estádio de futebol

Conheça os maiores e mais modernos estádios de futebol no mundo

Como as pessoas puderam observar na Copa de 2022, hoje em dia ir a jogos em estádios de futebol é considerado um grande espetáculo. Os estádios estão cada vez mais modernos e luxuosos, proporcionando conforto, segurança e novas tecnologias!

torcida fazendo uma "ola" na arquibancada em um jogo de futebol

No conteúdo de hoje iremos apresentar quais são os maiores e mais modernos estádios de futebol no mundo, confira!

O que é um estádio de futebol?

Um estádio de futebol, nada mais é do que a construção esportiva que acolhe partidas de futebol e em algumas ocasiões, eventos culturais, como grandes shows. Atualmente os estádios estão cada vez mais modernos e estão sendo feitos para proporcionar conforto para os torcedores. Antigamente eles eram feitos para acolher o maior número de torcedores possíveis, mas hoje em dia o foco é conforto, segurança e tecnologia. 

Qual a diferença entre arena e estádio?

O termo “arena” se originou dos anfiteatros romanos, em que a estrutura era basicamente a de um estádio tradicional, sem cobertura e abrigava apresentações, como shows, jogos, peças e batalhas. Já os anfiteatros tinham o objetivo de abrigar um grande público e no centro, bem no nível mais baixo das arquibancadas, eram circulares ou ovais.

Já o estádio foi elaborado para disputas esportivas e a maioria de nós já conhece suas características, principalmente após mais um fim de Copa Mundial: ele pode ser a céu aberto, com semi cobertura ou completamente coberto.

Para melhorar os recursos financeiros, os usos dos estádios começaram a aumentar com a realização de eventos religiosos, por exemplo, o recebimento do papa.

De maneira mais resumida, arena e estádio são como se fossem produtos iguais, mas com conceitos diferentes. 

Os maiores estádios de futebol do mundo

O Catar precisou atender aos requisitos exigidos pela FIFA para conseguir ser sede da Copa de 2022 e por isto mesmo agora acolhe alguns dos mais modernos estádios de futebol do mundo. 

Para conhecer outros estádios tão modernos e grandes quanto, veja a lista abaixo:

Camp Nou, casa do Barcelona

O Camp Nou possui capacidade para receber 99.354 torcedores, bastante gente!

Melbourne Cricket

O Melbourne Cricket foi inaugurado em 1853 e é o principal estádio de futebol da Austrália, onde são disputados vários jogos de nível nacional e da seleção local. Ele havia sido cogitado para receber Brasil x Argentina em 2022, porém a disputa acabou sendo cancelada.

May Day Stadium ou Rungrado 1º de Maio

Considerado o maior estádio do mundo, o May Day Stadium, está localizado em Rungra Island, Pyongyang, na Coreia do Norte, nação com tradição quase inexistente no esporte.

O estádio possui capacidade total para 114 mil espectadores.

O maior estádio do Brasil: Maracanã

Maracanã, estádio brasileiro
Fonte: MetrôRio.

Desde a Copa de 2014, que ocorreu no Brasil, o país conta com modernas e novas arenas, porém o maior estádio de futebol do nosso país é o conhecido Maracanã. Claro que para receber este grandioso evento, ele passou por um processo de reforma e de modernização.

Michigan Stadium

Considerado o segundo maior estádio de futebol do mundo, o Michigan Stadium está localizado na Universidade de Michigan, na cidade de Ann Arbor, nos EUA e possui capacidade para receber 107.601 pessoas. Ele foi inaugurado em 1927 e desde então já passou por diversas reformas e está constantemente cheio. 

Camp Nou

Localizado em Barcelona, na Espanha, o Camp Nou abriu suas portas em 1957. O estádio tem capacidade para abrigar 99.354 espectadores e é considerado o quarto maior estádio de futebol do mundo.

FNB Stadium

O FNB Stadium está localizado em Joanesburgo, na África do Sul. Inaugurado em 1989, foi completamente reformado para a Copa de 2010, quando ainda era chamado de Soccer City. Atualmente, o estádio possui capacidade para receber 94.736 torcedores.

Azteca

A arena mexicana foi a única em todo o mundo que já teve duas finais de Copa. No ano de 1970 ela recebeu 107.412 espectadores e dezesseis anos depois, com uma capacidade maior, acolheu a conquista da Argentina que venceu a Alemanha.

Rose Bowl

O estádio norte-americano Rose Bowl foi inaugurado em 1923 e seu maior público foi na final entre Brasil e Itália no ano de 1994, jogo visto por 94.194 espectadores.

Wembley

O estádio inglês foi o grande palco da Copa de 1966 e era chamado por Pelé de “a catedral do futebol”. O estádio já chegou a abrigar 98.400 pessoas.

Estádio Olímpico de Berlim

Estádio Olímpico de Berlim, estádio alemão
Fonte: Futeboleiro.

O estádio foi construído para a Olimpíada do ano de 1936 e também foi palco das Copas de 1974 e 2006, sendo que na primeira recebeu 83 mil pessoas.

Stanford 

A arena está localizada em Los Angeles e teve sua estreia em 1921 pela Universidade de Stanford, sendo muito usada para os jogos de futebol americano. Mas, teve seu maior público em um evento da Copa, quando recebeu a disputa entre Suécia e Romênia, abrigando 83, 5 mil pessoas.

Lembrando que citamos alguns dos principais e maiores estádios do mundo, mas existem muitos outros!

Para ficar por dentro do que ocorre no mundo do entretenimento e para ler mais curiosidades, siga acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

Canaltech.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.