Previna-se: confira 7 sites para acompanhar o avanço do coronavírus

O avanço da Covid-19, doença causada pela transmissão do coronavírus, está mudando de maneira radical o cotidiano dos brasileiros. A limitação dos deslocamentos e do contato social é uma das formas de conter a pandemia, mas não é a única.

Todos os dias recebemos novas informações sobre o que pode ser feito e quais medidas de segurança devemos seguir. Porém, em meio às notícias oficiais, muitas informações falsas também são propagadas.

Para evitar que você confunda o que é verdade com o que é mentira, listamos aqui alguns sites importantes nos quais você pode acompanhar notícias e informações sobre o coronavírus.

1. Ministério da Saúde

Quando se trata de informações sobre o coronavírus no Brasil, a fonte oficial de informações é o site do Ministério da Saúde.

Além de atualizações no número de casos, a página divulga medidas de prevenção e esclarece dúvidas sobre o que é e como se proteger da Covid-19. Antes de passar adiante qualquer tipo de informação, confira nesta página se o conteúdo em questão é mesmo verdadeiro.

2. Fundação Oswaldo Cruz

A Fundação Oswaldo Cruz é uma das principais instituições brasileiras de ensino e pesquisa na área de ciências.

Durante a pandemia de coronavírus, a página oferece relatórios com estimativas de impacto do vírus, guias de tecnologias educacionais para facilitar atividades durante a pandemia e um fact-check esclarecendo mensagens falsas.

Além disso, há materiais para download, como banners para redes sociais e cartazes para impressão esclarecendo sobre a doença.

3. Bing Covid

O serviço de buscas Bing, da Microsoft, criou um rastreador do Covid-19.

A partir do mapa-múndi, é possível ver em tempo real o número de casos ativos em cada país, além do número de casos recuperados e vítimas fatais.

A curva de contágio também é um dos dados exibidos. Para os principais países, ainda existe a opção de ver as notícias relacionadas.

4. Coronavírus App

O Coronavírus App é um site com recursos similares aos do Bing Covid.

Você pode fazer buscas por país e verificar o número de casos registrados, o total de pacientes recuperados, a quantidade de óbitos e o número de casos ativos.

Os dados são atualizados a cada 30 minutos, de acordo com a disponibilização de informação pelos órgãos oficiais.

5. Siga Geomarketing

Assim como os dois serviços anteriores rastreiam os casos de Covid-19 no mundo, da mesma forma o Siga Geomarketing rastreia as informações nos estados brasileiros.

A atualização não é tão eficiente quanto a dos outros sites, mas é possível compreender melhor a situação em cada região. Todos os estados brasileiros já registraram casos de coronavírus.

7. UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro também criou uma página especial sobre o coronavírus. O foco aqui é a prevenção e o esclarecimento sobre notícias falsas.

O usuário que acessar a página encontra orientações sobre o que fazer para se prevenir ou como proceder em casos suspeitos. É possível baixar ainda uma cartilha sobre o Covid-19.

8. DGS

A Direção-Geral da Saúde é o equivalente ao Ministério da Saúde em Portugal. Na página oficial do órgão você também encontra muitas informações sobre prevenção da doença.

Entre os conteúdos estão ainda vídeos educativos produzidos pela Organização Mundial de Saúde e legendados em português.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Homem segurando uma lupa sobre o rosto representando a busca por imagem na Shopee, Shein e Ali Express.

Como fazer busca por imagem na Shopee, Shein e AliExpress

Mulher dirigindo feliz enquanto o Android Auto lê suas mensagens e notificações.

Android Auto com IA: novo recurso vai resumir mensagens enquanto você dirige

Tecla Copilot será inserida nos novos teclados Windows.

Primeiros PCs com tecla especial para inteligência artificial chegam em 2024 no Windows

Logo do Telegram sobre um fundo azul claro.

Telegram: mudanças para Canais e tela de Chamadas

Advogada segurando contratos e estendendo uma caneta.

IA que ajuda advogados a gerar contratos recebe investimento milionário

Robô usando um celular

Como usar o ChatGPT no Android

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.