Positivo do seu jeito

Novidades

Android 11: conheça as novidades da versão beta do sistema operacional

29 de junho de 2020

por: MKT Positivo

Na primeira quinzena do mês de junho o Google finalmente liberou as novidades do Android 11, próxima geração do sistema operacional mobile mais utilizado no mundo. A versão beta já está disponível para download para desenvolvedores e por meio dela é possível saber quais são as novidades que chegarão em breve para todos os usuários.

Os principais destaques incluem melhorias em aspectos de privacidade e segurança, novos recursos para casas conectadas e mudanças visuais como notificações em formato de bolhas. A previsão é que o lançamento da versão final do SO aconteça no último trimestre de 2020. Confira todas as novidades da próxima geração do Android.

Mudanças nas notificações

O primeiro aspecto que chama atenção é uma mudança na forma de gerenciar notificações. Todos os alertas de chats e de aplicativos agora são colocados em uma área dedicada, o que facilita a visualização.

Você poderá ainda definir algumas conversas como “prioridade”, o que fará com que as notificações apareçam já na tela de bloqueio, mesmo que a função “não perturbe” esteja ativada. O visual das notificações também mudou: elas agora têm o formato de bolhas, incorporando o recurso Bubbles que foi lançado no Android 10.

Foco em residências conectadas

Embora no Brasil o conceito de residências conectadas ainda esteja engatinhando, nos Estados Unidos essa é uma tendência forte e não é à toa que a maioria dos fabricantes estão investindo nessa ideia. O Google não foge a essa regra e traz diversos recursos de gerenciamento de dispositivos inteligentes ao Android.

Entre as funções estão regulagem de temperatura e acendimento de luzes. A partir do Android é possível cadastrar ainda diversos métodos de pagamento. Se você for viajar, esqueça os bilhetes de papel: todos os seus cartões de embarque podem ser cadastrados no seu celular com muita facilidade.

Novos recursos de privacidade

Por fim, o terceiro aspecto de novidades do Android 11 reside em melhorias de segurança e privacidade. A partir de agora é possível conceder uma permissão única de acesso a à câmera, microfone ou localização, por exemplo, considerados “sensíveis” em termos de captura de dados.

Isso permitirá aos usuários conceder o acesso à câmera para um aplicativo, usá-lo e depois revogar a autorização. Se por um lado isso pode criar o incômodo de ter que autorizar o uso todas as vezes, por outro será uma garantia extra para aqueles que prezam pela privacidade.

Uma versão com poucas mudanças visuais

Para quem está na expectativa por muitas mudanças visuais na próxima geração do Android, infelizmente terá que esperar a versão 12. Ao menos por enquanto o foco do Google está em aprimorar tecnicamente os recursos que já existem, oferecendo maior segurança e privacidade para os usuários.

Isso não significa que não existam avanços nessa versão, pelo contrário. A diferença é que os recursos mais importantes estão “under the hood”, como se diz, ou seja, não são visíveis. Porém, a expectativa é que as melhorias proporcionem uma usabilidade ainda melhor para o sistema operacional.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.