O Android 8.0 está presente em menos de 2% dos smartphones, mas ainda assim a Google já está pensando na nova geração do sistema operacional. Todas as novidades do Android 9.0 ainda não foram confirmadas, mas já podemos ter algumas ideias do que vem pela frente.
Na última semana, a Google liberou a versão “Developer Preview” do sistema operacional, ou seja, uma versão de testes aberta por enquanto apenas para os desenvolvedores. As novidades completas do Android 9.0 serão reveladas somente no Google I/O 2018, conferência anual da Google para desenvolvedores que acontece entre os dias 8 e 10 de maio nos Estados Unidos.
Porém, o lançamento oficial está previsto para acontecer apenas no quarto trimestre do ano, ou seja, entre os meses de outubro e dezembro. Vamos dar uma olhada no que essa prévia para desenvolvedores indica que teremos no Android 9.0.
Essa é sempre uma das dúvidas que mais despertam a curiosidade dos usuários. Porém, ainda não sabemos que nome a empresa vai escolher para essa versão. Todas as versões do Android são batizadas com nomes de doce, em inglês, seguindo a ordem alfabética. Os últimos foram Marshmallow (M), Nougat (N) e Oreo (O).
Com a letra “P”, alguns nomes têm se mostrado em vantagem na disputa pela preferência dos usuários: Popsicle (“Picolé”), Pancake (“Panqueca”) e Pumpkin Pie (“Torta de abóbora”) são os mais cotados por enquanto. Este último, aliás, você confere abaixo:
Apetitoso, não é mesmo? Qual deles você escolheria?
Uma das novidades que já foi confirmada pela Google é o suporte ao famigerado notch (aquele entalhe lançado pelo iPhone e agora presente em vários modelos Android de 2018).
Trata-se de um pequeno entalhe na parte frontal de alguns smartphones, um espaço que serve para abrigar sensores. Como se trata de uma novidade recente, que surgiu depois do Android 8.0, nada mais natural do que dar compatibilidade a esse recurso.
Um novo visual para as notificações do sistema e dos aplicativos está a caminho. Você poderá, por exemplo, responder rapidamente uma mensagem dentro da própria notificação, uma espécie de atalho. Os apps poderão incluir imagens e stickers nas notificações.
As mudanças mais significativas estão no aspecto visual. Os ícones dos aplicativos e do sistema devem ser mais redondos e coloridos. O menu de configurações rápidas deve ficar mais objetivo e com cantos arredondados.
Já o Dock ganha um espaço mais destacado, parecendo que ele está à parte dos demais ícones – como já foi no passado. A barra de buscas também estará próxima a ele.
Antes de desligar o celular, um menu exibirá entre as opções o recurso de captura de tela. Os controles de volume também poderão surgir na tela, se necessário, logo ao lado direito. Uma das fontes que o Google utiliza em seus produtos, a Product Sans, também deve ser estendida para diversos modelos de celular.
A lista acima pode parecer pequena, mas como mencionamos, ainda é cedo para saber ao certo todas as novidades que o Android P trará. Entretanto, esses são os itens e funções mais chamativos até agora, ou seja, aqueles que serão mais perceptíveis para os consumidores. Contudo, por baixo do sistema haverá ainda mudanças em termos operacionais.
O acesso ao microfone e à câmera, por exemplo, será um pouco mais restrito para os desenvolvedores. Novos codecs para imagens e vídeos, incluindo compatibilidade com o HDR VP9 Profile 2 e o HEIF estão entre eles. O suporte ao posicionamento interno via WiFi RTT (Roud-Trip-Time) deve tornar a localização mais precisa.
Além disso, haverá melhorias no sistema de autopreenchimento de senhas e logins e no gerenciamento do uso da bateria. Por fim, aqueles desenvolvedores que insistirem em usar recursos de interface que não seguem as linhas-guia do Android 9.0 serão encorajados a atualizar o seus aplicativos ou, caso contrário, eles não funcionarão a partir de um determinado momento.
Fonte(s): Google