Google Lens vai conseguir decifrar a letra do seu médico

Provavelmente ao consultar com algum médico você já deve ter tido certa dificuldade ao tentar compreender o que estava escrito na prescrição passada pelo mesmo. A letra deste profissional da saúde é bastante conhecida por ser algo considerado indecifrável. 

E pensando nessa real dificuldade de compreensão de muitas pessoas, o Google promete estar criando um modelo de Inteligência Artificial que será capaz de decifrar grafias que são consideradas ilegíveis.

Confira o conteúdo de hoje e entenda mais sobre essa possível novidade!

O que é o Google Lens?

Conforme já explicamos em diversos conteúdos aqui do blog, o Google Lens é uma ferramenta de reconhecimento de imagem e que é capaz de traduzir figuras por meio da Inteligência Artificial. 

O Google Lens vai decifrar a letra do seu médico?

O Google anunciou que estava trabalhando em parceria com farmacêuticos para elaborar um recurso que seja capaz de identificar e reconhecer o que foi escrito por médicos. 

Essa funcionalidade ainda não tem uma previsão de lançamento, mas o Google já garantiu que esse recurso fará parte das funcionalidades disponíveis no Google Lens. Conforme a declaração do TechCrunch, o processo funcionará com os usuários tirando fotos das receitas prescritas pelos médicos e depois disso o recurso vai processar a imagem e detectar quais medicamentos foram prescritos. 

“Isso funcionará como uma tecnologia assistiva para digitalizar documentos médicos manuscritos,como farmacêuticos, no entanto, nenhuma decisão será tomada apenas com base na saída fornecida por essa tecnologia”, declarou o Google.

Importante: o  recurso do Google Lens ainda é um protótipo e não está liberado para todos os usuários. 

Outras soluções para ler letra de médico

Com toda essa questão da interpretação da letra dos médicos, foram surgindo algumas soluções digitais, como é o caso da Netfarma Acha, um aplicativo que é feito para identificar e traduzir todos os termos que estão escritos em uma receita médica. 

Ao enviar uma foto da receita, uma equipe realiza a tradução, com o nome e posologia da prescrição, então pode levar algumas horas até que retornem com um resultado.

Confira abaixo outras soluções:

MedSimples

O MedSimples trabalha de forma semelhante ao Google Tradutor no qual o usuário escolhe um trecho de um conteúdo achado na internet ou escrito por ele mesmo, adiciona-o na caixa indicada e seleciona o tema no qual o trecho se refere e o app descomplica o termo usado pelo médico para que fique mais compreensível.

Memed

Atualmente podemos ver que muitas receitas estão sendo emitidas de forma digital e essa prática pode ser vista principalmente em teleconsultas, onde as prescrições médicas são geradas em seguidas e de forma totalmente digital. 

As prescrições digitais atuam rompendo essa barreira entre médico e paciente. E já existem muitos aplicativos destinados para isso, e um deles é o Memed. Neste aplicativo os médicos podem gerar as receitas digitais por meio de seus próprios smartphones e tablets.

Além disso, também enviam a prescrição por SMS ao paciente. 

Pulsares

Fora a dificuldade na interpretação da letra dos médicos, nem todas as pessoas conseguem entender os termos que eles utilizam em suas prescrições. Foi pensando nisso que o médico Rogério Malveira Barreto criou a plataforma Pulsares.

Essa plataforma auxilia profissionais da área da saúde nas prescrições de receitas mais fáceis de serem compreendidas.Por exemplo, a ferramenta substitui termos como “medicamento de uso contínuo” por “medicamento para ser tomado todos os dias”. 

Ainda nessa mesma plataforma o médico também disponibiliza cursos e projetos com esse foco de comunicação mais acessível. 

Conforme apresentamos neste conteúdo, a tecnologia ajuda na missão de interpretar a letra dos profissionais da saúde, facilitando assim para ambos os lados.
E para não perder mais novidades como esta, siga acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.