Positivo do seu jeito

Dicas

Como descobrir se tem alguém roubando a minha conexão Wi-Fi?

13 de julho de 2018

por: MKT Positivo

Hoje em dia é quase impossível viver sem estar conectado e quando estamos em casa podemos desfrutar com tranquilidade de uma internet de melhor qualidade. Porém, pode ser que alguém esteja se aproveitando da sua boa vontade: mas existe como descobrir se tem alguém roubando a minha conexão Wi-Fi?

Sim, existe. Viver na internet é tão maravilhoso que somos capazes de ficar entediados e até irritados quando a conexão cai ou está lenta demais e, nesse caso, é natural que a nossa primeira reação seja esbravejar e colocar toda a responsabilidade na empresa que contratamos.

Mas o que poucas pessoas sabem é que nem sempre a internet WiFi lenta é culpa do provedor.

®GIPHY

Estamos falando dos “ladrões de WiFi”, aquelas pessoas espertinhas que, por um mínimo descuido, acabam usando o sinal alheio e comprometendo a velocidade da nossa internet.

Falando assim parece algo bobo, mas situações como essa são mais comuns do que se imagina e as causas podem ser as mais diversas possíveis: desde alguém que tenha descoberto a sua senha, até algo que você deixou passar batido na hora de configurar sua rede.

É claro que proteger a rede WiFi com uma senha forte é primordial para impedir que outras pessoas utilizem o sinal sem permissão, e trocar a senha de tempos em tempos é uma ótima recomendação.

Mas se você quer ir a fundo e saber se realmente tem alguém acessando às suas custas, existem outras maneiras e nós ensinaremos a seguir:

Olhe as luzes do seu roteador

Passo 01: desligue ou desconecte todos os aparelhos que estiverem utilizando WiFi, espere uns minutinhos e observe o comportamento do seu roteador.

Se as luzes continuarem piscando freneticamente, é melhor ficar ligado, pode ser que tenha algum “parasita” usando sua internet.

Claro, nem sempre luzes piscando querem dizer isso, mas não deixa de ser um sinal de alerta.

Acesse as configurações do seu roteador

Caso tenha feito o passo anterior e desconfiado que algo está errado, uma alternativa mais assertiva é acessar as configurações do seu roteador e verificar quais são os computadores conectados. É claro que cada equipamento tem o seu modo de acesso.

Passo 02: acesse o Painel de Controle do roteador, que pode ser acessado por meio do seu número de IP, e procurar por: “Minha rede”, “My network”, “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante.

Será mostrado uma lista com todos os dispositivos conectados, logo, você irá saber se está tendo o sinal roubado. Se tiver dificuldade de realizar os passos citados acima, leia o manual do seu roteador.

Utilize programas específicos

Se você quer descobrir se tem alguém roubando sua internet e deseja manter uma rotina de monitoramento, o ideal é utilizar programas específicos. Muitos deles são gratuitos e de fácil utilização.

Dessa forma você garante que ninguém irá invadir o seu WiFi. Nossa sugestão é o IP Tools: Network Utilities, que pode ser baixado para Android neste link.

®GOOGLE PLAY

Passo 01: depois de baixar e instalar o aplicativo no seu smartphone, basta se conectar à rede Wi-Fi em questão. Toque em “Abrir” para ter acesso a todas as informações sobre a sua rede.

®IP TOOLS: NETWORK UTILITIES

Passo 02: em seguida, no menu no canto superior esquerdo, escolha a opção “Scanner de Rede” e clique na seta à direita. Imediatamente todos os dispositivos e usuários que estiverem conectados à sua rede Wi-Fi aparecerão. Se na lista aparecer algum aparelho que não seja o seu, recomendamos a troca imediata da senha do Wi-Fi.

Bloqueie aparelhos desconhecidos

Se você acessar as informações NAT e MAC poderá bloquear os usuários que estiverem se aproveitando da sua conexão.

Passo 01: para isso, coloque o seu endereço de IP na barra de endereços do navegador e tecle Enter. Depois, acesse o roteador digitando o usuário e senha do equipamento.

Passo 02: entre as múltiplas opções existentes nos menus do seu roteador – e essas opções variam de modelo para modelo – selecione “Segurança” e mude a sua senha de acesso. Automaticamente todos os parasitas serão desconectados e se eles quiserem fazer login novamente terão que adivinhar a senha.

Por que cuidar da segurança da sua rede é importante?

Não se trata apenas do uso puro e simples da sua rede de internet. Quanto mais dispositivos estiverem ligados simultaneamente acessando a internet na mesma rede, mais lenta será a conexão de todos. Mas vamos supor que ainda assim você não se importe muito, pois acredita que está fazendo uma boa ação ao compartilhar a sua internet com desconhecidos.

Ainda assim você deve tomar cuidado com a sua segurança. Se alguém estiver conectado à mesma rede que você, poderá ter acesso ao roteador e mudar a senha, deixando você na mão. Além disso, pessoas que estiverem navegando na mesma rede podem ainda ter acesso aos dados de outras máquinas com maior facilidade – e você não vai ter muito que fazer com relação a isso.

O ideal é que você só permita a conexão de outras pessoas à sua rede fornecendo a senha para elas. Em outras palavras, é você quem decide quem pode e quem não pode acessar. Ao menor sinal de que estranhos estão se aproveitando da conexão, tome algumas das medidas acima para evitar maiores transtornos. Lembre-se sempre: a sua segurança deve vir em primeiro lugar.