Positivo do seu jeito

Novidades

ConecteSUS: como emitir certificado de vacinação em inglês e espanhol

4 de setembro de 2021

por: MKT Positivo

O app ConecteSUS permite que usuários emitam o certificado de vacinação contra a Covid 19 em diferentes idiomas. Com as restrições em diferentes países, muitos brasileiros precisam comprovar a vacinação para realizar viagens para diferentes pontos do mundo. A plataforma do Governo Federal oferece o certificado de vacinação em inglês e espanhol e pode certificar que a pessoa foi imunizada. 

O aplicativo ConecteSUS é uma plataforma integrada ao histórico médico de pessoas que utilizam serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). Além de informar resultados de exames e outros dados, o aplicativo também mantém o registro da vacina da Covid 19. Sendo assim, os usuários podem acessar o certificado para comprovar que receberam uma ou mais doses da vacina.

ConecteSUS: como emitir certificado de vacinação em inglês e espanhol

Com as restrições em diferentes países, o Governo Federal resolveu não disponibilizar o certificado apenas em português. Agora, os usuários podem emitir o documento em inglês e espanhol e compartilhar o arquivo em PDF de diferentes formas. O documento apresenta qual o fabricante da vacina, o lote do imunizante, o local de aplicação da vacina e o código do profissional que ministrou a dose.

O app é liberado gratuitamente em smartphones com Android e no iPhone por meio de um rápido login, como vamos mostrar adiante, mas primeiro, vamos entender a necessidade de emitir o documento para realizar viagens internacionais. 

A importância de emitir o certificado de vacinação contra Covid 19

Os países de diferentes continentes estão abrindo suas fronteiras após um grande período de isolamento. Muitos deles, entretanto, exigem que turistas e pessoas que viagem a trabalho comprovem que estão vacinados. A medida é uma forma de controlar o avanço do SARS-Cov-2, vírus da família do coronavírus que transmite a Covid 19.

Sem um certificado do governo local que comprove a imunização é impossível entrar em muitos países. Vale lembrar, inclusive, que essa é uma medida que não se restringe ao controle do coronavírus. Muitos países exigem a apresentação do certificado de vacinação para febre amarela como uma medida de segurança sanitária –  um procedimento conhecido por pessoas que viajam para o exterior.

No caso da Covid 19, entretanto, a pessoa precisará confirmar que está imunizada para conseguir desembarcar em diferentes países. A imunidade, como sabemos, só é alcançada ao tomarmos as duas doses da vacina, com excesso do imunizante da Janssen, que é ministrado com uma única dose.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) redigiu um documento em conjunto com a Organização Mundial do Turismo (OMT) para informar as pessoas sobre os países que exigem a confirmação de imunidade. Esse painel pode ser acessado no site UNWTO e está com informações em inglês. 

Será necessário se cadastrar no sistema do Governo Federal

O portal gov.br é uma plataforma integrada criada pelo Governo Federal para oferecer diferentes serviços à população. O cidadão precisa se cadastrar usando seu CPF para ter acesso aos principais serviços online oferecidos pelo Governo. Além disso, é através desse site que qualquer cidadão brasileiro pode verificar seus dados, inclusive seus registros no Sistema Único de Saúde.

ConecteSUS: como emitir certificado de vacinação em inglês e espanhol

O login no portal também é integrado a outros serviços do Governo Federal, como acontece com o app ConecteSUS. O cadastro, no entanto, pode ser realizado pelo aplicativo. No entanto, caso queira realizar esse procedimento no PC, acesse o endereço abaixo:

https://www.gov.br/pt-br

Como acessar o certificado de vacinação da Covid 19 no app ConecteSUS

O ConecteSUS registra o histórico do paciente para que ele possa acompanhar informações diversas sobre medicamentos, exames e vacinas. O app pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store (Android) e na App Store (iPhone). Vamos aos passos para emitir o certificado de vacinação contra Covid 19 em inglês e espanhol.

Passo 1. Abra o aplicativo e realize login usando seus dados de acesso do gov.br;

Passo 2. Na página inicial, toque no quadro “Vacinas” e aguarde o redirecionamento para a página com mais informações;

Passo 3. Nesse momento, o sistema apresentará um resumo com as doses da vacina que você tomou. Toque neste quadro para continuar;

Passo 4. Você verá informações precisas sobre a data de aplicação, a fabricante e o lote das doses que tomou;

Passo 5. Toque sobre o botão no canto superior direito da tela. Esse ícone dará acesso ao certificado de vacinação;

Passo 6. Para mudar o idioma do comprovante, clique sobre a bandeira do Brasil para visualizar as bandeiras dos Estados Unidos e da Espanha. Basta tocar no idioma desejado para que o documento apareça na tela.

Pronto. Feito isso, você poderá compartilhar o certificado de vacinação ou apresentá-lo na tela do celular quando for exigido em viagens ou em compromissos sociais.

Gostou dessa dica? Então continue navegando no portal Positivo do Seu Jeito para conhecer outros tutoriais, análises de softwares e notícias quentinhas sobre o mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de busca para procurar por artigos que tirem as suas dúvidas sobre dispositivos tecnológicos, redes sociais e serviços na web.