Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

O que é powerline e por que muitas pessoas estão usando para distribuir internet em casa?

Se você navega pelos sites de tecnologia ou costuma frequentar lojas de eletrônicos, certamente já deve ter se deparado com um powerline. Embora eles estejam presentes em muitos lugares, ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é um powerline.

Esses acessórios também são conhecidos como PLC (sigla em inglês para Power Line Communication) e são utilizados para distribuir internet pela casa a partir das tomadas da rede elétrica. Nesse artigo, vamos explicar em detalhes como isso funciona e se vale a pena ou não ter um desses na sua residência.

®GIPHY

O que é powerline?

Um powerline nada mais é do que um dispositivo que funciona como um repetidor de sinal da sua internet dentro de casa. Ao conectar um cabo Ethernet ao roteador, o sinal é transmitido via banda larga adicionando um sinal modulado aos sistemas de fiação da rede elétrica.

A energia é transmitida em uma faixa que varia entre 50 Hz e 60 Hz, enquanto os dados são transmitidos em uma faixa que varia entre 1 Hz e 30 Hz. É por essa razão que as duas coisas podem correr pela fiação de forma simultânea.

®TP LINK

O segredo consiste em transformar as tomadas da casa em pontos de acesso à internet. Tudo o que você precisa fazer é colocar uma ponta do adaptador no seu roteador e a outra em uma tomada distante dele. Dessa forma, ele amplifica o sinal recebido a partir do ponto em questão.

A solução é perfeita para quem mora em residências grandes ou em locais em que certos cômodos recebem o sinal de internet com uma intensidade mais baixa. Esses kits powerline têm preços variados no mercado brasileiro, indo desde R$ 100 a R$ 300, em média, de acordo com o fabricante e as suas especificações técnicas.

Powerline é diferente de um repetidor?

Sim. Embora suas funções sejam bastante similares, o modo de operação é completamente diferente. Os repetidores Wi-Fi se conectam ao roteador por meio de uma rede sem fio e, por essa razão, eles requerem proximidade da base, sendo indicados para lugares menores do que 100 metros quadrados.

®NETGEAR

Já o powerline se liga ao roteador por meio de um cabo Ethernet e, como a transferência é feita por meio da rede elétrica, as distâncias que o sinal percorre podem ser maiores, chegando a cobrir áreas de até 400 metros quadrados. É por essa razão que eles são um pouco mais caros do que os repetidores, além de mais eficientes.

Instalação simples e menos interferência

Um repetidor Wi-Fi enfrenta diversos obstáculos em uma casa, como paredes mais grossas ou distâncias maiores. Os powerlines estão imunes a interferências como essas, pois tudo é feito pela rede elétrica. Não há necessidade de instalar mais fios ou furar paredes: basta conectar o acessório à tomada e pronto.

O consumo de energia também é mais baixo – fica entre 1 W e 1,5 W – de forma que o seu impacto na conta de luz é mínimo. Recomendamos que você procure um modelo compatível com Wi-Fi, pois os mais simples só permitirão conexão via cabo.

®PLUS NET

Por fim, é importante ressaltar que esse tipo de adaptador não funciona muito bem se for ligado a filtros de linha ou estabilizadores. Por isso, certifique-se de ter uma tomada exclusiva para ele.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter