Positivo do seu jeito

Dicas

Como fazer chamadas em vídeo no Telegram

11 de julho de 2021

por: MKT Positivo

Um dos principais aplicativos de mensagens em todo o mundo, o Telegram foi inventado na Rússia em 2013 e rapidamente ganhou terreno, mostrando-se um app agradável, seguro e repleto de funcionalidades. Hoje, é um dos dez apps mais baixados no planeta, com mais de 400 milhões de usuários!

Embora ainda não consiga superar o WhatsApp em muitos países, como o Brasil, o Telegram notabilizou-se pelo pioneirismo, sendo o primeiro app de mensagens a implantar uma série de funções.

Não era o caso das chamadas de vídeo; já existentes no WhatsApp, só chegaram ao Telegram tempos depois. A possibilidade de chamadas de vídeo em grupo também não foi implantada junto às ligações individuais, aparecendo tempos depois.

Mas o fato é que as chamadas de vídeo, individuais e em grupo, já são realidade no Telegram. Hoje, vamos aprender como fazê-las!

O Telegram e as chamadas de vídeo

Criado em 2013, na Rússia, o Telegram é um dos mais antigos apps de mensagens para smartphones, e também um dos principais. No Brasil, embora ainda perca com folga para o WhatsApp, o Telegram vem crescendo muito, estando presente em 45% dos smartphones de quem usa algum tipo de app de mensagens.

Não é para menos: o Telegram é um aplicativo visualmente agradável, tão seguro quanto possível e repleto de funcionalidades. Não à toa, o Telegram se orgulha muito da sua história e mantém uma página permanente no seu site que a conta do início até hoje, atualização por atualização.

Aliás, vale ressaltar algo importante e pouco sabido: o Telegram foi o primeiro app a implantar uma série de recursos que só depois viriam a ser adotados pelo WhatsApp!

No caminho inverso, porém, estão as chamadas de vídeo, ou videochamadas. Já existentes no WhatsApp, eram uma demanda recorrente dos usuários do Telegram — principalmente na pandemia, quando a necessidade de tornar mais prático o trabalho remoto se fez sentir mais do que nunca.

Como fazer chamadas em vídeo no Telegram

Enfim, o Telegram atendeu aos pedidos e inseriu a possibilidade de fazer chamadas em vídeo. Primeiro, vieram as individuais; cerca de um ano depois, há poucos meses, surgiram as chamadas em grupo. Agora, vamos entender na prática como fazer chamadas de vídeo no Telegram!

Fazendo chamadas em vídeo no Telegram

As chamadas de vídeo no Telegram são um recurso prático e que conta com algumas características interessantes, como o “Picture-in-Picture”, que deixa a chamada numa janela “flutuante” e permite que você use outros apps ao mesmo tempo.

Também, assim como as mensagens de texto e mídias trocadas entre usuários, as videochamadas possuem criptografia de ponta-a-ponta, tornando o uso da funcionalidade muito mais seguro.

Indo para a prática, o primeiro passo para fazer chamadas em vídeo no Telegram é atualizar seu aplicativo, o que pode ser feito rapidamente na Play Store (para sistemas Android) ou na App Store (iOS).

Já o procedimento propriamente dito varia conforme o sistema e o tipo de chamada. Vamos ver!

Videochamadas individuais

1. A partir da tela inicial do Telegram, abra o chat (conversa) com o contato que você deseja realizar a videochamada;
2. Toque no ícone de menu, localizado no canto superior direito da tela;
3. Entre as opções apresentadas pelo menu, toque em “Videochamada”.

Muito simples, não é mesmo? Há uma alternativa para fazer chamadas de vídeo tão simples quanto essa: ir para a página de perfil do contato com quem você deseja falar, e, em seguida, tocar no ícone de vídeo localizado na parte superior direita da tela.

Vamos ver agora as chamadas em grupo!

Chamadas de vídeo em grupo

As chamadas de vídeo em grupo no Telegram podem ter até 30 participantes, número que promete ser ampliado no futuro. Além disso, conta com recursos interessantes, como compartilhamento de tela e redução de ruído na captação de áudio, como outros apps do ramo.

No app para sistemas Android, proceda da seguinte maneira:

1. Crie um novo grupo no Telegram. Para fazê-lo, estando na tela inicial, toque no botão de menu (“três tracinhos” no canto superior esquerdo da tela), e, em seguida, na opção “Novo grupo” (você também pode usar um grupo já existente do qual seja administrador);
2. Toque no nome do grupo;
3. Toque no botão de opções (“três pontinhos”) no canto superior direito;
4. Selecione a alternativa “Iniciar chat de voz”. Será criado um bate-papo de voz no grupo;
5. Por fim, toque no botão representando uma câmera na área inferior esquerda da tela.

Já em dispositivos iPhone, com sistema iOS, o procedimento é um pouco diferente. Confira:

1. Abra um grupo do Telegram do qual você é administrador;
2. Vá na barra de opções do grupo;
3. Selecione a opção “Chat de voz”;
4. Uma vez que o bate-papo por voz esteja ativo, toque no ícone que representa uma câmera para iniciar a videochamada.

Bastante simples, não é mesmo? Então aproveite essa incrível funcionalidade e otimize seus trabalhos e encontros remotos com as chamadas de vídeo do Telegram!

Fontes: Nextpit, Positivo (antigo)