Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

foguete-viajando-para-a-lua

Missão Artemis I: como enviar seu nome para a Lua em foguete da NASA

Você já teve vontade de viajar no espaço? Grande parte das pessoas já teve esse desejo, especialmente quando era criança. Por mais que fisicamente seja impossível para pessoas comuns fazer isso, pelo menos por enquanto, o seu nome pode viajar e fazer um grande marco na lua, graças a uma iniciativa da Agência Espacial Americana (NASA) envolvendo uma de suas mais importantes missões, a Artemis I.

No foguete Orion, a NASA irá levar um dispositivo USB contendo o nome de milhares de indivíduos para a Lua, e seu pode ser um deles. Já imaginou que legal fazer parte, mesmo que de forma simbólica, de uma missão espacial?

Ficou interessado em ter o seu nome marcado na história da NASA e da exploração espacial? Então siga com a gente neste artigo para saber mais sobre a Artemis I e como você pode fazer parte dela.

foguete-decolando-para-a-lua

Homem de volta à Lua? Entenda a missão Artemis  

A história da humanidade mudou para sempre quando os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na Lua em julho de 1969. Batizada de Apollo 11, a missão é para muitos a mais importante das viagens espaciais.

Cerca de 53 anos depois desse grande evento, a NASA, que trabalhou durante anos para que a ida à Lua fosse possível, deseja voltar para o satélite natural. Além de estabelecer novos marcos, como enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua, a agência deseja agora estabelecer meios de ter uma presença mais frequente no satélite.

Um dos planos inclusive é que a Lua se torne no futuro uma parada para astronautas e demais viajantes antes de Marte. Para isso, ela desenvolveu o programa Artemis. Cancelado pelo presidente Obama em 2009, por ser inviável, ele passou por uma reformulação e foi restabelecido pelo ex-presidente Trump.

Agora, o governo Biden enviou para a NASA o maior orçamento de todos os tempos da agência, que terá à sua disposição cerca de 25 bilhões de dólares somente em 2022. O primeiro passo da missão será o Artemis I, que integrará diversas tecnologias desenvolvidas pela Nasa e outras agências espaciais, como a SpaceX de Elon Musk.

homem-andando-na-lua

Entre elas estão a espaçonave Orion e o foguete Space Launch System (SLS), além dos sistemas terrestres do Kennedy Space Center. Segundo a NASA, a Orion viajará 450 mil quilômetros, ficando no espaço por três semanas. A agência espacial destaca que ela “voará mais longe do que qualquer espaçonave construída por humanos já voou”.

O voo não terá tripulação e irá circular ao redor da Lua, com previsão para 2026. No Orion, estará o USB que pode conter o seu nome.

Brasil faz parte do programa

Os Estados Unidos não são o único país envolvido com o programa Artemis. O Brasil, assim como outros 11 países, assinou o acordo de adesão ao projeto em julho de 2021. Em cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o acordo irá impulsionar o desenvolvimento tecnológico no país.

Já o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, que já trabalhou com a NASA antes de fazer parte do governo, destacou que a Artemis irá expandir o conhecimento dos futuros cientistas, engenheiros, técnicos e astronautas do Brasil.   

Como fazer parte da Artemis I

Você, ou melhor dizendo, o seu nome, podem fazer parte da Artemis I, sem nem precisar sair de casa e se aventurar no espaço. Para isso, basta seguir esses passos:

Passo 1: acesse o site da Missão Artemis I.

Missao-Artemis-I-como-enviar-seu-nome-para-a-Lua-em-foguete-da-NASA-passo-1

Passo 2: role com o mouse até o final da página para encontrar o local de cadastro.

Missao-Artemis-I-como-enviar-seu-nome-para-a-Lua-em-foguete-da-NASA-passo-2

Passo 3: insira seu nome e sobrenome e escolha uma senha, de 4 a 6 dígitos, para cadastrar o seu nome.

Passo 4: um cartão digital de embarque será gerado automaticamente.

Missao-Artemis-I-como-enviar-seu-nome-para-a-Lua-em-foguete-da-NASA-passo-4

Ao fazer esses passos, você terá o seu “lugar” garantido dentro da Artemis I, sendo parte da história das viagens espaciais da humanidade. Basta agora aguardar o lançamento e próximos anúncios e atualizações da NASA sobre o programa.

Enquanto isso, não deixe de dar uma olhada nos demais artigos do nosso blog. Temos diversas dicas, tutoriais e artigos informativos para deixar você por dentro por tudo que está acontecendo no mundo (e no espaço) da tecnologia, ciência e entretenimento.

Links:

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/23691/saiba-como-enviar-seu-nome-para-a-lua-na-missao-artemis-i-da-nasa

https://exame.com/ciencia/o-que-e-o-programa-artemis/

https://exame.com/ciencia/brasil-adere-ao-programa-artemis-e-planeja-enviar-primeira-mulher-a-lua/

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter