presente em menos de 2% dos smartphones, mas ainda assim a Google já está pensando na nova geração do sistema operacional. Todas as novidades do Android 9.0 ainda não foram confirmadas, mas já podemos ter algumas ideias do que vem pela frente.

Na última semana, a Google liberou a versão “Developer Preview” do sistema operacional, ou seja, uma versão de testes aberta por enquanto apenas para os desenvolvedores. As novidades completas do Android 9.0 serão reveladas somente no Google I/O 2018, conferência anual da Google para desenvolvedores que acontece entre os dias 8 e 10 de maio nos Estados Unidos.

©GIPHY

Porém, o lançamento oficial está previsto para acontecer apenas no quarto trimestre do ano, ou seja, entre os meses de outubro e dezembro. Vamos dar uma olhada no que essa prévia para desenvolvedores indica que teremos no Android 9.0.

Como o Android 9.0 vai se chamar?

Essa é sempre uma das dúvidas que mais despertam a curiosidade dos usuários. Porém, ainda não sabemos que nome a empresa vai escolher para essa versão. Todas as versões do Android são batizadas com nomes de doce, em inglês, seguindo a ordem alfabética. Os últimos foram Marshmallow (M), Nougat (N) e Oreo (O).

Com a letra “P”, alguns nomes têm se mostrado em vantagem na disputa pela preferência dos usuários: Popsicle (“Picolé”), Pancake (“Panqueca”) e Pumpkin Pie (“Torta de abóbora”) são os mais cotados por enquanto. Este último, aliás, você confere abaixo:

Apetitoso, não é mesmo? Qual deles você escolheria?

As novidades do Android P

Uma das novidades que já foi confirmada pela Google é o suporte ao famigerado notch (aquele entalhe lançado pelo iPhone e agora presente em vários modelos Android  de 2018).

Trata-se de um pequeno entalhe na parte frontal de alguns smartphones, um espaço que serve para abrigar sensores. Como se trata de uma novidade recente, que surgiu depois do Android 8.0, nada mais natural do que dar compatibilidade a esse recurso.

®THEVERGE

Um novo visual para as notificações do sistema e dos aplicativos está a caminho. Você poderá, por exemplo, responder rapidamente uma mensagem dentro da própria notificação, uma espécie de atalho. Os apps poderão incluir imagens e stickers nas notificações.

Mudanças também no visual

As mudanças mais significativas estão no aspecto visual. Os ícones dos aplicativos e do sistema devem ser mais redondos e coloridos. O menu de configurações rápidas deve ficar mais objetivo e com cantos arredondados.

®GOOGLE

®GOOGLE

®GOOGLE

Já o Dock ganha um espaço mais destacado, parecendo que ele está à parte dos demais ícones – como já foi no passado. A barra de buscas também estará próxima a ele.

®GOOGLE

Antes de desligar o celular, um menu exibirá entre as opções o recurso de captura de tela. Os controles de volume também poderão surgir na tela, se necessário, logo ao lado direito. Uma das fontes que o Google utiliza em seus produtos, a Product Sans, também deve ser estendida para diversos modelos de celular.

®THEVERGE

Mudanças com foco nos desenvolvedores

A lista acima pode parecer pequena, mas como mencionamos, ainda é cedo para saber ao certo todas as novidades que o Android P trará. Entretanto, esses são os itens e funções mais chamativos até agora, ou seja, aqueles que serão mais perceptíveis para os consumidores. Contudo, por baixo do sistema haverá ainda mudanças em termos operacionais.

O acesso ao microfone e à câmera, por exemplo, será um pouco mais restrito para os desenvolvedores. Novos codecs para imagens e vídeos, incluindo compatibilidade com o HDR VP9 Profile 2 e o HEIF estão entre eles. O suporte ao posicionamento interno via WiFi RTT (Roud-Trip-Time) deve tornar a localização mais precisa.

Além disso, haverá melhorias no sistema de autopreenchimento de senhas e logins e no gerenciamento do uso da bateria. Por fim, aqueles desenvolvedores que insistirem em usar recursos de interface que não seguem as linhas-guia do Android 9.0 serão encorajados a atualizar o seus aplicativos ou, caso contrário, eles não funcionarão a partir de um determinado momento.

Fonte(s): Google

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter