Android P (9.0) deve ser anunciado em maio durante o evento Google I/O

A maioria dos smartphones com o sistema operacional Android ainda não recebeu o Android 8.0 (Oreo), mas a Google já está a todo vapor planejando a chegada da próxima versão que, por enquanto, tem o nome provisório de Android P (9.0). O Android P não tem data de lançamento definida, mas tudo indica que o veremos pela primeira vez em maio.

É que entre os dias 8 e 10 de maio na cidade de Mountain View, nos Estados Unidos, acontece mais uma edição da Google I/O, tradicional conferência anual da empresa voltada para desenvolvedores. Em geral, a empresa costuma aproveitar o evento para apresentar um pequeno tira-gosto do que veremos na próxima versão do Android e a expectativa é que esse ano não seja diferente.

®GIPHY

Android Oreo: ainda em processo de adoção

Embora a Google já planeje a versão 9.0 do Android, a versão 8.0, lançada no último trimestre de 2017, ainda está longe de ser a mais popular entre todas as disponíveis. Dados divulgados pela Google durante o mês de janeiro apontam que as versões 8.0 e 8.1 do Android estão presentes hoje em apenas 1,1% dos dispositivos.

® Google

Para se ter uma ideia, as versões 6.0 (Marshmallow) e 7.0 e 7.1 (Nougat) ainda correspondem a mais da metade dos smartphones Android, com fatias de mercado de 28,1%, 22,3% e 6,2%, respectivamente. Em resumo: ainda há muita gente transitando entre essas duas versões para que possam chegar no Android 8.0.

® Google

A velocidade de adoção de uma nova versão de sistema operacional depende de uma série de fatores. Quando a Google disponibiliza a versão final de um Android, o que acontece em geral no último trimestre de cada ano, as fabricantes iniciam um processo de adaptação do sistema operacional às suas customizações. Esse processo deve ser feito para cada aparelho e, por isso, em muitos casos pode levar até mais um ano para que tudo fique pronto.

O que esperar do Android 9.0?

A primeira pergunta que os consumidores gostariam de ver respondida é qual será o nome oficial do Android P (versão 9.0). Tradicionalmente, a Google escolhe sempre um nome de doce (em inglês) para batizar cada versão, seguindo a ordem alfabética. As versões mais recentes foram Marshmallow (6.0), Nougat (7.0) e Oreo (8.0).

Especula-se, no entanto, que a Google possa escolher o nome “Pineapple” para o Android 9.0. Em tradução direta, estaríamos falando do “Android Abacaxi”. Vale lembrar que em inglês a palavra “abacaxi” não tem uma conotação de problema, como na expressão popular brasileira de que uma coisa difícil “é um abacaxi”. Dessa forma, a empresa não teria problemas por lá com a receptividade dessa eventual escolha.

Em termos técnicos, ainda é cedo para saber exatamente o que vem por aí. Apesar da provável apresentação do Android 9.0 em maio, ele não deverá chegar às mãos dos consumidores antes do mês de setembro. Por enquanto, melhorias na conectividade WiFi e Bluetooth foram os únicos temas em pauta na imprensa internacional, mas nenhum com algum indício concreto para que possamos ficar na expectativa.

Fonte(s): Android Developer, BGR, Gizbot e Canaltech

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.