Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

5 principais tecnologias japonesas que revolucionaram o mundo

A lista de invenções e tecnologias japonesas é extensa. Considerado um dos países mais tecnológicos e inventivos do mundo, a criatividade dos asiáticos é uma das responsáveis por diversas criações que ajudaram a transformar completamente a humanidade.

No futebol, os japoneses ainda estão aprendendo, mas já faz um bom tempo que eles não fazem feio na Copa da Mundo. Se na principal competição de futebol do planeta eles dificilmente vão brigar pelo título, no que diz respeito às invenções é muito provável que eles já tenham conquistado alguns espaços no seu dia a dia.

Confira agora cinco das principais invenções japonesas que revolucionaram o mundo:

1. DVDs

Se existe um item que foi capaz de mudar o mercado de home vídeo, esse item é o DVD. Sigla para Digital Video Disc, o formato para armazenamento de arquivos de áudio e vídeo foi criado em 1995 e em pouco mais de 13 anos conseguiu substituir completamente o VHS – outra invenção japonesa – do mercado.

®PIXABAY

A patente da criação do formato cabe a uma associação entre diversas empresas de tecnologia, entre elas várias japonesas. Os primeiros DVD Player chegaram às lojas em 1997, no Japão.

No Brasil, a tecnologia começou a ganhar força em 2002. O primeiro filme em DVD lançado por aqui foi “Era Uma Vez na América”, em 1998.

2. Celulares com câmera

É difícil imaginar hoje um smartphone que não tenha uma câmera para fotos e vídeos. No entanto, no passado, unir esses dois mundos não parecia algo tão óbvio assim.

A inclusão de uma câmera digital nos celulares foi uma das decisões mais acertadas de todos os tempos e serviu para mudar completamente o mundo das comunicações.

®SHARP

A novidade foi introduzida aos aparelhos no Japão, em 1999. Na ocasião, já era possível fazer as primeiras chamadas em vídeo, ainda que com imagens de baixa qualidade.

Era possível também incluir fotos como anexos em e-mails. A funcionalidade se popularizou rápido e em pouco tempo já não havia mais celulares sem câmera.

3. Baterias de Íons de Lítio

As baterias de aparelhos portáteis do passado tinham uma série de problemas. Podiam vazar, usavam materiais pouco seguros e ainda costumavam “viciar” depois de certo tempo.

Esses problemas todos foram resolvidos com as baterias de Íons de Lítio, que ainda são amplamente utilizadas em smartphones, notebooks e diversos tipos de dispositivos eletrônicos atualmente.

®WIKIMEDIA COMMONS

O mérito dessa invenção cabe a Akira Yoshino, que inventou esse tipo de bateria em 1985. Sua criação passou por vários anos de testes o primeiro aparelho comercial usando uma bateria desse tipo, inspirada no design definido por Yoshino, veio ao mundo em 1991, no Japão.

4. Notebook

Você consegue imaginar como seria a sua vida se os notebooks não existissem e sempre que houvesse necessidade de usar um PC fosse preciso se dirigir a algum lugar em que o equipamento estivesse ligado na tomada?

Nada prático, não é mesmo? Pois no início da década de 80 o japonês Yukio Yokozawa foi o primeiro a patentear um laptop.

®CNN

O primeiro modelo foi chamado de HX-20 e chegou às lojas do Japão em 1981. O modelo pesava 1,6 quilo e a ideia logo caiu no gosto da indústria, tanto que praticamente todas as empresas de tecnologias adotaram esse formato.

Apesar disso, eles sempre foram um pouco mais caros e por isso a popularização demorou um pouco mais.

5. Impressora 3D

As impressoras 3D são apontadas como as principais responsáveis pela chamada “quarta Revolução Industrial”, mas elas não são exatamente uma novidade.

Sua invenção data do início da década de 80 e tem como principal nome Hideo Kodama, um dos responsáveis pelo projeto que foi desenvolvido no Nagoya Municipal Industrial Research.

®WIKIMEDIA COMMONS

O método consistia em usar modelos plásticos tridimensionais a partir de certos polímeros, graças uma exposição controlada da área a raios UV. O processo foi aperfeiçoado ao longo do tempo e somente na última década as impressoras 3D se tornaram mais acessíveis ao consumidor final.

Diante de um dos países mais tecnológicos do mundo, chega a ser até sacrilégico escolher apenas 5 delas para destacar em um único texto, uma vez que o Japão é e continua sendo um berço de inovação. Qual outra tecnologia japonesa você acredita que deveria fazer parte da lista? Conta pra gente!

Fonte(s): CNN, Sora News24, The Tokyo Times, Abc News, Just Something e Wikipédia

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

celular com o aplicativo do Spotify aberto

Como funciona a contagem de streaming no Spotify

mulher ouvindo música no Spotify

Como ver sua “pizza do Spotify” dos artistas e estilos musicais mais ouvidos

Inscreva-se na nossa

Newsletter