Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Meu INSS: app oficial da Previdência traz vários benefícios e recursos aos segurados

Desde o dia 18 de março o atendimento nas agências do INSS foi suspenso em todo o Brasil, como forma de minimizar os riscos de contágio do coronavírus. Nesse período, o Governo Federal orienta os segurados para que busquem a resolução dos seus problemas em alternativas online.

Além do site oficial do INSS, outra forma de ter acesso aos serviços do órgão é por meio do app Meu INSS, disponível para Android. Neste artigo, vamos aprender como baixar e utilizar o app Meu INSS e descobrir quais são os serviços que estão disponíveis online para os aposentados e pensionistas.

App Meu INSS: o que é e para que serve?

O app Meu INSS é uma alternativa para simplificar a concessão de benefícios para os usuários, tais como aposentadorias, salário-maternidade e auxílio-doença. Em vez de precisar se deslocar até uma agência do INSS, os trabalhadores podem receber o atendimento que precisam sem sair de casa.

Depois de instalar o app será preciso fazer seu cadastro nele. Se você já tiver uma conta de usuário, basta usar os mesmos dados de login do site Meu INSS. Se ainda não tiver, realize o cadastro informando dados como nome completo, CPF, número de telefone e e-mail.

Quais serviços estão disponíveis no app Meu INSS?

Por meio do aplicativo Meu INSS estão disponíveis mais de uma dezena de serviços para os segurados. Neste momento, nem todos podem estar ativos, como é o caso do agendamento de atendimentos presenciais. Confira quais são as outras possibilidades:

  • – Agendamento de atendimento: aqui é possível consultar pedidos em andamento ou fazer novas solicitações online. Entre as possibilidades estão a emissão de extratos, a atualização de cadastro e a solicitação de aposentadorias ou outros benefícios complementares.
  • – Solicitação de aposentadoria: se você pretende solicitar a sua aposentadoria, então pode acessar esta seção do aplicativo para conferir informações em todas as modalidades. Depois, basta preencher um formulário e enviar os documentos solicitados de forma digitalizada.
  • – Simulação de aposentadoria: ainda não sabe se é possível pedir aposentadoria? O INSS disponibiliza uma ferramenta que permite simular o seu status de acordo com as informações trabalhistas registradas no órgão. As simulações podem ser realizadas em todas as modalidades.
  • – Solicitação de salário-maternidade: o pedido do salário-maternidade também pode ser feito online. Tenha em mãos a certidão de nascimento da criança, o atestado de afastamento para maternidade ou o documento de guarda judicial para fins de adoção.
  • – Pensão por microcefalia: crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018 diagnosticadas com microcefalia têm direito a uma pensão especial. A pensão deve ser solicitada pelo representante legal da criança.
  • – Declaração de beneficiário do INSS: permite a impressão de uma declaração comprovando que o CPF em questão está vinculado a um benefício ativo.
  • – Extrato de pagamento: confira o histórico de pagamento do benefício e o extrato com as movimentações realizadas mês a mês.
  • – CNIS: trata-se do extrato de contribuição, que permite ao trabalhador checar se a empresa na qual trabalha está recolhendo mês a mês o INSS.
  • – Extrato de empréstimo e IRPF: por meio desse extrato é possível verificar empréstimos consignados realizados e obter o extrato anual para a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.
  • – Resultado de benefício por incapacidade: acesso ao documento que comprova “capacidade” ou “incapacidade” para o trabalho, obtido após perícia médica.
  • – Agendamento de perícia: aqueles que desejam solicitar o benefício por incapacidade devem agendar a perícia pelo app.
  • – Requisição de benefício assistencial: pessoas com deficiência, idosos ou trabalhadores portuários avulsos podem solicitar esse benefício assistencial.
  • – Requisição de pensão: dependentes de aposentados ou trabalhadores, em caso de morte, podem requerer pensão.
  • – DRSCI: trata-se da Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual, um documento que informa se o cadastro está ativo e regular.
  • – Carta de concessão de benefício: é o documento que comprova se há ou não concessão de algum benefício ativo, indicando ainda o valor mensal a ser recebido e o banco por meio do qual o pagamento será realizado.

Encontre uma agência: localiza a agência do INSS mais próxima a partir de um CEP.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter